sexta-feira, 24 de maio de 2013

POSTULANTADO


 GARIMPEIROS VOCACIONADOS


Somos chamados a garimpar dentro de nós mesmos e descobrir a pedra preciosa que é o chamado de Deus em nossas vidas. Neste dia 18 de maio, véspera do dia de Pentecostes, quatro jovens: Marcelo, Júlio Cesar, Carlos Eduardo e Jesus iniciaram a etapa formativa do Postulantado em nossa comunidade xaveriana de Curitiba.
“Impelidos pelo amor de Cristo” (2 Cor. 5,14) estes jovens foram desafiados pelo  Espírito Santo a “não terem medo e avançar para as águas mais profundas” (Lc 5,4) rumo à Consagração em vista da Missão.  O Postulantado é uma etapa formativa em preparação ao Noviciado onde o jovem é fortemente interpelado pelo Espírito santo a continuar escrevendo a sua história nos passos e compassos de Jesus, da igreja, do povo, construindo o Reino.


Diante deste presente de Deus, assim diz nossas constituições dos Missionários Xaverianos: “O Senhor dá continuidade à nossa família doando-nos novos irmãos. Nós os recebemos com alegria e gratidão e nos comprometemos a comunicar-lhes, com o testemunho e a palavra a experiência do Espírito por nós herdada do nosso fundador São Guido Maria Conforti”(Ct 52).




A vida religiosa possui suas exigências e desafios que apontam para uma vida plenamente assumida desdobrando-se em um compromisso maduro, sério e verdadeiro. A entrada na etapa do Postulantado, entendida como uma preparação para o Noviciado bem como para a missão Ad Gentes, deve ser um tempo oportuno onde temos a possibilidade de conhecer, se encantar e assumir plenamente em nossa caminhada o projeto audacioso dos Missionários Xaverianos: “fazer do mundo uma só família”.                            Marcelo Ávila


No dia 18/05/2013, celebrou-se a missa de abertura do postulantado, fase a qual marca uma nova etapa em minha vida. Essa etapa ressoa como caminho de preparação para o noviciado. Trata-se de uma fase de decisão, com maior comprometimento de minha vida, quer no âmbito vocacional, espiritual, intelectual, comunitário com a Congregação dos missionários xaverianos em vista da missão além fronteiras. 

Júlio César Machado

 
Sou Carlos Eduardo, de Teresina- PI. Depois de quatro anos de caminhada na comunidade de Filosofia em Curitiba- PR, pude perceber o quanto é gratificante  saber que a dimensão missionária nos propõe uma abertura ao novo.  Por isso estou muito feliz por iniciar mais uma etapa formativa, o Postulantado, na Congregação dos Missionários Xaverianos. Agradeço a Deus em primeiro lugar e a toda família xaveriana. Carlos Eduardo Amorim



Começamos uma nova etapa em nossa caminhada vocacional: a etapa do Postulantado. Demos este passo importante com a liturgia da vigília de pentecostes. Ele fomenta em nós o desejo de sermos igreja missionária de Cristo, com o rosto de nosso pai fundador São Guido Maria Conforti. Foi um momento extremamente animado, onde me senti abraçado e acolhido por toda a congregação. 

Jesus Pereira Resende

E daí Jovem! Venha garimpar conosco para descobrir a pérola do chamado de Deus em sua vida. Temos um 
ESTÁGIO VOCACIONAL nos dias 30 de maio a 2 de junho em Curitiba. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3335-5545 ou pelo email: joaobortoloci@bol.com.br

sábado, 18 de maio de 2013

PENTECOSTES: FESTA DO ESPIRITO SANTO



A festa de Pentecostes se realiza 50 dias após a Festa da Páscoa. É a festa da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, sobre a Igreja.
Quem é o Espírito Santo?
  • É aquele que sempre esteve e está presente orientando, iluminando e encorajando a caminhada do povo de Deus.
A Bíblia mostra-nos alguns momentos de sua ação:
v     Na criação: o Espírito de Deus pairava sobre as águas gerando vida.
v     A Moisés e ao povo concede força para lutar pela
libertação do povo que vivia escravos no Egito.       

v     À  jovem Maria infunde seu amor, fazendo nela nascer o Filho de
Deus, Jesus Cristo.
v     Aos apóstolos medrosos infunde coragem para continuarem a obra de Jesus.
v     À Igreja e a todos nós assiste-nos com seus dons todos os dias e em todos os momentos.

