domingo, 27 de maio de 2018

NA TRINDADE CHAMADOS A SER SAL E LUZ



Ao celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade os leigos missionários xaverianos são chamados a tornarem-se  “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (Mt 5,13-14), a guardar as leis dos Senhor (Dt 4, 4b-6,8-9), Deus se aproxima dos homens e mulheres, que em meios às agruras da vivência cristã, precisam da mão estendida do Senhor, assim como o fez para o povo de Israel, no cumprir os mandamentos o fazem,  não como ordem a ser dada e sim como gesto de amor a ser doado. Deus Pai caminha com seu povo para conduzi-lo à Terra Prometida, não sem antes passar pelo deserto!
Na clara consciência de que Deus é o Senhor da História, também somos interpelados a não esquecer que Deus está ao lado de quem ama o direito e a justiça, quem pratica o perdão e a misericórdia (Sl 32).
Quando nos dirigimos a Deus como Pai (Rm 8, 14-17) nos lembramos que fazemos parte de uma família com muitos e diversos rostos, espalhados nos cinco continentes e que estes são nossos irmãos (Mt 23,8)!
Não estamos sozinhos na caminhada, temos conosco o Espírito Santo prometido por Jesus, ao estar ao lado do Pai (Mt 28, 16-20). Ao prostarem-se os onze se colocam em atitude de adoração à plenitude do Amor-Amado-Amante.
Mesmo diante de tantas e irrefutáveis provas de amor, alguns ainda duvidam (Mt 28, 17), não é surpresa para Jesus, que mesmo assim Jesus se aproxima (Mt 28,28), quer estar perto, próximo daqueles a quem ama! Na eminente manifestação de dúvida, não explícita no texto de Mateus, porém clara na ordem que é dada com autoridade e lhes concede autoridade e os envia!
Somos os incrédulos! Vamos aos poucos perdendo a esperança no Deus da Vida, vamos perdendo o fulgor que crepitava em nossos corações com o primeiro encontro com Jesus e somos surdos à ação do Espírito Santo!
No envio, na ação, no mover-se, se realiza a promessa da presença onisciente de Deus-Pai, Filho e Espírito Santo que pelo testemunho, doação de cada homem e mulher concretizam o Projeto do Reino de Deus!
É o desafio lançado inicialmente, não deixar perder o sabor, não iluminar o que já está sob a luz e sim dar sabor, “clarear” as negras noites da triste realidade que se agiganta neste, que é o milênio do ápice do desenvolvimento humano.
É nossa tarefa, nossa missão: ir à todos sem esquecer ninguém!

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...