quarta-feira, 3 de junho de 2015

"EIS O PÃO DA VIDA"

FESTA DE CORPUS CHRISTI


“A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.”

São Guido Maria Conforti, fundador dos missionários xaverianos assim falava da Eucaristia: «Nela se concentra toda a religião de Cristo. Ela visa ligar o homem a Deus para santificá-lo. E essa união na terra acontece justamente através da Eucaristia, de modo que a Religião sem a Eucaristia ficaria sem se cumprir, sem fervor, sem alma, sem vida. »

“Ó pais, a vós me dirijo de modo particular, exortando-vos a levar o amor e a prática da Eucaristia às vossas famílias. Não há espetáculo mais belo e emocionante do que aquele oferecido por um pai e mãe que se aproximam da Mesa sagrada acompanhados de seus filhos, na mesa de Deus renovando as doces intimidades do lar”.
“A Eucaristia é um convite a voltarmos para Cristo, porque longe dele não encontraremos senão trevas e morte.
v    Somos pobres, e Ele é a fonte de todo bem, de toda verdadeira riqueza;
v    Estamos doentes e Ele é o médico divino que cura todas as enfermidades;
v    Estamos cegos e Ele é a luz que ilumina cada homem sobre a terra;
v    Somos fracos e Ele é a fonte da energia e da força”.


O Papa Francisco falou da Palavra de Deus e da Eucaristia como grandes fontes de alegria cristã. O Santo Padre destacou que esses são dois elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor. “Sempre, a Palavra de Deus e a Eucaristia nos enchem de alegria. Quando você está triste, pegue a Palavra de Deus e vá Missa de domingo fazer a comunhão, participar do mistério de Jesus”. “A estrada de Emaús torna-se assim símbolo do nosso caminho de fé: as Escrituras e a Eucaristia são os elementos indispensáveis para o encontro com o Senhor”.


joaobortoloci@bol.com.br

Um comentário:

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...