quinta-feira, 10 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA!

UM OLHAR VOCACIONAL DA QUARESMA À PÁSCOA

“É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO VOS LIBERTOU”

  1. BUSCAR O VERDADEIRO DEUS: O primeiro domingo da quaresma nos
    convidou a irmos para o deserto na busca de nós mesmos e, sobretudo do projeto do verdadeiro Deus. Na experiência do deserto, Jesus foi tentado pelos ídolos da riqueza, do poder e do sucesso. São alguns dos deuses que querem ocupar o nosso coração, nos escravizar e desviar a nossa vocação. Não podemos colocar nada e ninguém no lugar do verdadeiro Deus em nossa vida. Deixemos Deus ser o Senhor de nossa história.

  1. DEIXAR-SE CONDUZIR: No segundo domingo da quaresma Jesus nos
    conduziu ao Monte Tabor para fazermos a experiência do Deus da vida a fim de podermos vencer as forças da morte. Deus nos revelou Jesus como seu Filho amado e nos pediu para que o escutássemos. Nós, também, somos filhos amados de Deus. Precisamos deixar Jesus nos conduzir. Precisamos gostar de estar com Jesus, escutar Jesus e deixá-lo nos preparar para segui-lo, tomando a nossa cruz nos passos d’Ele. Deixemos Deus nos amar e nos conduzir pelos caminhos d’Ele.

  1. BEBER A ÁGUA VIVA: O terceiro domingo da quaresma, ajudados pela samaritana, tivemos a graça de conhecer e acolher o Dom de Deus que é Jesus. Ele é aquele que vem ao nosso encontro, sobretudo daqueles que a vida está sendo tirada. É aquele que quebra todos os preconceitos e nos liberta de todas as amarras que tiram a nossa liberdade. Ele é a Água viva que sacia a nossa sede de amor e justiça e nos torna testemunhas missionárias de sua pessoa e de seu projeto do Reino de Deus. Deixemos Deus nos saciar com seu amor e nos enviar em missão.

  1. ENXERGAR A LUZ: No quarto domingo da quaresma fomos desafiados a acolher Jesus como Luz do mundo. Deus nos criou com a capacidade de enxergar as obras de suas mãos e proclamá-las em todas as nações. Jesus, Luz do mundo, quer nos curar de nossas cegueiras para que possamos, com Ele, brilhar, sermos luz de Deus no mundo. “O pior cego é aquele que não quer ver”. Deixemos Jesus abrir os nossos olhos e corações para nos tornar discípulos d’Ele.

  1. VOLTAR A VIVER: O quinto domingo da quaresma foi marcado pela amizade e o amor de Jesus com a família de Lázaro, Marta e Maria e com a ressurreição de Lázaro. O amor e a verdadeira amizade aposta na vida, não tem medo, não mede sacrifício, vai ao encontro do outro, conta com os outros, envolve as pessoas na defesa da vida, pede a força de Deus. Jesus é a Ressurreição e a Vida. Deixemos Jesus ser o nosso amigo e freqüentar a casa de nossa vida e de nossos sonhos.

  1. VIVER COM ALEGRIA: No Domingo de Ramos Jesus é aquele que precisa
    de um jumentinho, sinal de humildade, para entrar em Jerusalém. Foi acolhido com alegria pelo povo como Rei, Filho de David, o Bendito do Senhor, o profeta de Nazaré da Galiléia. O papa Francisco nos alerta que há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa e nos desafia dizendo que a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Deixemos Jesus precisar de nós. Acolhamos o seu pedido, sua pessoa e seu projeto com alegria.

  1. SERVIR COM ADORAÇÃO: A Quinta Feira Santa é marcada pela Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e pelas atitudes de serviço e adoração. Jesus nos diz que amigo de verdade é capaz de dar a vida pelo outro. Ele está sempre perto, próximo, ao lado, lava os pés, carrega no calo se for preciso, torna-se alimento e força, sobretudo nos momentos mais difíceis. Está sempre pronto para servir. Jesus lava os pés de seus discípulos, celebra a Ceia com eles, torna-se Pão Eucarístico, alimento para uma caminhada de vida em plenitude. Ele merece o nosso louvor e adoração. Deixemos Jesus nos purificar e ser o nosso Mestre.

  1. MORRER PELA MISSÃO: Na Sexta Feira Santa Jesus morre na Cruz. Dá a sua vida pela causa do Projeto do Deus da vida, do Reino da Justiça, pela Salvação da humanidade. Jesus foi fiel ao Pai. A cruz que era sinal de maldição, tornou-se sinal de benção. O Papa Francisco nos desafiou a tocar na cruz de Jesus. Ele nos disse: "Ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida". Deixemos Jesus nos encorajar, tornar-nos fiéis à nossa missão.

  1. SONHAR COM A RESSURREIÇÃO: O Sábado Santo, de Aleluia, é o dia
    da esperança e do sonho. “Se o grão de trigo for jogado na terra, ele vai morrer germinando novas vidas. Que o martírio de Jesus nos façam pessoas com coragem de sonhar que um mundo novo é possível; que a humanidade poderá crescer no caminho do amor e da justiça; que a força do bem vencerá sempre. “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto-preservação” (EG 27).Deixemos Jesus sonhar, esperar, confiar com cada um de nós.

  1. VIVER NA ESPERANÇA: No Domingo da Ressurreição Deus nos mostrou
    para sempre o seu poder. A vida venceu a morte. “É o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos”. É o dia de renovarmos a nossa fé e esperança, de “pregar e testemunhar”, com todo o nosso coração, que Deus Pai ressuscitou a Jesus. É dia da festa da vida, de alegria e de buscar sempre mais as “coisas do alto”, isto é, sermos imitadores de Jesus. Deixemos Jesus nos ressuscitar, ser o Senhor de nossas vidas, dizendo com todo o nosso coração a Ele: “Eis-me aqui, Senhor, para fazer a sua vontade”.

FELIZ PÁSCOA!
QUE A FORÇA DO DEUS VIVO SUSTENTE SEMPRE OS SEUS PASSOS NO PROJETO PELO QUAL JESUS DEU A SUA VIDA.


joãobortoloci@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...