sexta-feira, 4 de abril de 2014

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO GERAL BRASIL SUL

Aconteceu no último dia 29 de março de 2014, das 09:30 às 15:00 horas, na Casa do Noviciado em Hortolândia-SP, a Reunião da Coordenação Geral do Laicato Xaveriano do Brasil Sul.

 

Participaram os Coordenadores Gerais: Paulo Moroni (Ourinhos-SP) e Patricia Nunes (São Paulo-SP), Superior Regional Domenico Borrotti (São Paulo, SP), Vice Regional e Assessor dos Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul Rafael López Villaseñor (Curitiba, PR),  Maria Angélica Kroetz Kovalhuk (Curitiba-Pr), Wizemberg Wesley da Silva (Hortolândia-SP), Jesus Pereira (Hortolandia-SP) e Elizete Da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul-Pr).

 

É sempre muito bom estarmos reunidos. Me alegro por sonharmos e fazermos juntos... Que São Guido interceda por todos nós e pelo nosso Grupo! (Patricia Nunes)

 

Grupo muito animado, entrosado e ao mesmo tempo saudoso, sentindo falta dos demais representantes que por motivos particulares e a instalação da nova paróquia em Hortolândia não puderam estar presentes.

 

Dentre os vários temas abordados, os principais foram:

  • CAMINHADA DOS GRUPOS/NÚCLEOS: cada integrante fez o relato da caminhada do seu grupo com os limites e avanços ocorridos desde o início das atividades;

  • AGENDA DE CADA GRUPO/NÚCLEO PARA 2014: cada núcleo presente e/ou representado entregou à coordenação a agenda das atividades para 2014;

  • ANDAMENTO E REGISTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS LEIGOS: está em andamento faltando atender pequenas exigências do cartório de Hortolândia;

  • RELATO DA PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS NO CAPÍTULO DOS XAVERIANOS, realizado pela Patricia e Paulo, relataram que  foram extremamente bem acolhidos pelos sacerdotes xaverianos que ali estavam. Vale destacar o grande avanço que representa para o Laicato Xaveriano ter participado do XV Capítulo. O que fica claro é a ação do Espírito Santo em mover e suscitar a unidade.

  • V ASSEMBLEIA GERAL DO LAICATO XAVERIANO BRASIL SUL – HORTOLÂNDIA-SP, 15-16/NOVEMBRO/2014: foram abordados alguns pontos a serem tratados na assembleia, bem como os encaminhamentos a serem dados para a realização da mesma, serão finalizados na reunião de setembro/2014.

  • PROMESSA/RENOVAÇÃO DE COMPROMISSO MISSIONÁRIO: a ser realizado em cada um dos grupos de leigos missionários existentes no Brasil Sul, levando em conta o compromisso inicial assumido por cada um dos participantes e seu tempo de participação no laicato;

  • CONSTRUÇÃO DO 4º SUBSÍDIO DE APOIO AOS GRUPOS PARA 2015: a partir dos últimos três subsídios muito bem produzidos pelo Pe João Bortolocci Filho, assessor dos Leigos Missionários - Brasil Sul, será construído um 4º Subsídio com proposta de aprofundamento de temas para ser utilizado em 2015 pelos grupos.

  • CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS REGRAS DE VIDA: levando em conta o que foi socializado na IV Assembleia que ocorreu em Laranjeiras do Sul e as contribuições dos diferentes grupos de leigos. Pe Domenico nos lembra que devem ser construídas com calma, atenção ao sinais que o Espírito Santo suscita e ressalta que as constituições da Congregação dos Missionários Xaverianos (1895) só foram concluídas em 1917 e aprovadas em 1921, o tempo é de Deus e não nosso!

    A próxima reunião está agendada para Setembro/2014 na cidade de Curitiba-PR.



 



 

 

Por Elizete da Aparecida Toledo (Laranjeiras do Sul - PR), Secretária dos Leigos Missionários - Laicato Xaveriano - Brasil Sul.

Um comentário:

  1. Realmente foi um dia excelente! Parabéns ao grupo! Que continuem sempre com este maravilhoso sim a vocação xaveriana.

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...