terça-feira, 19 de junho de 2018

Retiro do COMIRE Regional Sul 2


De 15 a 17 de junho, a Diocese de Guarapuava-Pr, sediou o Retiro do COMIRE SUL 2.

Participantes do Retiro do COMIRE CNBB Regional Sul 2 - Guarapuava-PR.

Com o tema “Eu sou uma missão nesta terra” (EG 273) o retiro contou com a assessoria do Pe. Antônio Niemec, CSsR – Assessor da Ação Missionária da CNBB.




Com o objetivo de Ver, Meditar, Rezar e Refletir sobre nossa identidade, que é por força do Batismo, missionária o retiro teve momentos fortes de encontro pessoal com Jesus Cristo na Palavra e na Eucarista, com a Santa Missa e Adoração.


Padre Antonio (Brasília-DF), Dom Sergio (Ponta Grossa-PR) e Pe Ivanil (Cianorte-PR)

Nos passos do Papa Francisco onde se destaca que a atuação voluntária dos leigos na obra evangelizadora revela a revolução da ternura o prazer de ser povo e a nova consciência de que a vida de cada pessoa é uma missão o retiro encerrou no domingo às 12 horas, antes porém ocorreram as reuniões com os COMIPROS - Conselhos Missionários das Províncias do Regional Sul 2: Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá, onde foram relatadas as atividades ligadas à IAM, JM e demais organismos missionários e os desafios para os próximos momentos. Estiveram presentes representantes da COMIDIS, COMISES e COMIPAS, Infância Adolescência Missionária – IAM; Juventude Missionária – JM, Propagação da Fé, Vocacionados à Quebo, com 52 missionários de 13 dioceses.


Reunião do Conselho Missionário da Província de Curitiba
Da Diocese de Guarapuava, estiveram presentes Jair Sebastião Golinhaki e Beatriz Mª. M. Golinhaki (COMIDI - Guarapuava), Marcos Antonio M. da Silva (COMIPA - Manoel Ribas), Virka Neduziak (Nova Tebas - Vocacionada para Quebo), Maria P. dos Santos (Laranjeiras do Sul, Missionária Xaveriana e Vocacionada para Quebo) e Elizete da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul – Leiga Missionária Xaveriana – COMIDI/COMIPRO).

Leigas Missionárias Xaverianas: Maria, Elizete e Maria Angélica.

A Leiga Missionária Xaveriana Maria P. dos Santos (Laranjeiras do Sul), vocacionada à Missão de Quebo – África. Maria Angélica Kroetz Kovalhuk (Curitiba) e Elizete da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul), representando os Leigos Missionários Xaverianos em sua atuação na IAM – Infância e Adolescência Missionária e Coordenação do COMIPRO – Curitiba, respectivamente.


Pe. Antônio Niemec, CSsR – Assessor da Ação Missionária da CNBB.

Dom Sergio e Odaril na animação


A participação do laicato nas diferentes instâncias dos organismos missionários, dá-se pela atuação desde a base, com os grupos de leigos e paróquias e têm se constituído como um forte elemento de formação e acompanhamento das diretrizes da Igreja do Brasil como caminhada de comunhão.

VISITA AO LAICATO DE PIRACICABA-SP


Na continuidade das visitas aos Grupos de Leigos Missionários Xaverianos, dia 18.06.2018, o Superior Geral da Congregação dos Missionários Xaverianos Pe Fernando Garcia, o Conselheiro Pe Javier Peguero e o Provincial do Brasil Sul Pe Rafael Lopez Villasenor, estiveram em Piracicaba-SP, onde estiveram presentes membros do grupo e o assessor Pe João Bortolocci
O ponto alto do encontro foi a Adoração ao Santíssimo e após a bênção com a comunidade presente foi possível realizar perguntas e explanações sobre o trabalho dos xaverianos no Brasil por parte do superior e conselheiro.



Com as colocações do Pe Fernando que enfatizou os aspectos positivos do crescimento vocacional especialmente nos países da Ásia e da África e da ação do leigo na Igreja do Brasil e o papel do(a) leiga (a) engajados na sua realidade local para a vivência da espiritualidade xaveriana.



Após partilha da caminhada dos leigos o encontro encerrou com uma deliciosa confraternização com pizza.



FOTOS: Maria Plácido e Artidônio.


