quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Um pouco da história dos Núcleos de Hortolândia/SP

 
Um pouco da história da caminhada dos Leigos Missionários Xaverianos de Hortolândia SP.
Encontro em Janeiro de 2014 inicio dos trabalhos neste ano e preparação de nossa caminhada.
 

A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos.  Assumindo nosso papel de discípulos missionários de Jesus Cristo e com ao apoio de nosso amigo e mentor Padre João Bortoloci SX começamos em 2011 nosso grupo de leigos missionários xaverianos em Hortolândia- SP com o objetivo de conhecer melhor a vida e o carisma do fundador dos missionários xaverianos, São Guido Maria Conforti.
Nossos encontros se dão uma vez ao mês. Utilizamos o primeiro subsidio preparado por Padre João e também a canonização de São Guido em nossos encontros de formação. “Nós, leigos/as missionários/as Xaverianos/as queremos continuar sonhando e semeando a semente do Reino de Deus à luz do Carisma e Espiritualidade Xaveriana”.
O segundo ano tivemos como base o “Ano da Fé”.  Com a Canonização de São Guido Maria Conforti, nós, leigos/as missionários/as Xaverianos/as , Despertando sonhos de São Guido Maria Conforti Estudamos um pouco sobre o Concílio  Vaticano II.
 O qual afirma fortemente a vocação batismal de todos os cristãos, inclusive dos leigos. Por isso nós leigos missionários xaverianos assumimos este propósito de ser sal da terra e luz no mundo trabalhando em nossas comunidades com esse carisma missionário. Nossos grupos não são mais uma pastoral ou  movimento dentro de nossas comunidades e sim “um jeito de exercer nosso ministério com um carisma ad gentes; Pensar globalmente e agir localmente.
Foto de um de nossos encontros junto com o Padre João Bortoloci na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora.
“Que ninguém renuncie ao seu compromisso de evangelização, porque, se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe dêem muitas lições ou longas instruções Cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus; não digamos mais que somos «discípulos» e «missionários», mas sempre que somos «discípulos missionários” Evangelii Gaudium 120
Foto do Encontro na comunidade Nossa Senhora da Libertação com a presença de Padre Alfiero que também tem nos apoiado em nossa caminhada.
Viver nosso batismo anunciando Jesus no local de trabalho de estudo nos grupos de vivência em toda parte onde formos enviados. Como leigos missionários xaverianos deixar nosso coração arder pela missão e levar este entusiasmo aos outros. “O teu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros”. (Papa Francisco, Evangelii Gaudium ,121).
Fomos ao encontro de nossa irmã Maria em sua casa, rezando o terço e levando a palavra de conforto junto com Padre Crispim, que nos motivou muito na caminhada.
Durante nossa caminhada participamos dos encontros com os grupos de leigos mensalmente e também saímos em missão até Curitiba onde realizamos uma Assembleia com os leigos missionários do Regional Sul  nos dias 17 e 18 de novembro de 2012 (Missa de encerramento da Assembléia na paróquia Bom Pastor em Curitiba, foto abaixo).
 
 Realizamos uma festa social para arrecadar fundos para o caixa geral da Associação dos leigos. Segue foto abaixo:
 
Em 2013 fizemos nossos encontros e nos preparamos para os votos de confirmação na caminhada durante a 4ª Assembleia dos leigos em Laranjeiras do Sul PR dia 15/16/17 de 2013.
 
Nossos projetos para este ano que se inicia é dar continuidade aos encontros vivendo este carisma e já nos preparando para recebermos os Leigos Missionários Xaverianos da Regional Sul para a nossa 5ª Assembleia que será aqui em Hortolândia dias 15 e 16 de novembro. Encerramos com a palavra do nosso Papa:
"Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar." Evangelii Gaudium, 273
Por Renato Lima e Rita Leite
 
 

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...