terça-feira, 13 de março de 2012

Leigos Xaverianos da Itália: relato de experiência missionária Ad Gentes na República Democrática do Congo


Repubblica Democratica do Congo – Goma.
Missione del laicato saveriano italiano


Depois de alguns anos de vida, o Laicato Xaveriano Italiano iniciou algumas concretas experiências de missão “ad gentes” e “ad extra”.
A primeira foi um projeto de missão a Goma, na Republica Democrática do Congo, um pais que sofreu muito a causa da guerra e das calamidades naturais.


Três leigos: um casal (Paolo e Giovanna de Parma) e Ângela de Salerno, foram presentes por quatros anos a partir do ano 2003 até o 2007 empenhados em um projeto:

- pastoral (em colaboração com os padres xaverianos na condução da nova missão de Ndosho construída naquele tempo);

- de saúde (ao fim de garantir o tratamento dos dementes e dos malados de Aids);

- social (pela promoção das mulheres através de uma cooperativa “Baraza Tupendane” que trabalha com atividade de artesanato, ajuda nutricional as crianças e cursos de alfabetização).

Mesmo se agora não somos fisicamente presentes em Goma como leigos xaverianos, o laicato xaveriano italiano está continuando a suportar as atividades que foram iniciadas. Todo isso esta possível graças á presencia dos Missionários Xaverianos e das irmãs das “Piccole Figlie del Sacro Cuore. Com eles foi compartilhada esta experiência de missão que foi sobretudo uma experiência de comunhão e co-responsabilidade.

Como laicato o nosso estilo é aquele de realizar projetos de missão que sejam expressão de comunhão como família de leigos e com os padres xaverianos para construir um projeto comum. Tudo isso ao fim de realizar uma presencia que seja manifestação visível do carisma xaveriano que todos reconhecemos, cada um na própria vocação: religiosa o laical...

Os leigos italianos voltaram na Itália no mês de Novembro 2007 depois de quatro anos. Deixaram em Goma um centre de saúde mental, a cooperativa Baraza Tupendane e os cursos de alfabetização.
Paolo foi aquele que iniciou e dirigiu o Centro de saúde mental. Sendo o único em toda a região, o Centro atendeu e atende agora muitas pessoas com traumas psicológicos devidos as guerras. O centro hospeda também mais o menos de 30 crianças com problemas de epilepsia.

Giovanna, a esposa de Paolo, junto com um grupo de mulheres de Mugunga (uma aldeia a 10 km de Goma onde moram muitos refugiados) iniciou uma atividade artesanal e uma pequena escola. 

Hoje as mulheres conseguem realizar sozinhas alguns bonequinhos de estofa, mas sobretudo são envolvidas nos desafios do dia a dia. Elas aprenderam a ler e escrever graças aos cursos de alfabetização organizados e promovidos pela Ângela, pela irmã Giovanna e por uma outra formadora local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...