VISITA AO LAICATO DE HORTOLÂNDIA-SP


São Guido na visita à China em 1928, assim disse: “... o cumprimento de um dever que me cabe, como Superior Geral da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras, ... a fim de visitar nossos caríssimos Missionários, levar-lhes, juntamente com a minha bênção, a palavra de conforto, após as duras provas às quais têm sido submetidos atualmente e o foram, no decorrer do ano, bem como constatar suas reais necessidades....”.



Na continuidade das visitas aos Grupos de Leigos Missionários Xaverianos, dia 16.06.2018, o Superior Geral da Congregação dos Missionários Xaverianos Pe Fernando Garcia, o Conselheiro Pe Javier Peguero e o Provincial do Brasil Sul Pe Rafael Lopez Villasenor, estiveram em Hortolândia-SP, onde estiveram presentes membros do grupo e os assessores Pe Alfiero Ceresoli e Pe Giovani Murazzo.



Nesta cidade ocorreram a maioria das Assembléias dos Leigos Missionários Xaverianos Brasil Sul, bem como a mais importante delas, em 2010, quando pela primeira vez se encontraram todos que tinham desejo de viver essa espiritualidade missionária como família xaveriana.



O Grupo de Leigos Missionários Xaverianos de Hortolândia foi um dos primeiros a se constituir no Brasil Sul após 2010. Com momentos de oração e partilha encerrou-se o momento com festiva confraternização.

Fotos: Mirene de Oliveira

VISITA AO LAICATO GUAIANAZES - SP


Assim disse São Guido Maria Conforti, por ocasião de sua visita à China em 1928: “... não me move o desejo de ver novas terras ou novos costumes, mas unicamente a voz do dever e da caridade de Cristo; assim posso esperar na ajuda divina, pelo feliz êxito de minha viagem. E vós a acompanhai-me com vossas orações, nas quais muito confio, assim como nas orações dos fiéis que estão sob vossos cuidados, a quem me recomendo por meio de vós".
Grupo de Leigos Guaianazes - SP

Em espírito de comunhão, sinodalidade e fraternidade os grupos de Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul, acolhem a visita pastoral do Superior Geral da Congregação dos Missionários Xaverianos Pe Fernando Garcia, do Conselheiro Pe Javier Peguero, o Provincial do Brasil Sul Pe Rafael Lopez Villasenor, que teve início em 13 de junho de 2018, em Guaianazes – Tiradentes/SP, com a presença de todos os membros do grupo.


No encontro após a acolhida da coordenadora Vanilda, a oração voltada para o momento proposto pelos Bispos do Brasil – Ano Nacional do Laicato, onde os leigos são chamados a tornarem-se Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 5, 13-15), Pe Fernando enfatizou a importância da missão e que esta não é exclusiva dos missionários xaverianos mas a missão é um compromisso de todos os cristãos leigos(as) especialmente aqueles que bebem da mesma fonte da espiritualidade xaveriana de acordo com seu estado de vida: leigos(as) e da Igreja. Ressalta também que a missão não é algo pessoal, intimista, mas para colocar-se a serviço com todos os nossos talentos e dons em prol do próximo como irmão.




A missão ad gentes, deve ser a prioridade de toda congregação e também dos leigos(as) como membros da família xaveriana. Apresenta o apóstolo Paulo e sua importância, exemplo e inspiração do trabalho missionário.
Após testemunhos e partilha dos (as) leigos(as) e sua atuação missionária-pastoral na vivência do Batismo, encerrou-se o encontro com a confraternização e votos de êxito na visita pastoral ao Brasil.

FOTOS: Cristina.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Partilhando o Histórico LMX com a Direção Geral dos Xaverianos

No dia 11 de junho aconteceu na Casa Regional dos Xaverianos na Vila Mariana em São Paulo/SP um encontro entre a Direção Geral e a Coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul.

A coordenadora do Laicato Patricia Nunes Araujo foi recebida pelo Superior Regional padre Rafael Villasenor e apresentada ao padre Fernando Garcia (superior geral) e ao padre Javier Peguero (conselheiro e responsável pelos Leigos na Direção geral).

