quinta-feira, 13 de março de 2014

VOCAÇÃO: CHAMADO DE DEUS

UM CARNAVAL DIFERENTE

Nos dias 1 à 4 de março, na comunidade Xaveriana de filosofia em Curitiba, realizou-se um carnaval diferente. Onze rapazes vindos de diversas cidades diferentes dos Estados do Paraná e S. Paulo conviveram com nossa comunidade de jovens vocacionados para estarem aprofundando o chamado de Deus em suas vidas.



DIA DO VINDE E VEDE ( Jo 1, 35-50)

O primeiro dia do nosso convívio vocacional foi no sábado dia 1 de março e tivemos como luz a passagem do Evangelho de João 1,35-50 onde Jesus diante da sede de Deus e de felicidade, presente no coração do homem, ele lança o convite: “VINDE E VEDE”. Parabéns aos jovens que vieram e que estão buscando aprofundar o chamado de Deus em suas vidas. Toda vocação é um chamado de Deus que pede uma resposta de cada pessoa.


DIA DO ESTAR COM JESUS ( Jo 21, 1-17)

No segundo dia tivemos um tempo especial para “ESTAR COM JESUS”. Fizemos uma manhã de retiro onde tomamos João 21,1-17 como Palavra Chave do nosso dia. Se hoje somos consagrados, sacerdotes missionários, se hoje estamos buscando saber o que Deus quer de nós foi porque o Senhor nos chamou, nos buscou e nos revelou a grandeza que há dentro de cada um de nós para ser colocada à serviço da humanidade. As três perguntas que Jesus fez à Pedro: “Pedro, tu me amas”, seguida sempre da missão: “apascenta as minhas ovelhas”, revela que o amor é o valor fundamental para os seguidores de Jesus Cristo. É o MANDAMENTO deixado por Jesus à todos nós.


DIA DE IR PARA A OUTRA MARGEM (MC 4, 35-41)

O terceiro dia veio em conseqüência dos outros dois. Quando a gente vai ao encontro de Jesus, quando temos a coragem de ficar com Ele, ouvi-lo, fazer a experiência do seu amor, Ele no toca profundamente com sua vida, seu testemunho, suas palavras e nos desinstala para sair de nós mesmos e ir para a outra margem. São Francisco Xavier, padroeiro dos missionários xaverianos e das missões, sempre buscou a outra margem e seu sonho era chegar a evangelizar a China. São Guido Maria Conforti falava com ardor missionário: “O amor de Cristo nos impulsiona” e fundou a congregação dos missionários xaverianos para chegar a esta margem sonhada por Xavier, ou seja, evangelizar a China. O Papa Francisco está nos desafiando a sermos uma Igreja sempre mais missionária.

DIA DO ENVIO (Mt 28, 16-20)

O último dia do nosso convívio vocacional se caracterizou pelo “ENVIO MISSIONÁRIO”. Não podemos guardar para nós a Palavra de Deus ouvida, o amor recebido, a fé aquecida. Tudo é para ser partilhado. Nossa grande vocação é a de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, nos relembrou o Documento de Aparecida. O próprio Jesus, na Palavra chave deste dia MT, 28,16-20 nos desafia  a “ir pelo mundo inteiro fazendo com que todos os povos se tornem discípulos Dele” Esta é a nossa vocação e missão: “sermos discípulos e fazer discípulos de Jesus Cristo”.
Que o espírito missionário de Jesus Cristo, continue iluminando cada jovem que veio ao nosso convívio vocacional dando continuidade no seu discernimento e toque no coração de outros jovens que queiram vir nos conhecer e ver se Deus lhe chama para ser um missionário xaveriano.

JOVEM! QUER VIR NOS CONHECER?

Estou à sua disposição:


joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...