sábado, 27 de outubro de 2018

Leigos e leigas para uma Igreja em Saída

No último dia 20 de outubro aconteceu na Paróquia Sant´Ana de Laranjeiras do Sul, o encontro Leigos e Leigas para uma Igreja em Saída. Este encontro é parte da formação em alusão ao Ano Nacional do laicato promovido pelo CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Diocese de Guarapuava e Leigos Missionários Xaverianos de Laranjeiras do Sul - PR.
O encontro contou com a assessoria do Pe Estevão Raschietti, sx que abordou a temática Laicato Missionário: desafios, apelos e perspectivas.


Com a espiritualidade inicial iniciou o encontro com participação de 62 pessoas oriundas das paróquias do Decanato Laranjeiras e membros dos diferentes movimentos e pastorais.
Com destaque para a igualdade que é fundamental no Povo de Deus, que não significa nivelar os carismas, serviços e ministérios, mas colocar-se como discípulos de Jesus. sem distinção e sem confusão Todos somos diferentes temos particularidades. A Vocação específica do cristão leigo: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo lá aonde estamos, com alegria, com sabor, e como luz, estar no meio do povo, a ação eclesial não é só como: ministro ordenado, religioso ... o leigo deve estar imerso, de diferentes formas de se relacionar com o mundo e com a igreja, voltados para a transcendência fugindo da aparência.
Após o delicioso almoço continuou o encontro com a abordagem da temática com o vídeo do Papa Francisco aos Bispos da América Latina, onde aborda a dimensão da missão continental, a renovação interna da Igreja, a necessidade de diálogo como mundo atual e por fim apresenta algumas tentações contra o discipulado missionário.
Elenice e Kelen que junto com Elizete fazem parte do CNLB da Diocese de Guarapuava
Na Alegria do Evangelho, como leigos(as) engajados na transformação social como sal, fermento e luz do mundo, encerrou-se o encontro, não sem antes nos comprometermos com nosso testemunho à luz do Evangelho e do que foi apresentado pelo Pe Raschietti. 

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO:





Oração da Dezena do Terço pelas vocações.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...