segunda-feira, 18 de setembro de 2017

IV Encontro de Partilha de Carismas da CRB/PR

Foto: Acervo particular Maria Angélica

Entre os dias 2 e 3 de setembro, na Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, em Curitiba, reuniram-se 80 leigos(as) de diversas congregações para incluir características próprias de cada carisma junto ao tema: Leigas e leigos – agentes transformadores na Igreja e na Sociedade e lema: “Não nos cansemos de fazer o bem” (Gl, 6,9). Maria Angélica, Letizia e Neuci, representaram os Leigos Missionários Xaverianos do Estado do Paraná (Curitiba, Laranjeiras do Sul, Londrina, Goioerê, Cantagalo, Virmond e Nova Laranjeiras).

Foto: Acervo particular Maria Angélica

Foto: CRB-PR
Irmão Pedro abriu o encontro dizendo que todos os carismas se sustentam sobre 3 alicerces:
                          * a espiritualidade,
                          * sua missão e a
                          * vida fraterna.


Se desejamos ser cristão autêntico é importante compartilhar os carismas e organizados, colocar a mão na massa como sujeitos de ação evangelizadora.


A leiga Rosana Manzini (PUC/SP, diretora de operações do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Santa Terezinha e Coordenadora Geral da Rede Latino Americana do Pensamento Social da Igreja (REDLAPSI), doutora em Doutrina Social da Igreja), nos desafiou a questionar a realidade hodierna para aprendermos a ter uma vida em conformidade com o Mestre Jesus.
Foto: Jornal L’Osservatore Romano
Assim, a Doutrina Social da Igreja foi apresentada como um compromisso inadiável no qual leigos e leigas são protagonistas de ações concretas na sociedade e no mundo. Somos, portanto, executores da DSI como cidadãos do mundo. Somos chamados a iluminar a tarefa de compreender e impulsionar adequadamente o sentido ético, de direito e de justiça na vida comunitária, social e política. Mediante o anúncio que responde como viver o amor e a solidariedade como exigência de filhos de Deus para Ele se tornar tudo em todos.

Foto: CRB - PR

No decorrer destes dois dias fomos desafiados a nos revestir dos carismas despertando para a missionariedade, atraídos pela beleza do seguimento de Jesus Cristo. Esta realidade renovou uma inesperada disponibilidade de acrescentar o “sair de si e enxergar Jesus no outro trazendo-o para perto”. Isto significa propagar a consciência da corresponsabilidade cumulando a vida comunitária de novo esplendor na alegria da ajuda mútua. Muitos destes leigos já são iniciadores de outros na vida de Cristo expondo suas experiências imergindo nesta nova realidade.
Foto: CRB-PR

Assim, o encontro reviveu um processo de passos de aproximação dos carismas aprendendo a se deixar envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho no Espírito Santo. O encontro despertou para novas relações, levando-o a questionar-se e propor ações para a transformação pessoal, comunitário e social culminando. As atividades culminaram com a celebração da missa na Igreja Santa Teresinha.

Foto: CRB-PR

Foi centrado este IV encontro numa ambientação adequada e uma motivação atraente dos carismas que levou a ampliar e inserir um processo de crescimento e de integração em todas as dimensões dos participantes num caminho comunitário de escuta e resposta. No encerramento a alegria tomava conta de todos que sentiram-se motivados para o V Encontro em 2018 e no retorno às suas realidade, comprometem-se a partilhar os dons recebidos no encontro.
Foto: CRB-PR

Texto: Maria Angélica Kroetz Kovalhuk
          Leiga Missionária Xaveriana
          Curitiba-PR.




Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...