terça-feira, 29 de agosto de 2017

Encontro Estadual de Leigos em Minas Gerais


Aconteceu em 13 de agosto de 2017, o 1º Encontro Estadual dos Leigos Missionários Xaverianos de MInas Gerais, com a presença dos grupos de leigos missionários xaverianos de Santa Luzia, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Com o Tema "Maria no coração xaveriano segundo São Guido Maria Conforti"

Participamos de uma dinâmica quebra-gelo, seguida de uma espiritualidade com orações e música.

Maria Angélica abordou o tema sobre a Doutrina Social da Igreja, onde procuramos meditar sobre os principais aspectos histórico-sociais desde Leão XIII com a Rerum Novarum até o Papa Francisco no Evangelli Gaudium, sempre à luz do Evangelho, com questionamos sobre o papel do leigo missionário xaveriano na dimensão missionária-social para um mundo globalizado de uma Igreja em saída.

Finalizado este momento com um trabalho em 5 grupos com as cores dos continentes. Depois de 15 min de ensaio foram apresentados 5 teatros com os principais temas relacionados aos princípios da DSI. Na apresentação conversamos sobre assuntos como dignidade da pessoa humana e promoção da família,subsidiariedade, opção pelos pobres, solidariedade, paz mundial e o diálogo.Apresentamos o problema e conversamos sobre eles numa perspectiva missionária.

Com alegria e depois das orações, fomos comer uma comidinha tipicamente mineira: arroz, tutu de feijão, macarrão, couve e carne de porco. Muito bom!

Fizemos um intervalo pequeno de almoço e reiniciamos apresentando a Regra de Vida, o Estatuto, o Projeto Missionário do Alto Solimões, a caminhada dos leigos e sanamos dúvidas dos grupos novos e antigo. Rezamos pelos padres que estão no Capítulo Geral na Itália.

Após, o Pe Gabriel apresentou o tema do encontro, iniciando com uma meditação da Ladainha Evangélica. Depois nos contou a história do milagre que Nossa Senhora realizou em São Guido e sobre sua devoção à Ela. Com muita clareza e sabedoria, nos apresentou os diversos estudos que este santo fez sobre Maria, e suas linhas de análise: a vida difícil de Maria, sua relação com o Espírito Santo, como orienta seu filho e é orientada por ele, Maria mãe de Deus (como pode ser?), Exemplo de contemplação na ação, Maria como obra divina e A íntima relação dela com Deus e a humanidade.

Em seguida fizemos a segunda parte da dinâmica de espiritualidade, conversando sobre o que cada um sentiu e meditou.

Tivemos um intervalo para o café e alguns participantes se despediram. Encerramos o encontro, às 17 horas, com uma análise do dia.

Foi um encontro enriquecedor, pois saímos de lá animados e comprometidos para, com os novos grupos e dar continuidade à missão dos leigos.

Abaixo temos algumas fotos destes momentos especiais.


















Escrito por Pe Gabriel, Raquel e Maria Angélica .
                                                                           

Um comentário:

  1. Filósofo da teologia. Quando a fé seduz a razão, nasce um filósofo da teologia. E quem este filósofo? Pode ser um que ninguém sabe. Talvez um desconhecido de perfil desconhecido em algum lugar do mundo...

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...