  • O Espírito Santo é a 3ª. pessoa da Santíssima Trindade que veio nos ensinar todas as coisas que vem de Deus. Paulo falando à comunidade dos Coríntios diz: “só quem é guiado pelo Espírito Santo pode dizer: Senhor Jesus”.
  • É aquele que nos liberta do medo comunicando força, coragem e paz.
  • É o Espírito que Jesus nos dá para perdoarmos os pecados em nossa
    missão: “como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”.
  • É o Espírito da unidade dos cristãos e povos. Fomos batizados num só Espírito para formarmos um só corpo. Por isso, não tem sentido as divisões de raças, tribos, grupos, famílias. Somos todos iguais e irmãos pelo Espírito de Deus.
  • É o interprete, tradutor da linguagem de Deus. Estavam reunidos gente de muitas raças e línguas diferentes fala a passagem dos atos dos apóstolos sobre a vinda do Espírito Santo e todos entenderam em sua língua. A linguagem do amor todos entendem.
  • É aquele que dá a nós cristãos, à Igreja de Jesus Cristo os sete dons e nos acompanha todos os dias de nossas vidas.

DONS DO ESPÍRITO SANTO   


a)    SABEDORIA: por meio dele nos ensina a conhecer Deus como amor, a viver a sua justiça e aperfeiçoar a nossa caridade na convivência com os irmãos.
b)    ENTENDIMENTO: este dom nos ajuda a entender a Palavra de Deus e aperfeiçoar a nossa fé para que possamos viver e agir conforme os planos de Deus.
c)    CIÊNCIA: o Dom da Ciência nos ajuda a olhar e julgar as coisas e acontecimentos com os olhos de Deus para colocar todo o nosso saber a serviço dos irmãos.
d)    CONSELHO: nos faz sábios diante da vida, orientando-nos em nossa missão. Impede que sigamos por caminhos pessoais, contrários aos de Deus e dos irmãos.
e)    FORTALEZA: é aquele Dom que nos dá firmeza diante da proposta sedutora da sociedade.
f)      PIEDADE: maneira de amar a Deus no serviço ao Reino que começa neste mundo.
g)    TEMOR DE DEUS: coloca Deus no centro de nossa vida e não os ídolos da riqueza, poder e prazer.

Oremos pedindo os Dons do Espírito Santo

Vinde Espírito Santo,enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor Amém.



JOVEM! Quer, iluminado pelo Divino Espírito Santo,  fazer um estágio vocacional conosco nos dias 30 de maio à 2 de junho? Telefone ou escreva para os Missionários Xaverianos – Curitiba-Paraná.
Pe. João Bortoloci Filho
Telefone: (41) 3335-5545
Email: joaobortoloci@bol.com.br


MÊS DE MAIO - MÊS DE MARIA


O Documento de Aparecida, firmando o horizonte dos que crêem em Cristo,
continua dizendo: “interlocutora do Pai em seu projeto de enviar o Verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos” (DAp 266). Maria tem sempre muitas coisas para nos ensinar:
  1. MARIA A NOVA EVA: Maria aparece na história da Salvação como aquela que resgata a imagem da humanidade infiel e colabora para que Deus realize, por meio de Jesus, a redenção universal. Se Eva disse não ao plano de Deus, Maria diz sim e se realiza a aliança de Deus com a humanidade. Como é importante o nosso sim a Deus.
  1. MARIA CHEIA DE GRAÇA: Maria é saudada pelo anjo como cheia de
    graça pois o Senhor está contigo. Pelos méritos de Jesus Cristo, Maria foi preservada tanto do pecado original quanto de outra culpa para tornar-se digna de ser a mãe do redentor. Porém não foi forçada a esta missão. Deus tinha um projeto para com Maria como tem para com cada um de nós. Louvemos
          a Maria por ela acolher a graça de Deus.
  1. MARIA CASA DE DEUS: Olhando bem, Maria é a verdadeira casa de Deus. Foi preparada desde o Antigo Testamento tornando-se a casa do acolhimento. Em toda a cena da anunciação, Maria é a Virgem do acolhimento. Ela acolhe a voz do anjo, acolhe a semente da Palavra, acolhe-se à sombra do Espírito, acolhe o Filho de Deus, no seu seio. Graças a esse acolhimento, Maria abre espaço para o outro, esvazia-se de si, para Deus.
  1. MARIA GLORIFICAÇÃO DA TRINDADE
  •  Deus Pai é glorificado em Maria, pois, ao ser preservada, desde a sua concepção, de toda a mácula do pecado original, significa que Maria foi cumulada inteira e plenamente da graça de Deus, desse Deus Pai, que olhou para a sua Filha predileta e primeiro a amou, a escolheu e consagrou para ser a Mãe de seu Filho;
  • Jesus Cristo é glorificado em Maria desde o seu ventre até a cruz e sua presença de mãe na vida de seus discípulos e caminhada da Igreja.
  • O Espírito Santo é glorificado em Maria por ela  ser totalmente disponível à sua ação.
  1. MARIA, ESCOLA DE FÉ: No congresso de Aparecida o Papa Bento XVI nos disse: Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha é para nós
    escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra.  O Papa veio a Aparecida com viva alegria para nos dizer em primeiro lugar: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”(DAp 270).
  1. MARIA: PRIMEIRA DISCÍPULA MISSIONÁRIA DE JESUS CRISTO: Ela
    nos exorta a fazer o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5). Junto com ela queremos estar atentos uma vez mais à escuta do Mestre, e ao redor dela, voltarmos a receber com muita força o mandato missionário de seu Filho: “Vão e façam, discípulos de todos os povos” (Mt 28,19). Escutamos Jesus como comunidade de discípulos missionários que experimentaram o encontro vivo com Ele e queremos compartilhar com os demais essa alegria incomparável todos os dias. (DAp 364)           
  1. MARIA, MÃE DA IGREJA: Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela
    cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.(DAp 267).
              Senhor, fazei que, sob o olhar carinhoso de Maria, Mãe e modelo de todos os vocacionados, possamos responder com amor à missão a qual cada um de nós é chamado. Amém!
joaobortoloci@bol.com.br

