terça-feira, 22 de dezembro de 2015

NASCEU JESUS!

NATAL É TEMPO DE TRANSFORMAR E DE SE TRANSFORMAR!

Natal é tempo de aprender  transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura como fez Maria (286). Segundo a Encíclica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco nos convida a sonhar com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto-preservação (27).
Façamos nosso os sete nãos do Papa Francisco dando o nosso Sim a Deus:
   1.    “Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário!” (80). Diga  Sim a uma espiritualidade missionária positiva, capaz de ver, no dia a dia, as pegadas de Deus na humanidade.
   2.    “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” (83). Diga  Sim a um dinamismo missionário que seja sal e luz, com leigos protagonistas e bem formados para essa tarefa.
3.     “Não deixemos que nos roubem a esperança!” (86). Diga  Sim a uma evangelização baseada na confiança para sermos fontes de água viva.

  4.    “Não deixemos que nos roubem a comunidade!” (92). Diga  Sim a uma mística que promova a fraternidade e saiba ver uma grandeza sagrada em cada próximo.
    5.     Não deixemos que nos roubem o Evangelho (97). Diga  Sim a uma Igreja em saída de si mesma, de missão,  centrada em Jesus Cristo, de entrega aos pobres.
   6.    “Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!” (101). Diga  Sim a uma espiritualidade que promova a reciprocidade, o diálogo, o testemunho da comunhão fraterna.

  7.     “Não deixemos que nos roubem a força missionária!” (109). Diga  Sim à defesa e à promoção da vida em todas as suas formas no projeto do Reino de Deus.

O Papa Francisco nos exorta: O Evangelho é claro. O Senhor nos convida a sermos missionários. E isso significa que o cristão é um discípulo do Senhor
que caminha, que vai sempre em frente. Ele quer uma Igreja tremendamente missionária. Sabemos que a missão dela é, por natureza, evangelizadora. O Papa sabe da evasão de fiéis, dos indiferentes e dos desafios para a Igreja na era pós-moderna; e a resposta para tais problemas é tão somente ir, sair e fazer acontecer a obra da pregação da Palavra de Deus, anunciar Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai,  o Salvador da humanidade.

Meu irmão e minha irmã, desejo a vocês e seus familiares um natal pleno da graça de Deus. Que neste Ano do Jubileu da Misericórdia, vocês possam ser mais misericordiosos. Peçamos a intercessão de Maria, a Mãe da Misericórdia, para que possamos sempre crescer na nossa capacidade de amar e no nosso testemunho missionário.



joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...