terça-feira, 19 de junho de 2018

Retiro do COMIRE Regional Sul 2


De 15 a 17 de junho, a Diocese de Guarapuava-Pr, sediou o Retiro do COMIRE SUL 2.

Participantes do Retiro do COMIRE CNBB Regional Sul 2 - Guarapuava-PR.

Com o tema “Eu sou uma missão nesta terra” (EG 273) o retiro contou com a assessoria do Pe. Antônio Niemec, CSsR – Assessor da Ação Missionária da CNBB.




Com o objetivo de Ver, Meditar, Rezar e Refletir sobre nossa identidade, que é por força do Batismo, missionária o retiro teve momentos fortes de encontro pessoal com Jesus Cristo na Palavra e na Eucarista, com a Santa Missa e Adoração.


Padre Antonio (Brasília-DF), Dom Sergio (Ponta Grossa-PR) e Pe Ivanil (Cianorte-PR)

Nos passos do Papa Francisco onde se destaca que a atuação voluntária dos leigos na obra evangelizadora revela a revolução da ternura o prazer de ser povo e a nova consciência de que a vida de cada pessoa é uma missão o retiro encerrou no domingo às 12 horas, antes porém ocorreram as reuniões com os COMIPROS - Conselhos Missionários das Províncias do Regional Sul 2: Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá, onde foram relatadas as atividades ligadas à IAM, JM e demais organismos missionários e os desafios para os próximos momentos. Estiveram presentes representantes da COMIDIS, COMISES e COMIPAS, Infância Adolescência Missionária – IAM; Juventude Missionária – JM, Propagação da Fé, Vocacionados à Quebo, com 52 missionários de 13 dioceses.


Reunião do Conselho Missionário da Província de Curitiba
Da Diocese de Guarapuava, estiveram presentes Jair Sebastião Golinhaki e Beatriz Mª. M. Golinhaki (COMIDI - Guarapuava), Marcos Antonio M. da Silva (COMIPA - Manoel Ribas), Virka Neduziak (Nova Tebas - Vocacionada para Quebo), Maria P. dos Santos (Laranjeiras do Sul, Missionária Xaveriana e Vocacionada para Quebo) e Elizete da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul – Leiga Missionária Xaveriana – COMIDI/COMIPRO).

Leigas Missionárias Xaverianas: Maria, Elizete e Maria Angélica.

A Leiga Missionária Xaveriana Maria P. dos Santos (Laranjeiras do Sul), vocacionada à Missão de Quebo – África. Maria Angélica Kroetz Kovalhuk (Curitiba) e Elizete da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul), representando os Leigos Missionários Xaverianos em sua atuação na IAM – Infância e Adolescência Missionária e Coordenação do COMIPRO – Curitiba, respectivamente.


Pe. Antônio Niemec, CSsR – Assessor da Ação Missionária da CNBB.

Dom Sergio e Odaril na animação


A participação do laicato nas diferentes instâncias dos organismos missionários, dá-se pela atuação desde a base, com os grupos de leigos e paróquias e têm se constituído como um forte elemento de formação e acompanhamento das diretrizes da Igreja do Brasil como caminhada de comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...