sábado, 31 de março de 2012

MISSÃO XAVERIANA NO JAPÃO

A Missão no Japão

Padre Michel Luciano Augustinho da Rocha, s.x.


Os missionários xaverianos chegaram no Japão no dia 21 de dezembro de 1949, quando nas estradas as lojas já começavam a colocar as luzes de Natal. Os três primeiros Xaverianos que chegaram no Japão foram os Padres Francesco Sinibaldi, Marco Ronzani e Gaetano Cocci Grifoni, expulsos da China. O Japão tem uma população de 126.505.000 pessoas distribuidas em uma superfície de 377.800 Km.  Do ponto de vista religioso, o Shintoismo possui 51,3%, o Budismo 38,3% e o Cristianismo somente 1,2% da população. O número de católicos é de 452.571. São 17 Dioceses com um clero de 1.553 pessoas dos quais 926 são japoneses e 627 estrangeiros. As religiosas são 6.060, 372 são estrangeiras. Os religiosos são 201, 127 são japoneses e 74 são estrangeiros. Os missionários xaverianos que trabalham no Japão são 34. Desses, 2 são espanhois, 1 indonesiano, 1 mexicano, 1 brasileiro e 29 italianos. A missão da comunidade xaveriana presente no Japão é aquela de colaborar, no serviço ao Reino de Deus, com a Igreja local, tendo como objetivo aquele de contribuir com o carisma específico missionário xaveriano di anunciar Jesus Cristo a quem ainda não o conhece. Na sua atividade unica e exclusiva de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, os xaverianos no Japão buscam particularmente a promoção dos valores do espírito para anunciar a verdadeira libertação e o desenvolvimento integral do ser-humano, que se realiza plenamente e somente na salvação de Jesus Cristo. Essa missão se concretiza na abertura ao encontro cordial com todas as pessoas, e também no anuncio direto do Evangelho através da prática da caridade fraterna e da familiriadade com Deus na oração.
       Seguindo os vários pedidos da Igreja local no Japão, o trabalho missionário é feito, em primeiro lugar, nas pequenas paróquias já existentes o naqueles lugares onde novas comunidades vão se formando. Nessa atividade, além da comum preocupação pastoral, o nosso carisma nos leva a valorizar todas as oportunidades de anúncio nessas comunidades e a formação de novos missionários, sejam eles sacerdotes, religiosos, ou leigos. Como exemplo, podemos citar a experiência dos primeiros xaverianos que chegaram aqui e deram vida e forma ao primo anúncio dentro das estruturas educativas. Seguindo esse exemplo dos nossos pioneiros, alguns de nós hoje se encontram empenhados como professores nas universidades ou também na direção das creches. Essa atividade oferece um serviço qualificado para a sociedade jaoponesa, e também nos dá a possibilidade de anunciar Jesus Cristo livremente. Também os xaverianos do Japão fizeram propria a escolha que a Igreja na Ásia fez propondo o diálogo como uma necessidade e uma exigência imprescindível da evangelização. O empenho no diálogo inter-religioso e cultural, que não dispensa o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, mas conduz a este, hoje constituisce uma prioridade da missão ad gentes, e é uma modalidade especifica da missão xaveriana no Japão. Outro ambiente onde estamos empenhados é aquele do serviço aos pobres e marginalizados.
       Uma condição importante para o sucesso do trabalho misisonário no Japão é o conhecimento, a estima e o amor pelo povo japonês, pela sua cultura, pela sua história e seus valores. O grande desafio dos xaverianos no Japão é aquele de promover a atuação desses valores através do encontro com Jesus Cristo, e também enriquecer a Igreja universal através a contribuição que a cultura japonesa possa dar à telogia e espiritualidade cristã.
Como conclusão, podemos dizer que a Igreja não poderá exercer de maneira adequada a sua missão sem uma ativa e corajosa participação de todos os seus membros: clero, religiosos e leigos. Somos todos discípulos missionários de Jesus Cristo onde nos encontramos, cada um com seu dom e sua competência no Corpo de Cristo, o Povo de Deus, que é a Igreja. Os leigos, de modo especial, são os apóstolos do Evangelho no vasto e complexo “mundo secular”, onde são cidadãos e membros da cidade terrena e, ao mesmo tempo, membros e discípulos do reino de Deus. Aos leigos e leigas cabe a missão de introduzir o sal, o fermento e a luz do Evangelho nas “realidades deste mundo” para que tenham sempre mais o jeito e o sabor das coisas de Deus. Na diversidade e no pluralismo das convicções e visões culturais, os cristãos têm algo de próprio a dizer e contribuir para que o mundo seja melhor, mais digno e justo para cada um de seus habitantes e mais digno de Deus, que nela habita. Tenhamos a certeza de que o testemunho cristão, coerente com o Evangelho, é bom e faz bem à humanidade. Continuem sempre firmes no caminho de formação, e que todos nós possamos fazer do mundo, uma só familia.  

Celebração eucaristica na Igreja dos 26 martires do Japão (Nagasaki)
Padre Piergiorgio Manni (Xaveriano), Padre Daniele Sarzi (Xaveriano), Padre Gianluca (Diocesano de Novara),     Dom Paolo Corti (Bispo de Novara, Italia), Padre Michel Luciano Augustinho da Rocha (Xaveriano) e Padre Antonio Bandeira (Diocesano de Novara)


Missa em uma comunidade japonesa



Casa de Oração e diálogo inter-religioso


Atividade em uma creche. Uma professora que explica aos alunos o presépio


Monumento para lembrar a chegada de São Francisco Xavier em Kagoshima



Um comentário:

  1. Xavier, um homem santo que se dispôs e se comprometeu em anunciar Jesus a todos os povos. Vamos seguir seu exemplo????

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...