sábado, 11 de maio de 2013

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR e DAS MÃES



            É a festa dos Teófilos ( “amigos de Deus”), um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização  do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.

1- Festa da plenitude da páscoa: Os relatos da ascensão do Senhor não querem indicar o afastamento de Jesus deste mundo. Querem, sim, revelar plenamente quem é Jesus, conforme já anunciado nas Sagradas Escrituras: o Messias sofredor que é glorificado. Revelam também que a missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos. O Espírito Santo, promessa de Deus, é a força do alto que revestirá os discípulos missionários. Sem essa força, prevalecem os interesses próprios e as ambições de poder. Confessar a fé em Jesus que morreu, ressuscitou e subiu ao céu é voltar o olhar para a realidade deste mundo e comprometer-se com sua transformação.

2- Festa missionária: É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo...É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou. Jesus lhes anuncia o que o Pai prometeu: a força do alto. Enquanto isso não acontece, pede-lhes que permaneçam em Jerusalém para que sejam revestidos da força do alto para que sejam  testemunhas de Jesus até os confins da terra. O Documento de aparecida diz: “como Igreja de Jesus Cristo, precisamos passar de uma Igreja de Batizados para uma Igreja de discípulos missionários”.

4- Festa da benção e da adoração: É em Betânia que ele os abençoa enquanto se eleva ao céu. As pessoas aí abençoadas tornar-se-ão portadoras da bênção divina a todos os povos. Na carta aos Efésios o apóstolo nos diz: O conhecimento de Deus dá-se por sua graça. É ele que nos concede “o espírito de sabedoria e de revelação”; é ele que “ilumina os olhos do coração” para compreendermos “a extraordinária grandeza do seu poder para nós” manifestada em seu Filho, Jesus Cristo.

5- Festa da unidade dos cristãos: Nesta semana, situada entre as festas de Ascensão e Pentecostes, celebra-se no Brasil a “semana de oração pela unidade dos cristãos”. Participar desse grande mutirão em favor da unidade das Igrejas cristãs é expressão concreta de pertença ao Corpo de Jesus e de edificação do seu Reino de fraternidade no mundo.
Jesus Cristo e a Igreja formam um corpo. Ter essa consciência implica cuidar uns dos outros com muito carinho e respeito. Significa responsabilizar-se pela promoção da vida, dando prioridade aos membros que sofrem. Significa acolher os que são diferentes, sem julgamentos superficiais, mas exercitando o diálogo e a mútua compreensão, vivendo o ecumenismo.

6- Festa do Dia mundial da comunicações e Ano da fé: Precisamos ser  homens e mulheres de Deus", pessoas de fé,  para desenvolvermos e pormos em prática uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje. Quem usa as redes sociais como via de pastoral deve preparar a estrada, procurando atingir as necessidades espirituais das pessoas, de tal modo que quem vive nessa era "digital" possa reconhecer o Senhor.
A Palavra deve ocupar um lugar especial nesse emaranhado de estradas oferecidas pela internet, colocando Deus em todos os lugares para que se ouça a sua voz: "Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." (Ap 3,20).

7- Festa da presença e da novidade do amor de Deus: Ressurreição e ascensão são dois momentos que exprimem o novo modo de ser de Jesus: aquele que foi obediente ao Pai até a morte é glorificado e exaltado, mas permanece na comunidade. Junto com esta festa do amor de Deus, a Igreja celebra o dia das mães. O Papa João Paulo I para dizer o quanto Deus  nos ama disse uma frase que marcou a história: “Deus é mais que um pai, é uma mãe. Ser mãe significa capacidade de amar, amor doação capaz de morrer para que seu filho tenha vida. Que Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa mãe, abençoe sempre todas as mães para que façam do dom da maternidade um caminho para testemunhar o amor manifestado a nós pelo Deus da vida.
Muito obrigado mães pelo dom da vida e pelo seu testemunho de amor e que as bençãos do Deus da vida que manifestou o seu grande amor na paixão, morte, ressurreição e ascensão do seu Filho Jesus Cristo e de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, esteja com todos vocês.

Padre João

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...