quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MISSÃO XAVERIANA NO BANGLADESH



O Bangladesh é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, exceto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e ao Sul que é banhado pelo Baia de Bengole.

Entre 1947 a 1971, a região que hoje é Bangladesh era chamada  Paquistão Oriental. Depois da guerra civil de nove meses (1971) entre o Paquistão Ocidental(atual Paquistão) e o Paquistão Oriental, ocorreu a separação e a parte oriental conquistou sua independência passando a se chamar Bangladesh.
Como a região, hoje denominada Bangladesh era um Estado da Índia, dos quatro lados,  três fazem fronteiras com a mesma.. Muitos dos aspectos físicos e culturais de Bangladesh são partilhados com a região denominada  Bengala Ocidental o qual é  um Estado da Índia e do qual o atual Bangladesh teve origem.. O nome Bangladesh significa "nação de Bengala, ou povo que fala a língua bengala ou bengali. Seu território ocupa uma área de  56.977 km (quadrados) um pouco maior que o Estado de São Paulo, sustenta uma população de 150 milhões de habitantes  e sua capital  é Dhaka com mais de 12 milhões de habilitantes.

Entre as grandes riquezas naturais do Bangladesh destaca-se a grande quantidade de rios que cortam todo o seu território, e são os principais canais de comunicação, irrigação e fonte de alimento. 

O Bangladesh está dividido em 6 Estados (em bengali: bibhag) e estes em 64 províncias (zila). Cada província foi batizada com o nome de sua respectiva capital: Entre elas as mais importantes são: Barisal, Chittagong, Dhaka, Khulna, Rajshahi, e Sylhet. Bangladesh é uma democracia parlamentarista, chefiado por um primeiro-ministro. 

O Parlamento conta com 330 cadeiras eleitas direta ou indiretamente representando as províncias.. A agricultura é a principal atividade econômica do Bangladesh. O arroz e peixe são os principais alimentos do povo de Bangladesh. Além do arroz que é cultivado três vezes no ano, da abundancia de peixes, cultiva-se a juta,  (planta usada para fazer estopa e barbante) o chá, que é a principal bebida e uma diversidade de legumes, frutas e verduras o que complementam a economia. A principal unidade de moeda é a taka (um real equivale a aproximadamente a 30 takas).

Dos 150 milhões de habitantes, apenas 317.466 mil são Católicos. A maioria da população,cerca de 85%, são muçulmanos, sendo o restante composta de hindus,  budistas,  cristãos não católicos e inúmeros povos tribais com religião própria. A língua nacional, bengali, é falada por mais de 98 % da população. Bengalis constituem o maior grupo étnico, e as minorias(2%) incluem quarenta e  cinco tribos diferentes. Entre as principais tribos destaca-se: Santal, Chakma, Garo (Mandi) e  o Mogh.. O Islã ou islamismo é a religião oficial do Estado,. A história e cultura do Bangladesh remonta a mais   de 2500 anos. Como conseqüências das diferentes religiões e diversidade étnica  a cultura do Bangladesh conta com uma riquíssima diversidade cultural e artística . 

A evangelização começou no século XVI pelos padres jesuítas, dominicanos e agostinianos. Depois chegaram a Congregação da Santa Cruz, do  PIME e dos xaverianos  além de outras duas congregações de irmãs para dar continuidade à evangelização. Atualmente o  Bangladesh está dividido em sete dioceses. Os Missionários Xaverianos  chegaram em Bangladesh em 1952.   estão trabalhando nas dioceses de Khulna, (fundada pelos Xaverianos), Dhaka, Mymensingh, e Dinajpur.  A diocese de Khulna fica a sudoeste do Bangladesh. Segundo as estatísticas oficiais, o número de católicos da diocese é de cerca 33,500(mil) pessoas. Os católicos das onze paróquias da diocese, como os católicos brasileiros, são pessoas de bastante fé e muita devoção, especialmente com relação à Nossa Senhora( "Ma Maria" como é chamada)

A missão dos Xaverianos no Bangladesh inclui a animação das comunidades nas paróquias, atividade de inculturação da mensagem cristã, diálogo inter-religioso,  formação acadêmica e técnico-profissional de jovens em escola técnica, a atenção às minorias étnicas, crianças de rua e com  doentes em hospitais.. Os Xaverianos buscam testemunhar os valores do Cristianismo com a fé no Deus de Jesus, a esperança na vida eterna e o Amor Misericordioso do Deus 'Abba', vivendo o valor da fraternidade, partilhando o seu tempo, sua vida  como Missionários.

Embora a religião oficial do Bangladesh é o Islamismo, os cristãos tem liberdade de praticar sua fé e sua presença tem sido de profundo dialogo e compromisso no projeto de fazer do mundo uma só família como sonhava  nosso fundador São Guido Maria Conforti ". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...