sábado, 13 de julho de 2013

EIS-ME AQUI, SENHOR!

CONSAGRAÇÃO DO MATIAS

Caríssimos irmãos e irmãs, foi muito bonita a celebração da consagração a Deus do jovem Matias. Ser consagrado significa deixar Deus ser o Senhor absoluto da  nossa vida. Significa pertencer a Deus, ser todo de Deus e todo do povo, como Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Vai aqui alguns pontos da homilia feita na Celebração Eucarística.
Matias, eu sei que hoje na cerimônia da sua consagração  vamos fazer algumas perguntas pra você. Más eu gostaria de começar já colocando a pergunta que Jesus fez para os apóstolos. Quem sou eu pra vocês? Eu sei que você
partilha da resposta que Pedro deu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. Más Jesus fez uma pergunta diretamente para Pedro no Evangelho narrado por S. João que ouvimos na missa da vigília: Pedro, Tu me amas? E pergunta por três vezes. Jesus o interroga sobre a realidade que é mais profunda e verdadeira em Pedro, escava no fundo desse homem e procura o que há de melhor nele, aquilo que sabe nunca ter desaparecido da alma dele. É a pergunta fundamental onde se joga o destino do homem, da Igreja e da própria Vida Religiosa Consagrada, Missionária. Esta mesma pergunta Jesus já fez pra você: Matias, você me ama ? Eu sei que você respondeu assim: Tu sabes, Senhor que eu te amo e vou te amar sempre.

Meu irmão JOSÉ MATIAS, que interessante foi a escolha de Matias para ocupar o
lugar que Judas tinha deixado vazio entre os 12 Apóstolos. Pedro diz: Há outros homens que nos acompanharam o tempo todo em que o Senhor Jesus vivia em nosso meio desde o batismo de João até sua subida ao céu. Agora é preciso que um deles se junte a nós para testemunhar a ressurreição de Jesus Cristo. E foi apresentado entre um grande grupo, dois; José, chamado Bársabas e também Matias e depois de rezarem escolheram Matias para fazer parte dos doze. Que interessante: você Matias pegou o nome dos dois: José Matias. Que o testemunho dos dois lhe ajude a ser sempre testemunha de Jesus Cristo em sua teologia na Itália e em toda parte onde você for ser missionário do Senhor.  Que a intercessão de S. Guido Maria Conforti, nosso fundador, de S. Francisco Xavier e de Santa Terezinha do menino Jesus, padroeiros das missões, renove sempre em você o seu ardor missionário para testemunhar e anunciar Jesus Cristo com alegria. O lema do nosso Fundador é: O amor de Cristo nos impulsiona. O que caracteriza o Consagrado(a) o missionário(a) é sua profunda paixão pelo Cristo vivo, o Cristo pascal. São os apaixonados pelo Reino que  contagiam os homens e mulheres de todas as raças e culturas. O ardor missionário rompe com a acomodação e a rotina e impele a Igreja a ir além de suas  fronteiras  para testemunhar o amor de Cristo e anunciar a sua palavra.

Diante da profissão de fé de Pedro Jesus vai lhe dizer: Tu és Pedro e
sobre esta Pedra eu edificarei a minha Igreja: Em Grego Pedro= Petros e significa pedra ou pedregulho, algo que se pode pegar e lançar, ao passo que pedra = petra e significa a “rocha onde se assenta o edifício. Então Pedro é a pedrinha, pedregulho. Você também Matias. A Pedra é Jesus Cristo e seu projeto do Reino de Deus.
Matias, irmãos e irmãs, somos pedrinhas, pedregulhos mas como Pedro e Paulo podemos nos tornar colunas da Igreja que tem Jesus Cristo como fundamento. Más também podemos nos tornar pedra de tropeço se não formos fiéis ao projeto de Deus ou quando queremos ser a pedra fundamental. Somos chamados a sermos pedrinhas vivas na edificação da Igreja de Jesus Cristo. Como a Pedro, Jesus diz para você Matias, neste dia de sua consagração a Deus: Feliz é você porque não foi um ser humano que te deu esta vocação, más o meu Pai que está no céu.

         Eu sei que você, Matias, vai passar por dificuldades nos lugares e missão por
onde andar, porém as leituras de hoje tanto a dos Atos dos Apóstolos como a Carta de Paulo a Timóteo nos comunica muita força e esperança: “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele” (At 12,5) ; e o Paulo nos diz: “Mas o Senhor esteve ao meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem de Jesus Cristo fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações, e eu fui libertado da boca do leão” (2Tm 4,17).

Que a exemplo de Paulo, possamos chegar ao final de nossa vida e  dizer com serenidade :

  • Olhando para o passado: combati o bom combate, terminei a minha carreira
  • Olhando para o presente: guardei a fé
  • Olhando para o futuro: está reservada para mim a coroa da justiça.

Para encerrar, faço-lhe um pedido Matias: tenha sempre o seu olhar fixo em
Maria e reconheça nela a imagem perfeita de discípula missionária e não tenha receio de pedir-lhe ajuda. Peça com suas raízes caipira que seus pais comunicaram a você: 


Sou caipira Pirapora, Nossa – Senhora de Aparecida! Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida.


JOVEM!  


A Igreja precisa 

de mais jovens corajosos, 
capazes de consagrarem suas vidas 
pela causa da MISSÃO.
Venha ajuntar-se a nós
na Congregação dos
Missionários Xaverianos

TOPA A PARADA?
ESCREVA PARA MIM

Pe. João Bortoloci Filho




Um comentário:

  1. Rezemos pelos nossos jovens e que nosso bom Deus ampare Matias em todos os momentos de sua vida. Matias meu querido amigo conte sempre com nossa amizade, carinho e oração. Que Maria te guarde

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...