segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DEUS CONOSCO

NATAL: É TEMPO DE SONHAR DE NOVO


       Nestes dias, à exemplo de Maria, tive a graça de ser conduzido pelo anjo Gabriel à cidade e diocese de São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, divisa com a Colômbia e Venezuela. Fui visitar os familiares, a comunidade, o povo indígena do nosso seminarista Giomar. É uma realidade onde 90% da população é indígena e na sua maioria, cristã.  Foram dias de graças, de esperança, de novidades do amor de Deus.

        Partilho com vocês algumas fotos desta visita e pensamentos do Papa Francisco onde ele nos desafia a sermos uma Igreja  pobre à serviço dos mais pobres, uma Igreja próxima do povo, solidária, missionária.

 Num tempo de crise da juventude, sobretudo em relação à Igreja, o Papa

Francisco aparece na história e arrasta multidões de jovens e nos abre os olhos: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”. Não deixemos que nos roubem a esperança!” Mas digo também: Não roubemos a esperança, pelo contrário, tornemos-nos todos portadores de esperança!


Num tempo marcado pelo individualismo, em muitos ambientes, infelizmente, ganhou espaço a cultura da exclusão, a “cultura do descartável”. Não há lugar para o idoso, nem para o filho indesejado; não há tempo para se deter com o pobre caído à margem da estrada. o Papa nos diz: “Não deixemos que nos roubem a comunidade!”


Num tempo onde predomina o indiferentismo religioso e  uma Igreja voltada para si mesma, somos chamados a deixarmos-nos interpelar pela ação do Espírito Santo, buscando  as coisas fundamentais do Evangelho. O papa Francisco nos alerta: “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!”


Num tempo em que o desânimo e a tristeza parece tomar conta de nossas vidas e de nossas comunidades pastorais, deixemos-nos surpreender pelo vinho novo do Evangelho e do amor que Deus sempre nos reserva. O papa Francisco nos exorta: Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!”

Num tempo onde as pessoas experimentam o fascínio de tantos ídolos que se
colocam no lugar de Deus como a busca do ter, do poder, do sucesso e do prazer, lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica!  O papa  nos desafia: Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!”


Num tempo onde os nossos ouvidos se explodem com tantos ruídos e vozes: internet rápida, carros velozes, aviões rápidos, relatórios rápidos...  onde o nosso coração fica dividido diante de tantas propostas que chegam até nós, o papa Francisco nos ilumina: “Não deixemos que nos roubem o Evangelho!”


Num tempo onde as pessoas se fecham pelo medo da proximidade com o outro, da perda do sentido da solidariedade e do egocentrismo da fé, o papa Francisco nos encanta com seus gestos, palavras e sonhos: “Não deixemos que nos roubem a força missionária!”


Não podemos deixar passar em vão este momento de graça - Kairós que o Papa Francisco está despertando em nossa Igreja sob as luzes do Ano da Fé, da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, sobretudo sob as luzes do Espírito Santo sobre a nossa história de hoje. Creio eu que ele está mexendo com cada um de nós, de maneira especial com a nossa missionariedade, nossa opção pelos pobres, nosso estilo de acolhimento e proximidade ao povo. Nosso modo de viver precisa oferecer um significado para o mundo de hoje, de maneira especial, ser um convite vocacional para os jovens.

DESEJO À VOCÊ, SUA FAMÍLIA E COMUNIDADE 
UM FELIZ NATAL E 
UM ANO NOVO PLENO DE VIDA E ESPERANÇA.


joaobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...