sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TESTEMUNHO DA MISSÃO NO CONGO - POR PADRES XAVERIANOS CONGOLÊSES

Algumas coisas bonitas:
Servir e testemunhar ao preço da própria vida.

“Quem quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas,  quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, irá salvá-la” (Mc: 8, 35). 


Achamos que desta frase bíblica brota uma forte convicção missionária que anima muitos confrades Xaverianos no Congo. É melhor antes de falar da missão dos confrades neste país, olhar seu contexto político, social e cultural. O contexto político e social está marcado especialmente pela precariedade da vida de muita gente: o analfabetismo (mais de 37% da população); doenças, por falta de estrutura sanitária; o serviço de higiêne é quase inexistente, há falta de água e eletricidade e, a política é caracterizada pelo egoísmo, pela corrupção, desvios dos fundos públicos, e sobretudo pelo problema da guerra, e isso acarreta que a maior parte da população viva na pobreza.
Trabalhar neste contexto onde há muitos desafios não é fácil: é preciso ter uma fé grande, e uma força interior ainda maior, e uma convicção missionária profunda.  À luz do XV Capitulo Geral, que convida todos os Xaverianos a trabalhar, respondendo sem deixar de lado o carisma da congregação pelos desafios do mundo atual, os padres xaverianos no Congo trabalham nesta perspectiva.
Assim, os confrades trabalham em quatro setores, a saber: pastoral paroquial, pastoral social, formação e animação missionária. Sem esquecer que o trabalho missionário precisa ser de anuncio, testemunho e denúncia; os padres Xaverianos  se esforçam por realizar isso pela vida e pelos gestos concretos. Por exemplo, um dos setores brilhantes das atividades dos confrades é setor da pastoral social. Neste setor, há  atividades de envolvimento como: construção das escolas (Colégio São Bernardo em Kinshasa, Instituto Guido Maria Conforti em Muhungu/ Bukavu; Intituto Simone Vavasori em Panzi/ Bukavu; Instituto AVENIR em Bukavu, ...). Em Bukavu e Uvira há o problema sério da falta de água potável,  os padres ajudam o povo no processo do tratamento da água. Os Estudantes do ISP (Instituto  Superior Pedagógico de Bukavu) são felizes de terem um padre xaveriano junto a eles, padre Faustino Turco, que os acompanha espiritualmente. É preciso saber que esta faculdade foi construída pelo padre Xaveriano Domenico Milani, é a faculdade onde estudavam os seminaristas do Congo, Ruanda Burundi.  
Os povos do Kamanyola, de Luvungi e alguns de Ruanda podem gozar por terem um hospital que também foi construído pelos confrades xaverianos à serviço do Congo, Ruanda e Burundi. Este hospital foi inaugurado no ano de 2011.
Podemos assinalar na mesma linha da pastoral social o desenvolvimento que um confrade, Luigi Stevani  há muito tempo (de forma anônima) sempre acompanhou os prisioneiros da prisão central de Bukavu.  Há também o padre Querzani Geovani, que brilha na pastoral da criança, atendendo crianças mal alimentadas e também por seu trabalho de acompanhamento aos jovens desabrigados. Outro padre, Ricardo Nardo, na Diocese de Bukavu, atua na  pastoral da saúde.
Não podemos falar de todos os detalhes e de todas as atividades que os confrades fazem na Republica Democrática do Congo, pois o trabalho é contínuo. O que nós partilhamos é um pouco das atividades realizadas pela missão xaveriana, e estas ações aparecem diante de todo mundo como maravilhas de Deus, refletidas pelo carisma da nossa congregação: o serviço gratuito e generoso em prol dos mais pobres.    

Pe. Crispim e Pe. Augustinho - Missionários Xaverianos do Congo e destinados para o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...