sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LEIGOS (AS) XAVERIANOS (AS) EM COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO NA MISSÃO AD GENTES

1. Nos últimos anos, no Brasil, encontramos um número significativo de leigos (as) que tendo conhecido o testemunho e o trabalho dos missionários xaverianos desejam partilhar da espiritualidade missionária ad gentes à luz dos ensinamentos de seu fundador Guido Maria Conforti. São homens, mulheres, jovens, ex - seminaristas, pessoas que foram tocadas pela abertura de espírito, testemunho, coragem, despojamento e profetismo desses missionários. São pessoas que desejam engajar-se de forma mais organizada e sistemática no árduo trabalho missionário, participar de programas de formação, empenhar-se no aprofundamento de uma espiritualidade missionária e, possivelmente, assumir trabalhos apostólicos, a partir mesmo de suas possibilidades e de seu estado de vida, somando forças de diferentes formas e níveis   no sentido de tornar conhecidos os valores  evangélicos da justiça, da amizade, da opção pelos pobres, do amor, da compaixão e da fraternidade. Sobretudo, desejam serem sinais visíveis do compromisso missionário em suas famílias, no mundo do trabalho e da cultura, participando em diversos níveis da espiritualidade e da missão ad gentes.

2. Inspirados pelas palavras da Lumen Gentium segundo a qual “todos os seguidores de Cristo (...) são convidados a buscar a santidade e a perfeita realização do seu próprio estado,” (LG, 40) é que desejamos em profunda sintonia com os missionários xaverianos e sendo orientados por eles e, sobretudo, sentindo com a Igreja, não medirmos esforços para de forma deliberada, organizada e planejada, partilhar de seu carisma missionário, no espírito de verdadeira comunhão e participação.

3. É importante lembrar que desde os primórdios da Igreja, o Espírito Santo fez nascer uma ampla gama de movimentos, grupos e associações de homens e mulheres, cada qual com seu próprio carisma: viúvas, virgens, eremitas, penitentes e monges. Um destaque especial na Idade Média para o surgimento das conhecidas Ordens Terceiras (em conexão com os Franciscanos e Dominicanos) e uma vasta gama de irmandades que tanto protagonismo tiveram nos primórdios do processo de evangelização do Brasil e de toda a America Latina. Mais recentemente, no século XX, assistimos ao surgimento e inúmeros Institutos Seculares, assim como novos movimentos eclesiais (RCC, Neo-Catecumenato, Focolares etc )e Comunidades Cristãs de Base, com forte presença e protagonismo dos leigos (as).

4. Ao refletir sobre o protagonismo  dos leigos (as) o Papa João Paulo II em sua Exortação Vita Consacrata de 1996 menciona com apreço, como os leigos (as) têm reconhecido o valor da vida religiosa e desejado ligar-se a certos institutos religiosos para participar de sua espiritualidade ou de seus apostolados. Para o Papa essas iniciativas devem ser incentivadas e os leigos (as)  formados (as)  e capacitados (as)  de tal modo que estimem sua vocação leiga e ao mesmo tempo se dediquem também á missão de Jesus Cristo. Portanto, acolher esta iniciativa e ajudar os leigos (as) a também ser protagonistas na missão enriquecerá sobremaneira a Congregação dos missionários Xaverianos, tornando mais presente ainda o carisma missionário ad gentes no coração da Igreja do Brasil.

5. Ao examinarmos as formas possíveis de associação de leigos (as) com os Missionários Xaverianos vislumbramos uma grande variedade de categorias, níveis e graus nesta comunhão e participação. Benfeitores, colaboradores das paróquias (catequistas, agentes de pastoral etc), funcionários das casas de formação, paróquias e obras diversas, são categorias bastante familiares, apesar de na maioria das vezes sem ainda a devida consciência da importância da colaboração que prestam ao trabalho missionário da Congregação e, por conseguinte, da Igreja. Assim, pensamos que ao organizarmos nossa colaboração com os Missionários Xaverianos devemos compreender nosso trabalho de comunhão e participação na missão em três níveis ou categorias, a saber: 1. Partilha da espiritualidade Xaveriana ; 2. Partilha da missão num ambiente xaveriano ; 3. Partilha mais intensa e mais plena da Vida Apostólica Xaveriana de oração, comunidade e da missão ad gentes como leigos (as).

