domingo, 1 de abril de 2012

2ª Assembleia Nacional de Leigos Missionários Xaverianos - Fevereiro de 2012 - Hortolândia/SP

Nos dias 25 e 26 de fevereiro um grupo de Leigos representantes de vários lugares do Brasil se reuniu para a 2ª Assembleia Nacional de Missionários Leigos Xaverianos em Hortolândia/SP.


Por já existirem alguns grupos com carisma missionário que se reúnem para rezar pelas missões e pelos missionários, para estudar a vida de São Francisco Xavier, São Guido Maria Conforti, buscamos em 2010 na 1ª Assembleia também realizada em Hortolândia entender como cada grupo se reunia e o que fazia.


Pelo carinho e gratidão que as pessoas demonstraram aos Consagrados Xaverianos pela atuação em suas comunidades, foi entendido que tínhamos um sonho em comum: ter uma entidade de Leigos que trabalhasse a missão com compromisso assumido, colaborando com a evangelização e com a missão ad-gentes.


Na segunda Assembleia apresentamos a caminhada da equipe de coordenação desde a primeira assembleia, onde nos reunimos algumas vezes. Recebemos o Mauro e o Pedro, que são Missionários Leigos Salvatorianos para falarem de sua experiência como leigos e a atuação deles na sociedade. Foi muito bom conhecer esta experiência de vida, um pouco sobre o fundador, o padre Jordan e as diretrizes da entidade. A Associação dos Salvatorianos tem diversos livros por eles publicados que ajudam a manter as atividades dos Leigos.


Percebemos que a caminhada para se formar um grupo atuante, comprometido com o anúncio e a missão e engajado na sociedade, que tenha clareza de identidade é demorada e não é fácil. Demanda trabalho e dedicação.


Durante a Assembleia conhecemos o casal italiano Alessandra e Alessandro que vieram ao Brasil em missão junto com seus dois filhos Francisco e Miriam. Eles participam de um grupo de Leigos Missionários Xaverianos na Itália há alguns anos e ficarão dois anos aqui no país. Foi um grande incentivo para nós que estamos começando enquanto grupo de Leigos recebê-los e notar que missionário é em primeiro lugar uma questão de ser e não de fazer.


Deste modo, missão é mais que um lugar para ir fazer algo. É um lugar para estar com alguém partilhando o que se é; o Amor universal de Cristo por todos.


Estudamos um pouco mais da vida de dedicação e serviço de São Guido Maria Conforti e inspirado por seu Amor a Jesus e a sua vocação em anunciar nos sentimos mais motivados a seguir com a constituição do Grupo de Leigos Missionários Xaverianos.


O Estatuto jurídico está sendo elaborado e deve ser finalizado o quanto antes e disponibilizado no blog.


Foi apresentado o primeiro material de apoio e formação que foi preparado e disponibilizado pelo padre João Bortoloci para animar os grupos de base.


Lembramos-nos dos três âmbitos da missão discutida na primeira Assembleia:


1. Joelhos dos que rezam:


Participação efetiva na comunidade, nas Pastorais (principalmente as de serviço), nos grupos de base, no COMIDI, COMIPA, IM, IAM, dentre outros, rezando e se dispondo a servir.


2. Mãos dos que ajudam:


Colaborar financeiramente com os que se dispõem em missão e para que seja possível a evangelização.


3. Pés dos que partem:


Partir para outro estado, país ou continente por um determinado período para prática da missão, evangelizando através do seu trabalho e partilhando sua experiência.


Ressaltamos que não são três estágios ou níveis a serem vividos separadamente ou que após passar o primeiro vivenciará o segundo. É somente um modo de organizar e de enxergar como a missão pode ser praticada.  Como Leigo missionário o que posso fazer, onde e como.


=> Temos agora um imenso desafio:


§  Compreender o que somos e o que queremos ser;
§  Fortalecer os grupos de base, reunindo periodicamente para rezar, se formar e partilhar suas experiências;
§  Finalizar o Estatuto de modo que nos possibilite movimentar financeiramente o grupo;
§  Divulgar o blog que já criamos e fazer com que seja participativo;
§  Publicar artigos e documentos no blog para agregar conhecimento e formação aos leigos;
§  Assumir que somos Leigos e que os padres consagrados estão nos apoiando e incentivando, mas é nosso dever seguir;
§  Participar e incentivar os grupos, participando a Comissão de Coordenação das Assembleias Regionais;
§  Elaborar o Regimento Interno da Associação de Missionários Leigos Xaverianos;
§  Preparar Retiros Espirituais e de formação.


Ser um Leigo Missionário Xaveriano é uma escolha vocacional, inspirada no Amor de Cristo crucificado, que deve ser o centro da nossa fé e fundamentar a nossa ação.


Participamos da Celebração Eucarística e encerramos nossa Assembleia contentes porque estamos caminhando e conscientes que há muito trabalho a fazer para concretizar o nosso sonho de criar efetivamente a Associação de Missionários Leigos Xaverianos.


Participaram da Assembleia amigos de Cantagalo, Curitiba, Laranjeiras do Sul e Londrina/PR; Hortolândia, Matão, Piracicaba, Ourinhos, Santo André, São Paulo, Sumaré/SP e da Itália.


Agradecemos imensamente o apoio dado pela Congregação dos Missionários Xaverianos, padres queridos que nos incentivam e encorajam e também o nosso muito obrigado à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora que nos acolheu com tanto carinho.

2 comentários:

  1. Eu te amo Jesus!! Obrigada por me permitir conhecer os missionários xaverianos consagrados e formar a minha fé junto a pessoas tão maravilhosas...

    ResponderExcluir
  2. A semente está lançada... o desafio está colocado, continuemos construindo o sonho confortiano da presença dos leigos xaverianos em diferentes lugares do mundo! Que os nossos grupos de base continuem se encontrando e descobrindo caminhos de uma presença evangelizadora nas comunidades, pastorais e nos movimentos sociais onde estamos inserido.
    - Luiz Carlos Frederick, leigo xaveriano

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...