sábado, 18 de maio de 2013

MÊS DE MAIO - MÊS DE MARIA


O Documento de Aparecida, firmando o horizonte dos que crêem em Cristo,
continua dizendo: “interlocutora do Pai em seu projeto de enviar o Verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos” (DAp 266). Maria tem sempre muitas coisas para nos ensinar:
  1. MARIA A NOVA EVA: Maria aparece na história da Salvação como aquela que resgata a imagem da humanidade infiel e colabora para que Deus realize, por meio de Jesus, a redenção universal. Se Eva disse não ao plano de Deus, Maria diz sim e se realiza a aliança de Deus com a humanidade. Como é importante o nosso sim a Deus.
  1. MARIA CHEIA DE GRAÇA: Maria é saudada pelo anjo como cheia de
    graça pois o Senhor está contigo. Pelos méritos de Jesus Cristo, Maria foi preservada tanto do pecado original quanto de outra culpa para tornar-se digna de ser a mãe do redentor. Porém não foi forçada a esta missão. Deus tinha um projeto para com Maria como tem para com cada um de nós. Louvemos
          a Maria por ela acolher a graça de Deus.
  1. MARIA CASA DE DEUS: Olhando bem, Maria é a verdadeira casa de Deus. Foi preparada desde o Antigo Testamento tornando-se a casa do acolhimento. Em toda a cena da anunciação, Maria é a Virgem do acolhimento. Ela acolhe a voz do anjo, acolhe a semente da Palavra, acolhe-se à sombra do Espírito, acolhe o Filho de Deus, no seu seio. Graças a esse acolhimento, Maria abre espaço para o outro, esvazia-se de si, para Deus.
  1. MARIA GLORIFICAÇÃO DA TRINDADE
  •  Deus Pai é glorificado em Maria, pois, ao ser preservada, desde a sua concepção, de toda a mácula do pecado original, significa que Maria foi cumulada inteira e plenamente da graça de Deus, desse Deus Pai, que olhou para a sua Filha predileta e primeiro a amou, a escolheu e consagrou para ser a Mãe de seu Filho;
  • Jesus Cristo é glorificado em Maria desde o seu ventre até a cruz e sua presença de mãe na vida de seus discípulos e caminhada da Igreja.
  • O Espírito Santo é glorificado em Maria por ela  ser totalmente disponível à sua ação.
  1. MARIA, ESCOLA DE FÉ: No congresso de Aparecida o Papa Bento XVI nos disse: Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha é para nós
    escola de fé destinada a nos conduzir e a nos fortalecer no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra.  O Papa veio a Aparecida com viva alegria para nos dizer em primeiro lugar: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”(DAp 270).
  1. MARIA: PRIMEIRA DISCÍPULA MISSIONÁRIA DE JESUS CRISTO: Ela
    nos exorta a fazer o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5). Junto com ela queremos estar atentos uma vez mais à escuta do Mestre, e ao redor dela, voltarmos a receber com muita força o mandato missionário de seu Filho: “Vão e façam, discípulos de todos os povos” (Mt 28,19). Escutamos Jesus como comunidade de discípulos missionários que experimentaram o encontro vivo com Ele e queremos compartilhar com os demais essa alegria incomparável todos os dias. (DAp 364)           
  1. MARIA, MÃE DA IGREJA: Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela
    cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.(DAp 267).
              Senhor, fazei que, sob o olhar carinhoso de Maria, Mãe e modelo de todos os vocacionados, possamos responder com amor à missão a qual cada um de nós é chamado. Amém!
joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...