6. Em cada uma dessas categorias, encontraremos variados graus de “intensidade” – desde uma vaga conexão, como os que rezam pela Congregação e pelos missionários, até os que formam comunidades cristãs; desde os que trabalham lado a lado com os Xaverianos, até os que vivem em comunidade ou fazem compromisso como Missionários Leigos Xaverianos. Evidente que em todos os níveis a formação apropriada variará de acordo com a categoria de partilha e o seu grau de intensidade. Essa formação deverá, em cada nível, ser flexível e prática (orientada para as reais necessidades dos participantes) ; Holística e totalizante (formação integral que envolva a pessoa toda), profundamente xaveriana (fundamentada na herança espiritual de Guido Maria Conforti) ; Mútua (que envolva compromissos tanto para os leigos como para os Missionários Xaverianos) ; Corresponsável (leigos e religiosos assumem iniciativas e responsabilidades condizentes com o nível de participação e comunhão na missão).

7. Segue modelo/proposta de organização dos leigos (as) xaverianos . Uma proposta para discernimento, debate e reflexão. O objetivo é meramente didático-pastoral. Ou seja ter uma visão de conjunto das possibilidades que se abrem para nossa ação, para em seguida estabelecermos um planejamento estratégico definindo passos a curto, médio e longo prazos, sempre em sintonia com o missionários xaverianos.

7.1 Partilha da oração e da reflexão num ambiente xaveriano.  A primeira forma de associação com os xaverianos deve ser inspirada e apoiada na ativa vida cristã da pessoa por meio da oração e da reflexão num ambiente xaveriano. A ênfase recai na oração e na reflexão e não na missão ativa.


DESCRIÇÃO
FORMAÇÃO
GRUMIX;
GRUPO DE BENFEITORES;
CÍRCULO DE AMIGOS;
Funcionários das obras apostólicas, paróquias, casas de formação.
- Retiros e festas;
- Reuniões periódicas;
-  Reflexões sobre tópicos da espiritualidade e da herança xaveriana;
-   Oração (Terço Missionário, Adoração ao Santíssimo).



7.2 Partilha da Missão em um ambiente xaveriano. A segunda forma de associação com os xaverianos  tem como ênfase o compromisso e um envolvimento de partilha na missão.

DESCRIÇÃO
FORMAÇÃO
- Membros de equipes missionárias paroquiais e diocesanas;
- Membros de equipe de Missão itinerante;
- Membros de equipes de Animação Missionária;
- Agentes de Pastoral;
-  Catequistas;
- Líderes de Comunidades de Base e de movimentos;
-  Profissionais liberais.
-     Teologia Básica;
- Estudos Bíblicos Básicos;
- Missiologia;
-  Liturgia Inculturada;
-   Treinamento para a Missão;
-Comunicação;
- Aconselhamento Pastoral;
- Desenvolvimento humano, pessoal e espiritual;
-   Estudo do Carisma xaveriano, da obra apostólica, das Constituições e publicações;
- A herança espiritual de Guido Conforti e Francisco Xavier.


7.3 Partilha mais profunda da Vida Apostólica Xaveriana de oração, comunidade e missão. Essa terceira forma de associação envolve o compromisso com a missão xaveriana de modo substancial e formal, por um tempo estabelecido, como também se for o caso alguma participação planejada na vida comunitária de oração, estudo com os xaverianos.


DESCRIÇÃO
FORMAÇÃO
- Viver e trabalhar com os xaverianos por certo tempo e para fins determinados;
- Viver e trabalhar com os xaverianos por determinado tempo com possíveis promessas (?).
- Programa abrangente de vários anos, que inclui formação nas dimensões humana, espiritual, comunitária, psicológica, teológica e pastoral;
-Treinamento especializado para serviços específicos e ministérios particulares.

8. Desejamos, portanto, como se depreende, constituir qualitativamente um pujante movimento de leigos  e leigas xaverianos, plural, comunitário, colaborativo e que se articule em rede, de forma dinâmica, colocando em prática os princípios da solidariedade, da subsidiariedade e adaptabilidade.  A rede está lançada. Agora é mãos à obra.

 
Arnaldo Valentim Silva, professor e educador social, Mestre em Filosofia Social pela Puccamp e Assessor do CERNE/CRB. Contato: (arnaldovalentimsilva@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...