sábado, 11 de maio de 2013

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR e DAS MÃES



            É a festa dos Teófilos ( “amigos de Deus”), um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização  do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.

1- Festa da plenitude da páscoa: Os relatos da ascensão do Senhor não querem indicar o afastamento de Jesus deste mundo. Querem, sim, revelar plenamente quem é Jesus, conforme já anunciado nas Sagradas Escrituras: o Messias sofredor que é glorificado. Revelam também que a missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos. O Espírito Santo, promessa de Deus, é a força do alto que revestirá os discípulos missionários. Sem essa força, prevalecem os interesses próprios e as ambições de poder. Confessar a fé em Jesus que morreu, ressuscitou e subiu ao céu é voltar o olhar para a realidade deste mundo e comprometer-se com sua transformação.

2- Festa missionária: É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo...É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou. Jesus lhes anuncia o que o Pai prometeu: a força do alto. Enquanto isso não acontece, pede-lhes que permaneçam em Jerusalém para que sejam revestidos da força do alto para que sejam  testemunhas de Jesus até os confins da terra. O Documento de aparecida diz: “como Igreja de Jesus Cristo, precisamos passar de uma Igreja de Batizados para uma Igreja de discípulos missionários”.

4- Festa da benção e da adoração: É em Betânia que ele os abençoa enquanto se eleva ao céu. As pessoas aí abençoadas tornar-se-ão portadoras da bênção divina a todos os povos. Na carta aos Efésios o apóstolo nos diz: O conhecimento de Deus dá-se por sua graça. É ele que nos concede “o espírito de sabedoria e de revelação”; é ele que “ilumina os olhos do coração” para compreendermos “a extraordinária grandeza do seu poder para nós” manifestada em seu Filho, Jesus Cristo.

5- Festa da unidade dos cristãos: Nesta semana, situada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, celebra-se no Brasil a “semana de oração pela unidade dos cristãos”. Participar desse grande mutirão em favor da unidade das Igrejas cristãs é expressão concreta de pertença ao Corpo de Jesus e de edificação do seu Reino de fraternidade no mundo.
Jesus Cristo e a Igreja formam um corpo. Ter essa consciência implica cuidar uns dos outros com muito carinho e respeito. Significa responsabilizar-se pela promoção da vida, dando prioridade aos membros que sofrem. Significa acolher os que são diferentes, sem julgamentos superficiais, mas exercitando o diálogo e a mútua compreensão, vivendo o ecumenismo.

6- Festa do Dia mundial da comunicações e Ano da fé: Precisamos ser  homens e mulheres de Deus", pessoas de fé,  para desenvolvermos e pormos em prática uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje. Quem usa as redes sociais como via de pastoral deve preparar a estrada, procurando atingir as necessidades espirituais das pessoas, de tal modo que quem vive nessa era "digital" possa reconhecer o Senhor.
A Palavra deve ocupar um lugar especial nesse emaranhado de estradas oferecidas pela internet, colocando Deus em todos os lugares para que se ouça a sua voz: "Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." (Ap 3,20).

7- Festa da presença e da novidade do amor de Deus: Ressurreição e ascensão são dois momentos que exprimem o novo modo de ser de Jesus: aquele que foi obediente ao Pai até a morte é glorificado e exaltado, mas permanece na comunidade. Junto com esta festa do amor de Deus, a Igreja celebra o dia das mães. O Papa João Paulo I para dizer o quanto Deus  nos ama disse uma frase que marcou a história: “Deus é mais que um pai, é uma mãe. Ser mãe significa capacidade de amar, amor doação capaz de morrer para que seu filho tenha vida. Que Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa mãe, abençoe sempre todas as mães para que façam do dom da maternidade um caminho para testemunhar o amor manifestado a nós pelo Deus da vida.
Muito obrigado mães pelo dom da vida e pelo seu testemunho de amor e que as bençãos do Deus da vida que manifestou o seu grande amor na paixão, morte, ressurreição e ascensão do seu Filho Jesus Cristo e de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, esteja com todos vocês.

Padre João

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...