terça-feira, 3 de abril de 2012

OS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS NO BRASIL

Em solo brasileiro os missionários estão desde 1953, ou seja, a pouco mais de 50 anos; em vista de um pedido feito pelo Papa Pio XII, que visava a América Latina com grande perspectiva missionária. O Brasil é um país extremante pluralista e sincrético com forte tendência de fluxo rápido entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã (89% cristãos e 70% católicos). Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a constituição republicana de 1891, que instituiu o Estado Laico. O último marco do censo mais recente, afirma ter havido um grande aumento de igrejas neo-pentecostais, o que fez diminuir o número de membros tanto da Igreja católica quanto das religiões afro-brasileiras.  Enfim, o Brasil em termos de religião é extremamente diversificado. E segundo o antropólogo Ewbanke: “No Brasil, por toda a parte encontra-se a religião ou o que receba tal nome. Nada se pode fazer, nem observar sem deparar-se com ela de uma forma ou de outra. É o mais importante da vida pública e privada que aqui temos. As festas e procissões constituem os principais esportes e passatempos do povo; e neles os próprios santos saem dos santuários, juntamente com os padres e as multidões. E participam das festas gerais... eles mesclaram a música sacra aos ritmos populares misturando os corpos, as raças... desenvolvendo traços de uma cultura que gosta do que faz...”

 Conforme os dados da última pesquisa realizada no Brasil a população brasileira chegou aos 190.712.713, com diminuição no número de brancos, além da população ter ficado mais velha.  Em panorama aos dados supracitados, e em meio ao rápido fluxo tanto das religiões quanto da sociedade, se encontra os Xaverianos, presentes no norte e no sul do país formando ao todo 91 membros consagrados para vivenciar mais de perto o mandato de Cristo: “ide por todo o mundo, proclamando a Boa Notícia a toda a humanidade” (Mc 16-15).


No entanto, de modo especial os missionários Xaverianos assumiram nas cidades lugares periféricos ou então os lugares mais longínquos em vista de espalhar a Boa Nova a todos e animar jovens para a mesma finalidade. Conjunto a isto, e tendo também em vista próxima a todas as manifestações culturais sem perder de vista Cristo, o missionário do Pai e verdadeiro sujeito da missão.
 A saber, como escreveu Paulo VI na introdução da exortação apostólica Evangelii Nutiandi sobre a evangelização no mundo contemporâneo: “O empenho em anunciar o evangelho aos homens de nosso tempo, animados pela esperança, mais ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia, é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade dos cristãos, bem como toda a humanidade”.

A animação missionária vocacional na Igreja local e a formação de futuros missionários constituem os principais desafios da missão para os Xaverianos hoje no Brasil. Requer da congregação missionária métodos novos e releitura a partir dos acontecimentos da forma que se vem trabalhando a dimensão vocacional missionária, pois foi essa a primeira finalidade da presença Xaveriana no Brasil; animar vocacional e missionariamente as comunidades locais, contudo sem esquecer que o carisma específico do instituto se dirige aos não cristãos. 


Vemos, portanto, a urgência em dar uma resposta leal, humilde e corajosa a este dilema e depois agir conseqüentemente.
De certa forma as respostas surgem em meio às problemáticas no que tange a animação missionária, até porque existem trabalhos missionários bem direcionados em várias regiões do nosso país, onde atuam os Xaverianos. Entre esses trabalhos, se destaca a caminhada dos leigos Xaverianos quem vem surgindo paulatinamente e rotulando uma luz para o tempo presente, o que motiva a criar nos grupos dos leigos a abertura para a missão que não se restringe somente a congregação, mas que se perceba a universalidade na qual todos são chamados a assumir. 


Em vista disso com louvável agradecimento pelo empenho na realização dos grupos de leigos Xaverianos no Brasil deixamos como mensagem as santas palavras de João Paulo II na exortação apostólica Cristisfideles Laici, vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo N. 58: “Deus chama-me e envia-me como trabalhador para a sua vinha; chamam-me e envia-me para o advento do seu reino na história: esta vocação e missão pessoal define a dignidade e a responsabilidade de cada fiel leigo e constitui o ponto forte de toda a ação formativa, em ordem ao reconhecimento alegre e agradecido de tal dignidade e ao cumprimento fiel e generoso de tal responsabilidade”. 


   

Por: Comunidade do Noviciado Xaveriano

Um comentário:

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...