segunda-feira, 7 de abril de 2014

Encontro de leigos(as) que vivem a espiritualidade das Congregações Religiosas

Aconteceu no último dia 06.04.2014, em Curitiba-PR, o Encontro de leigos(as) que vivem a espiritualidade das Congregações Religiosas.

Cada dia mais, as Congregações estão difundindo e motivando os leigos/as a viverem a riqueza da espiritualidade de seus carismas. Pensando nesta realidade, a Conferência dos Religiosos do Brasil-CRB Regional de Curitiba, promoveu o primeiro encontro de leigos e leigas que já vivenciam ou desejam vivenciar a espiritualidade dos/as Fundadores/as das Congregações Religiosas.

O objetivo foi proporcionar um espaço de partilha sobre a forma como estão organizados os leigos que vivem a espiritualidade de Congregações Religiosas, e sobre a riqueza de seus carismas e impulsioná-los ainda mais a abraçar com empenho sua vida cristã sendo sal da terra e luz do mundo nas pegadas de nossos Santos e Santas Fundadores (as).

Participaram 170 pessoas de 20 diferentes congregações religiosas. Para um primeiro encontro a resposta do foi muito positiva. A assessoria foi do Pe. Ildefonso Salvadego, MS e Ir Terezinha Boscheco. 

 



O Laicato Xaveriano esteve representando o Brasil Sul (PR, SP, MG) pelo Grupo de Leigos - Laranjeiras do Sul: Irene Nesi Filha, Terezinha Oliveira Branco, Gilmar Piemontez, Elizabeth Piemontez e Elizete da Aparecida Toledo e Grupo de Leigos Curitiba: Graziella Colombo, Antonia de Souza, Selma Inês Hella, Iria Cristina da Silva, Gabriel Kovalhuk, Maria Angélica Kroetz Kovalhuk, Evanderson Luiz Abreu e Padre Miguel Taboada Tabuenca.

Com a Oração Meditativa de Lucas 24,13-35 - Discípulos de Emaús, iniciamos as atividades do encontro às 08:00. Em seguida passamos para um pequeno resgate histórico, iniciando com o Leigo na Bíblia e alguns ícones referenciais que nos ajudam a perceber o valor do leigo na história do Povo de Deus: Abraão, Moisés, os profetas, Maria, Paulo. Deus precisa das pessoas e mais ainda as pessoas precisam de Deus, da sua graça, da sua ajuda... até chegarmos aos nosso fundadores que souberam responder aos apelos do Povo de Deus em seu tempo, dando respostas às mais variadas necessidades.




Pe Ildefonso Salvadego, MS - assessor do encontro.

Ir Terezinha Boscheco.

Ir Terezinha Boscheco, apresentado um dos documentos da Igreja que devem ser base para os(as) leigos(as): Compêndio do Vaticano II


Momento de Partilha dos Leigos das diferentes famílias religiosas, aqui a LM Comboniana apresenta a experiência dos leigos em Moçambique na África.

Atividade em Grupo.

Missa de Encerramento do Encontro de leigos(as) que vivem a espiritualidade das Congregações Religiosas.

Missa de Encerramento do Encontro de leigos(as) que vivem a espiritualidade das Congregações Religiosas.

Missa de Encerramento do Encontro de leigos(as) que vivem a espiritualidade das Congregações Religiosas.



Por Elizete da Aparecida Toledo - Laranjeiras do Sul - Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...