sexta-feira, 12 de julho de 2019

ARRAIÁ DOS LEIGOS

Aconteceu no dia 09/07, mais um encontro/arraial das (os) leigas (os). Missionárias (os) Xaverianos (as) em Hortolândia-SP.

Na acolhedora residência de Iracilda e Edvaldo, iniciamos o momento celebrativo e a acolhida que citava que julho em nossa cultura é sempre um mês de festividades e sempre de muita reza, imbuídos do lema de São Guido Maria Conforti “O amor de Cristo nos impulsiona”, cantamos: ”Deus chama a gente para um momento novo”. Em seguida acolhemos o Evangelho Mt. 11,25-30 com a música: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor.” Após a leitura, optamos por um momento de partilha com a seguinte dinâmica: Os participantes em uma tira de papel, deveriam refletir através de uma palavra e expressar sua caminhada enquanto Leiga (o) Missionária (o) Xaveriana (o) e depois partilhar o sentido dessa palavra com o grupo.
Foram apresentadas as seguintes palavras: aprendizado; amizade; amor a missão missionária; conhecimento; compromisso e disponibilidade; uma só família, música/canto/oração; o amor e a temência a Deus; caminhada; coragem; acolhida; partilha; revitalizar a vida; motivação pelos leigos em momentos de desânimo; incentivar os leigos cristãos, a se preocuparem com os que ainda não conhecem o quanto Jesus nos ama; alegria por exercer o ministério leigo com amor e fé, aprendendo sobre São Francisco Xavier e São Guido Maria Conforti é o nosso grande objetivo. " Fazer do mundo uma só família.” Depois dessa partilha motivadora, cantamos o Pai Nosso dos Mártires juntamente com as orações, do Pai Nosso e Ave Maria.
Encerramos essa celebração com a Oração em louvor a São Guido Maria Conforti e o Abraço da Paz. Ovacionamos: Santo Antônio, São João, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida e São Guido. Após, confraternizarmos com deliciosas iguarias juninas, contamos também com a participação dos Padres Lucas e Giovanni. “A missão se faz com os joelhos dos que rezam, com as mãos dos que ajudam e com os pés dos que partem.”
Por Rosana Borbalan - Leigos Missionários Xaverianos - Hortolândia - SP.
Veja mais fotos do alegre encontro:
















domingo, 7 de julho de 2019

A MISSÃO CONTINUA...

Acompanhar e animar as diferentes realidades dos grupos de base do lacato xaveriano, está é a finalidade das visitas da atual coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos.
 A coodenadora dos Leigos Missionários Xaverianos Maria Angélica Kroetz Kovalhuk, realizou visitas de acompanhamento, animação e formação aos grupos de leigos de Minas Gerais (Coronel Fabriciano) em março/2019 e São Paulo (Guaianazes) em julho/2019 e em setembro será no Paraná (Cascavel). Os temas dos encontros são definidos pelo que a Igreja pede para o ano, e neste, será sobre a Carta Apostólica Maximun Ilud e o Sínodo para a Amazônia, ambos em sintonia tanto com o Papa Francisco.
Minas Gerais - Coronel Fabriciano
Cascavel - Paraná
Algumas fotos do Encontro em São Paulo, que ocorre nesta data de 07 de julho de 2019:








Pe Gabriel 

Pe Rafael



Encontro Estadual São em  Paulo - Guaianazes
Sempre visando atender ao grande objetivo do Laicato Xaveriano Brasil Sul que é  atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária ad-gentes que é própria de toda a Igreja na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti, na família, na comunidade, no trabalho, onde estiver. Sendo corresponsável com a Animação Missionária na Igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia com a Congregação dos Missionários Xaverianos e diretrizes da Igreja, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz, a tolerância, o diálogo inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade e a justiça com os pobres e excluídos à luz da perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo.
A presença da coordenadora também visa dos limites que possivelmente possam haver em cada grupo de base motivando-os, incentivando-os a viver a vocação laical sob o Carisma Xaveriano e superando os desafios e procurando avançar para águas mais profundas, atendendo ao pedido do Mestre Jesus . (Lc 5, 1-5).

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...