quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MISSÃO XAVERIANA NA ITÁLIA



Capital: Roma
Superfície: 301,302 km2 (do tamanho do Maranhão)
População: 57,5 milhões de habitantes
Línguas: italiano, línguas regionais
Expectativa de vida: 78 anos
Adultos alfabetizados: 98,5%
Renda per capita: 20.170 dólares por ano
Religiões: cristianismo 82,1%; sem religião 16,6%; outras 1,4%.



As fundações históricas da família xaveriana, planejadas diretamente por Dom Conforti, têm sua sede na Itália. Em Parma, estão concentradas as lembranças mais preciosas da Congregação. Aqui retornam os Xaverianos toda vez que desejam revigorar sua fidelidade ao projeto inicial.

Nesta cidade da Emília nasceu o Instituto e é também a sede da Casa Mãe, isto é, a primeira casa, da qual se originaram as outras. Aqui repousam os restos mortais do Fundador. Aqui se formaram e daqui partiram os Xaverianos para as missões.

Entre as casas dos Xaverianos na Itália, algumas remontam diretamente às deliberações do Fundador. Em seguida, veio enriquecendo-se de outros seminários menores, denominados escolas apostólicas.

Nestes últimos anos na Itália, as casas passaram por mudanças notáveis, ao menos no que concerne à sua finalidade. Além de centro de formação, cada uma delas quer ser centro de acolhimento e de animação missionária. Em Parma, reside também a Direção Regional e a Procuradoria das missões que funciona como articulação entre o centro da Congregação e as várias missões. A estas casas é confiada a esperança no futuro dos Xaverianos na Itália e na Igreja, cada vez mais consciente de sua especificidade missionária.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...