terça-feira, 30 de julho de 2013

CRISTO LHE CHAMA

IDE SEM MEDO PARA SERVIR

Caríssimos Jovens
Muita paz e ardor missionário!


O Papa Francisco, grande presente de Deus para a nossa Igreja, nos visitou, nos deu um banho de acolhimento, de amor, de alegria, assumiu o “cheiro das ovelhas” juventude e povo brasileiro, esquentou o nosso coração com suas reflexões e seu testemunho sobretudo com sua opção de vida pelos pobres, desafiou-nos para sermos construtores da Igreja e protagonistas da história.

Vejam alguns trechos de suas lindas reflexões:

Também hoje o senhor continua precisando de vocês, jovens. Também hoje ele chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja, para serem missionários.
Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que dêem pleno sentido para a vida.
Deixem que o Espírito Santo fale aos seus corações. Perguntem a Jesus: ‘O que quer que eu faça? O que quer da minha vida?’
Todos somos parte da Igreja. Nos transformamos em construtores da Igreja e protagonistas da História. Não deixem que outros sejam protagonistas, sejam vocês. Vocês têm o futuro nas mãos. Por vocês, é que o futuro chegará. Peço que vocês também sejam protagonistas, superando a apatia e oferecendo uma resposta cristã às questões políticas que se colocam em diversas questões do mundo. Envolvam-se num mundo melhor. Não sejam covardes, metam-se, saiam para a vida. Jesus não ficou preso dentro de um casulo. Saiam às ruas como fez Jesus.

IDE. Durante estes dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de
encontrá-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história (cf. Rm 10,9).

         Mas, atenção! Jesus não disse: se vocês quiserem, se tiverem tempo, mas: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações».

SEM MEDO. Alguém poderia pensar: «Eu não tenho nenhuma preparação especial, como é que
posso ir e anunciar o Evangelho»? Querido amigo, esse seu temor não é muito diferente do sentimento que teve Jeremias, um jovem como vocês, quando foi chamado por Deus para ser profeta: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo». Deus responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: «Não tenhas medo... pois estou contigo para defender-te» (Jr 1,8). Deus está conosco!


PARA SERVIR. A vida de Jesus é uma vida para os demais. É uma vida de serviço.
Precisamos deixar que a nossa vida se identifique com a vida de Jesus,  com os seus sentimentos, os seus pensamentos, as suas ações. Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus. Não se esqueçam: vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor .

Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem
evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Jesus Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! O Papa conta com vocês! Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, lhes acompanhe sempre com a sua ternura: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Amém.

DEUS SEJA LOUVADO por tantas graças e bênçãos derramadas sobre nós, sobre a Igreja, sobre o Brasil e sobre o mundo inteiro com a presença do Papa Francisco nesta Jornada Mundial da Juventude em nosso País.

“BOTE FÉ”


Se você Jovem sentir que Deus lhe chama para Consagrar sua vida pela causa do anúncio do
Evangelho em todas as nações, veja o que diz o Fundador da Congregação dos Missionários Xaverianos para você: “Responda generosamente. Iremos lhe seguir por qualquer caminho, iremos a qualquer lugar, será nossa glória ficar por toda vida às suas ordens”. (São Guido Maria Conforti)

ESCREVA PARA NÓS!



Um comentário:

  1. Ainda há esperança...
    Deus e misericordioso com os seus filhos e nos deu um Papa dedicado e disposto a cuidar da fé para que haja obras e para que cada um testemunhe o seu amor com sua própria vida.

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...