sexta-feira, 20 de outubro de 2017

4º Congresso Missionário Nacional


Aconteceu nos dias 7 a 10 de setembro, o 4º Congresso Missionário Nacional, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a Arquidiocese de Olinda e Recife.

Estiveram representando os Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul, IAM, Diocese de Guarapuava e COMIPRO Província de Curitiba Maria Angélica Kroetz Kovalhuk e Elizete da Aparecida Toledo.

Com o objetivo geral de impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS 1) e objetivos específicos:
 – Preparar o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dias 11 a 15 de julho de 2018, na Bolívia.– Aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída.
– Promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil.
– Incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes.
– Celebrar a caminhada missionária da Igreja do Brasil.
O 4º CMN reuniu 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados que foram hospedados por famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. 

A metodologia do Congresso girou em torno de quatro palavras inspiradoras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER. A temática teve três eixos: I. a Alegria do Evangelho; II. Sinodalidade e comunhão; III. Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” foi o eixo transversal. Para debater o conteúdo foram apresentadas cinco grandes conferências com desdobramento das reflexões em mais 30 oficinas.


Não podemos ter a tentação de fugir da cruz. O testemunho fiel da missão sempre foi a melhor pregação que a Igreja pode fazer na história da humanidade.

“Missão não é propriedade particular, mas tarefa eclesial”, afirma presidente da CNBB, D. Sergio da Rocha

“Missão não é propriedade particular, mas tarefa eclesial”, afirma presidente da CNBB, D. Sergio da Rocha


O 4º CMN está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja e serve de preparação do Brasil ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado nos dias 11 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.
Apresentação da IAM
Foram travadas reflexões que deram novo ânimo ao dinamismo de uma Igreja em saída no Brasil. O Congresso Missionário Nacional contou com aproximadamente 700 pessoas. Cardeal, Bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas, seminaristas, diáconos, responsáveis pelos COMIDIs e COMIREs, assumiram juntos as orientações para delinear as ações missionárias nas Igrejas particulares, nas comunidades, nas famílias e todas as pessoas batizadas testemunhando a alegria do Evangelho.
Parte da síntese dos GT´s - Leigos

Os missionários e missionárias enriqueceram e se inquietaram na escuta da diversidade de dons, de ministérios, características no jeito de fazer, de pensar e agir na missão enchendo-os da beleza arrebatadora do intenso desejo de anunciar, especialmente no testemunho de tantos mártires que na doação da própria vida, tornam fecunda a missão.
A vitalidade da comunhão nos torna corresponsáveis na escuta recíproca que caminha no caminho da sinodalidade. A Igreja recebeu o serviço urgente, à luz da Evangelli gaudium, de revisar e interpelar a missão que ultrapassa a cooperação missionária envolvendo o mistério amoroso do Pai pelo Filho no Espírito Santo transformando pessoas, comunidades e a sociedade no aprendizado dócil e frutuoso fonte da nossa alegria.

A hospedagem na casa de famílias lançou o testemunho do serviço na disponibilidade de uma Igreja "em saída” enfatizando o seguimento deste novo paradigma de Igreja missionária. 
Família do Walison com a esposa Luana e o filho Wendel

Na visita à casa de Dom Helder, emoção e compreensão do grande testemunho para o Brasil deste profeta do séc XX.
Quarto de Dom Helder




Participantes do 4º CMN Regional Sul 2


Maria Angélica K. Kovalhuk
Curitiba - Pr

FONTE: http://www.pom.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...