quarta-feira, 30 de agosto de 2017

3º EJUMIX - Encontro da Juventude Missionária Xaveriana

Nos dias 25 à 27 de agosto de 2017, aconteceu o 3º EJUMIX, na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Jovens oriundos do Brasil Sul - PR, SP e MG estiveram presentes mais de 250 jovens e participaram ativamente.


Participantes do 3º EJUMIX - Encontro da Juventude Missionária Xaveriana - Curitiba-PR, 25 à 27/08/2017.

A acolhida calorosa por parte do Padre 
Com o tema mariano por ocasião dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida: Maria de todas as cores e o lema "Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2, 5).





Os sacerdotes das paróquias xaverianas estiveram presentes e celebraram e concelebraram as missas e estiveram junto com a juventude.

Com a presença do Irmão Marcelo Ávila que está na etapa de teologia na África - Camarões e o Padre Adriano Cunha Lima que está também na África só que no Chade trouxeram uma riqueza enorme para o encontro. Na partilha da missão a juventude teve um belo testemunho missionário da atuação nos dois países campo de missão dos Missionários Xaverianos. Pe Adriano e o Ir. Marcelo mostraram a África com suas cores e alegria, seu povo feliz em meio as mais variadas adversidades.

Irmão Marcelo Ávila

Padre Adriano Cunha Lima e Seminarista Lucas
No sábado à tarde, foi possível experimentar a ação providente de Deus quando suscita o surgimento de uma congregação para cuidar de pessoas com necessidades especiais, assim é o Pequeno Cotolengo  que foi fundado por São Luis Orione na Itália, o Pequeno Cotolengo chegou em Curitiba em 1965, com a fé, caridade de religiosos e a dedicação da comunidade se mantém desde então. Foi uma experiência única ao ver os jovens deparando-se com as diferentes necessidades especiais e partilhando carinho e atenção para com os internos.
Experiência no Pequeno Cotolengo - Curitiba - PR

Experiência no Pequeno Cotolengo - Curitiba - PR.


Nas apresentações de teatro sobre os milagres de Nossa Senhora, preparado primorosamente pelas nove paróquias xaverianas mostrou-se toda dedicação e empenhos dos jovens para homenagear Nossa Senhora Aparecida.




A noite da Adoração ao Santíssimo ficou claro que é o próprio Deus que nos chama e envia em missão.


As refeições deliciosas preparadas com muito carinho pela equipe da paróquia Bom Pastor, foram momentos de partilha e alegria entre os participantes.

No domingo, foram escolhidos os representantes de cada paróquia xaveriana para compor uma comissão/grupo de trabalho que estará organizando os demais EJUMIX´s, ainda após a Santa Missa foi anunciado com grande expectativa, a sede do 4º EJUMIX que será em Coronel Fabriciano-MG de 07 à 09 de setembro de 2018.

Com alegria o Laicato Brasil Sul esteve acompanhando os jovens do PR, SP e MG: Maria Angélica, Sônia, Elizete (PR), Geraldo, Lucelena (Hortolândia-SP) e José (MG).

Agradecemos à equipe organizadora, especialmente ao Padre Thiago que esteve à frente do 3º EJUMIX e à todos os sacerdotes que estiveram presentes e deram um belo testemunho.


Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida abençoe a Congregação dos Missionários Xaverianos com os sacerdotes, jovens e leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...