sábado, 22 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DO CRISTÃO LEIGO E LEIGA

Na “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, celebramos, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. 

Neste ano, tendo como referência o Documento Estudos da CNBB, 107 – “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, e a vivência celebrativa dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, temos refletido sobre a vocação laical e o nosso papel fundamental como membros do Povo de Deus e protagonistas da evangelização e da promoção humana.


É o Espírito Santo que capacita todos para participarem na obra de Cristo: todos são chamados como sacerdotes e como profetas. O leigo é Igreja, não apenas pertence a ela. Não existe superioridade de dignidade de pertença à Igreja. Esta mentalidade esquece que a dignidade não advém dos serviços e ministérios, mas da iniciativa divina da incorporação a Cristo pelo batismo.


A vocação do leigo e da leiga é sal que dá sabor, é fermento que faz crescer a massa e soma “com todos os cidadãos de boa vontade, na construção da cidadania para todos”. (CNBB, 107 n. 58) O Vaticano II definiu: leigos são os todos os cristãos que pelo batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no povo de Deus e feitos partícipes do tríplice múnus, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo.


Parabéns a todos(as) que, como leigos assumem a missão a nós confiada no Batismo: ser discípulo missionário!


A vocação do leigo e da leiga é sal que dá sabor, é fermento que faz crescer a massa e soma “com todos os cidadãos de boa vontade, na construção da cidadania para todos”. (CNBB, 107 n. 58) - See more at: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/clnb-envia-mensagem-para-o-dia-nacional-do-leigo.html#sthash.A19kSTaK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...