quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Assembleia Nacional dos Leigos Missionários Xaverianos em Curitiba - Novembro 2012


Nos dias 17 e 18 de novembro realizou-se no Centro Cultural Confoti, na cidade de Curitiba - Pr. A a 3ª Assembleia dos Leigos Missionários Xaverianos. Participaram da mesma 50 leigos de diferentes cidades, unidos no mesmo sonho, na mesma fé, no mesmo carisma “Fazer do mundo uma só família”, levar o nome e o amor de Cristo aos povos que ainda não o conhecem, sejam eles de perto ou de longe.



Sábado de manhã tivemos duas palestras, a primeira “O papel do leigo a partir do Concílio Vaticano II”, com o  PE. Domenico Costella, sx e, em seguida, “A vocação do leigo”, com o  Pe. Sante Gatto, sx.

Por meio dos documentos da Igreja e a partir da reflexão sobre a caminhada de Cristo na terra pudemos tomar uma consciência ainda maior do nosso chamado vocacional específico para ser “homens (e mulheres) de Deus no coração do mundo e homens (e mulheres) do mundo no coração da Igreja” (PUEBLA), trazendo para a vida cotidiana o ensinamento de Jesus, sobretudo quando nos pede para sermos sal e fermento.

Com o Pe. Domenico falamos sobre o Concílio Vaticano II e os avanços que o mesmo representou no que diz respeito ao reconhecimento do papel dos leigos na vida da Igreja e também da importância destes conhecerem os ensinamentos de Jesus Cristo. O concílio coloca a Igreja  num formato circular, sendo o  centro a Palavra de Deus e a Eucaristia, . Este avanço não cala o movimento dos que defendem a manutenção de uma postura conservadora da Igreja, o que se faz notar em pontos dos documento conciliares.

Na segunda palestra  Pe. Sante nos falou sobre “O papel do leigo a partir do Concílio Vaticano II”. Na explanação e na plenária pudemos refletir acerca da evolução do próprio termo “leigo” ao longo do tempo.

Pelos documentos eclesiais, de forma especial o Concílio Vaticano II, pudemos discutir  e concluir ou melhor, reafirmar a determinação de que a Igreja é por natureza missionária. Por meio de uma Espiritualidade Encarnada, característica dos cristãos - uma vez que Cristo se encarnou, firmando assim a  nova e eterna aliança - vivemos a missão e temos a esperança de sermos sinal através da mediação da fé. Inseridos em atividades seculares, os leigos e leigas assumem cotidianamente o compromisso de anunciar o reino de Deus nos mais diversos ambientes, sendo chamados a “ver Deus em tudo” (São Guido).

O leigo assume ao longo do tempo na Igreja um papel de destaque cada vez maior e pela vivência da fé e pela formação/conhecimento passa a ser co-responsável pelo processo de evangelização. Ao lado dos sacerdotes, religiosos e religiosas assumem a missão de levar a mensagem de Cristo ao mundo, inseridos nele. Lembrando que Jesus foi acolhido porque salva o mundo e não porque o destruiu ou fugiu dele.

No momento seguinte da Assembleia pudemos partilhar em pequenos grupos sobre a experiência de fé e vida comunitária que temos tido em nossos Núcleos Missionários de base e identificar os muitos desafios que temos para enfrentar em nossa caminhada missionária.

A partir da tarde de sábado nos dedicamos à discussão sobre o Estatuto jurídico da Associação dos Leigos Missionários Xaverianos. Durante esse processo pudemos ver e viver a intensidade, identificação com o carisma e empenho em buscar consensos para concretizar o documento e com ele a criação formal do grupo, objetivo comum de todos os presentes e dos Núcleos que representamos.

A eleição da Coordenação Geral deu-se na manhã de domingo e conta com integrantes de todas as localidades onde os Leigos Xaverianos se fazem presentes. Assume com o objetivo de solidificar a caminhada já em curso e unir ainda mais os Núcleos fortalecendo a unidade, identificação com o carisma xaveriano, a vivência do mesmo.

Pela formação e pela partilha alicerçamos nossos passos e assim contribuirmos para que “o mundo seja uma só família” (São Guido).

Carolina V. Cunha - Secretária

Fotos da Assembleia - Visualizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...