Foi apresentada aos padres o Histórico dos Leigos no Brasil, que desde 2009 iniciaram a organização dos grupos existentes e formaram novos grupos nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Também foram disponibilizados os cinco Subsídios de formação utilizados, o Estatuto, a prévia das Regras de Vida, bem o folheto de apresentação dos Leigos.
Houve grande interesse por parte dos padres em entender como e onde estão os leigos e qual tem sido a atuação dos Leigos e a interação com os padres xaverianos.
Patricia Nunes (Coordenadora geral LMX, Padre Javier Peguero (Conselheiro), padre Rafael Villasenor (Superior Regional) e padre Fernando Garcia (Superior Geral)

O padre Fernando destacou que o XVI Capítulo Geral dos xaverianos em agosto de 2017 uma das pautas tratou dos Leigos. Foi determinado que haveria um padre responsável pelos Leigos nos quatro continentes onde estão os xaverianos e também a formação de uma Comissão de Leigos e padres para apurar e entender quantos são, como atuam  os leigos com carisma xaveriano, pois formamos uma família. É tempo de trabalharmos juntos e assim futuramente buscarmos uma interação entre os Leigos dos diversos países. Cada um com sua particularidade local, mas com mesmo ardor missionário e com o mesmo carisma xaveriano que nos move a querer fazer Jesus conhecido a todos. Há grande interesse da Congregação em contribuir com a organização e formação dos Leigos a nível mundial. Inclusive isso se confirma no Encontro que foi realizado com a coordenadora.
Padre Fernando reforçou ainda que ser leigo é uma vocação, um dom de Deus e a Patricia afirmou que este entendimento tem sido aprofundado e discernido ao logo da caminhada, lembrando que alguns grupos estão bem maduros nesta questão e outros estão ainda compreendendo o que se trata ser leigo missionário xaveriano.

Padre Peguero comentou que a Comissão Geral dos Leigos foi formada inicialmente com membros do Laicato da Itália, que tem experiência de 25 anos. Neste momento estão realizando a busca da compreensão dos grupos que são amigos benfeitores e dos que são leigos vocacionados e que os dois distintos grupos tem grande importância para a Congregação. Ficou agradecido também por na carta respondida à ele sobre o Laicato ter uma tabela com nome do coordenador, dados de contato, e quantidade de membros de cada um dos dez grupos de Leigos no Brasil Sul.

O sonho de realizar uma missão enquanto leigos no Projeto Alto Solimões foi apresentado e bem recebido e está claro que não é fácil a disponibilidade integral do leigo para missão ad gentes, bem como manter financeiramente. Mas ficou entendido o desejo e a preparação a pequenos passos para que esse projeto se torne realidade.

Em nome do Laicato, a coordenadora presenteou os padres com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e um chaveiro dos Leigos.

A Direção Geral visitará os grupos atuantes aqui no Brasil Sul no decorrer do mês de junho de acordo com a disponibilidade do grupo e agenda dos padres.

Que os padres sejam muito bem acolhidos aqui no Brasil!
Cada grupo realize o encontro como de costume, deixando espaço para apresentações e esclarecimentos.
São Guido Maria Conforti interceda pela Congregação Xaveriana e pelos Leigos Missionários Xaverianos que formam uma só família! 

Patricia Nunes Araujo
Coordenadora Geral LMX
Gestão 2016 - 2018

Observação: a pequena xaverianinha Maria Beatriz e a leiga Gloria Nunes, filha e mãe da Patricia acompanharam ela nesse encontro.


domingo, 10 de junho de 2018

REDES SOCIAIS


O Papa Francisco, atento aos desafios do mundo atual confia à Igreja, na Rede Mundial de Oração, intenções que expressam as suas grandes preocupações pela Humanidade e Missão  da Igreja.Mensalmente, ora Universal ora pela Evangelização, convoca para transformar nossa oração em ações e gestos concretos. Todo mês, através da oração e ação, com um objetivo comum: construir um mundo fraterno, justo, solidário, humano e atento às necessidades atuais.




Para Junho/2018 a intenção é dirigida à Redes Sociais.


Desafios desta intenção universal: Conhecer um pouco mais sobre como as redes sociais funcionam, seus principais interesses; Adotar posturas positivas e construtivas, de acordo com nossa missão de cristãos, partilhando conteúdos que levem à promoção da solidariedade, respeito, formação da consciência, com fontes verdadeiras e procurar conhecer projetos de evangelização nas redes sociais e procurar também dar voz à Igreja nesses espaços com suas propostas de respeito à vida desde o nascimento até seu fim.


Veja o vídeo do Papa Francisco: https://youtu.be/r5jwhnvjI8g





Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...