terça-feira, 27 de setembro de 2016

Papa quer valorizar o papel das mulheres na Igreja



Papa Francisco abençoa uma mulher durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano(Alessandro Bianchi/Reuters)


Teve início nesta segunda-feira, 26 de setembro, em Roma, o "Simpósio sobre o Papel da mulher na Igreja", organizado pela Congregação para a Doutrina da Fé, no Instituto de Estudos Superiores sobre a Mulher (ISSD) do Ateneu Regina Apostolorum.





Acesse a reportagem completa através do link: http://br.radiovaticana.va/news/2016/09/27/dom_ladaria_papa_quer_valorizar_o_papel_das_mulheres/1260984

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Encontro Mensal dos Leigos de Goioerê - 24.07.16

Núcleo Goioerê – PR
Local: Residência da Família do casal Mauro e Isabel Menon

Dia 24 de Julho de 2016, na cidade de Goioerê, no estado do Paraná, foi realizado o encontro mensal dos leigos Xaverianos.

O Casal anfitrião Mauro Menon e Isabel prepararam o encontro com bastante carinho para receber os amigos. Mas recebemos uma visita especial: foi a amável Patrícia Nunes, a Paty, a Patrícia da Glória, que é a Coordenadora do Laicato Xaverianos Brasil Sul que veio direto de uma reunião geral da Coordenação em Curitiba para nos visitar e conhecer.
O grupo de Goioerê está crescendo
Foi um encontro muito proveitoso. Uma injeção de ânimo nos trouxe essa missionária de Jesus e Maria, a Paty. Além dos leigos (ex-seminaristas) Ceciliano e Fátima, Pereira e Vergilinia, Mauro e Izabel, Pelozato e Iraíde, Bete, Angela, Regina, Patricia, Danielle, Elaine, Leandro e Andressa e mais seis lindas crianças. Tivemos também a valiosa presença dos padres Diocesanos Ivan Luis Valter que em breve estará indo em missão para Guiné Bissau na África e Pe. Aédio que sempre nos apoiaram e que têm um carinho pelos Xaverianos e seu carisma. Por motivo de força maior não puderam estar presentes os casais que somam e muito, o Argemiro e Neila, Luis e Elizete.

Iniciamos com orações e apresentação do histórico do grupo de Goioerê foi feita pelo Mauro. Já nos reunimos mensalmente há quase dois anos com este espírito de colaboração e partilha e sempre na casa de um dos casais participantes nos encontramos pela manhã e seguimos com um almoço juntos. A maioria participa de alguma atividade pastoral na igreja. Da parte dos ex-seminaristas são todos muito agradecidos aos padres xaverianos e houve um momento de memória, de relembrar a vivência e o testemunho de alguns padres - que claro são testemunhos que inspiraram e ainda inspiram ao seguimento de Jesus.
Em seguida, cada um pôde se apresentar pessoalmente a convite da Patricia que estava conosco pela primeira vez. Foi um momento intenso e o modo como foi conduzido fez cada um falar e todos se dispuseram a ouvir com atenção e interesse. 
A Patricia foi a última a se apresentar e nos surpreendeu por estar a mais de 20 anos trabalhando com os padres xaverianos. Este momento aproximou a todos, pois às vezes esquecemos de nos dispor a ouvir.

A alegria se estendeu pela tarde toda na casa da família anfitriã
Em seguida a Patricia fez uma apresentação do nascimento dos Leigos e um breve histórico do grupo e nos trouxe uma palavra animadora, que confortou a caminhada e despertou o sentido da essência do carisma Xaveriano.
Em sua apresentação falou dos próximos passos do grupo, da Assembleia de MG, dos projetos sonhados, do apoio do Superior Geral da Congregação Xaveriana, padre Luigi Menegazzo e partilhamos com muita alegria e envolvimento na missão. Destacou com muito carinho o envio da Elizete Toledo, leiga de Laranjeiras do Sul/PR à Africa do Sul. Que não é enviada sob responsabilidade dos Leigos, mas parte com nossas orações e apoio financeiro (parte do valor total). Inclusive a coordenadora geral ficou muito emocionada com o gesto do nosso grupo em doar todo o valor arrecadado em nossa "caixinha" para a missão na África. 

Patricia com o casal Isabel e Mauro Menon
Os padres participam sempre conosco e agora que o padre Ivan, que é diocesano vai partir em missão para África, partilhou conosco um pouco da sua expectativa e do seu desejo em ser também missionário e atuar além fronteiras. Foi uma partilha emocionante. Rezamos pelo sucesso do seu envio e de modo geral lamentamos um pouco perder sua presença tão forte entre nós.

Os padres fizeram nossa oração final e continuamos reunidos com em uma confraternização entusiasmada e com um delicioso almoço, doces e frutas.

E o nosso trabalho continua e com grande ânimo. Sabemos que temos a intercessão de São Guido Maria Conforti, nosso patrono São Francisco Xavier e o apoio dos amigos e da coordenação. 

O nosso muito obrigado a visita e a participação da missionária Patricia e a todos que participam conosco, inclusive as pessoas que participaram deste nosso encontro pela primeira vez.

Ceciliano Domene 
Leigo Missionário Xaveriano - Goioerê/PR

Encontro Mensal dos Leigos de Hortolândia - 12.09.16

Núcleo Hortolândia – SP
PARÓQUIAS: São Guido Maria Conforti e Nossa Senhora Aparecida
Local: Noviciado Xaveriano

Tema 10 do 4º Subsídio: 
LEIGOS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS: SAL E LUZ DO MUNDO

Presentes: 
Noviços: Everson e Giomar - Leigos: Izabel, Carlinhos, Mateus, Mirene, Cristina, Rita, Cida, Aninha, Sueli e Beg
Justificativas de ausências: Pe. Alfeiro, Katia, Terezinha e Geraldinho.

O Everson coordenou o encontro, após a oração inicial fizemos as leituras da palavra da Igreja, palavra de São Guido e a palavra de Deus.

A ornamentação foi preparada com destaque para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus.

Refletimos que para ser sal e luz do mundo os leigos xaverianos devem dar o exemplo com a própria vida, testemunho e conhecer outras realidades.
São Guido nos orienta que devemos estar atentos para a complexidade das situações nas quais trabalhamos, isso nos fez recordar do trabalho missionário que a Paróquia São Guido está realizando junto às famílias dos detentos do complexo prisional Ataliba Nogueira, em Hortolândia. Devemos olhar as realidades que nos cercam com muita esperança.
No momento da oração comentamos que as sementes devem ser lançadas e termos fé e confiança na ação do Espírito Santo.

Giomar e Everson partilharam o trabalho missionário realizado em Abaetetuba/PA.

AVISOS:
 Assembleia Geral dos Leigos, dias 13 e 14 de Novembro em Coronel Fabriciano/MG. Foi entregue a pauta e programação da assembleia.
 Foram produzidos 3.000 chaveiros para ser vendidos nos grupos.
 Foram vendidas 512 pizzas no mês de agosto, em prol da Assembleia.
 Próximo encontro: 24/10/16.

Com a oração e confraternização o encontro foi encerrado.

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...