quinta-feira, 15 de agosto de 2019

BRILHO DE DEUS NO OLHAR

Entre os dias 15 e 28 de julho de 2019, o Laicato Xaveriano esteve na Diocese de Alto Solimões, em visita às cidades de Tabatinga e Atalaia do Norte. Com o objetivo de conhecer um pouco a realidade, com fins de constituir uma casa de missão do Laicato Brasil Sul. Estiveram na visita a coordenadora Maria Angélica Kova Kovalhuk, Elizete da Aparecida Toledo e Berenice Deola.
Berenice relata: Muitas coisas me marcaram, porém uma gostaria de citar: as pessoas que conheci. Todas, sem exceção, muito bonitas, alegres , hospitaleiras. Trago no coração muitos sorrisos sinceros. Povo humilde e acolhedor. Com o brilho de Deus no olhar!
Quanto aos desafios, são realmente muitos e urgentes, entre eles , o trabalho com jovens e crianças. Vi a aflição da irmã Lozete com a pastoral da criança, pela falta de recursos e sem condições para atingir tantas crianças ainda sem assistência. Observei também a grande preocupação dos padre Zezinho e Alberto com relação aos jovens, maioria sem atividades significativa para a idade, portanto, vulneráveis a situações perigosas.
Outro grande desafio que  observei é a necessidade de se formar mais líderes para atuação nas comunidades.Os que nos foram apresentados são excelentes, porém um número bastante reduzido, tendo em vista a grande quantidade de pessoas lá existente  .
Como prioridade para a missão naquela região, ousaria dizer que seria então necessária a formação de mais bons líderes para então desenvolver  (dando continuidade ao trabalho já existente) projetos com jovens e crianças.
Por Berenice Deola.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...