segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

3º Encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americano

Acontece em Belém (PA), nos dias 19 a 23 de janeiro de 2015, o 3º Encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americano Xaveriano, cuja temática será Os sinais dos tempos e as novas realidades: desafios para Animação Missionária.
Participam do CEMLA, Brasil, Colômbia e México. Padre Rafael López Villaseñor, assessor dos Leigos Missionários Xaverianos,  está participando representando o Brasil Sul.
O 1º Encontro aconteceu em São Paulo (Brasil), de 4 a 8 de março de 2013, na sede da Região Brasil Sul e nos dias 20 a 24 de janeiro de 2014, aconteceu o 2º encontro do CEMLA, na casa regional do México em Zapopan (Jalisco). Estiveram presentes os representantes das Regiões Xaverianas do Brasil Norte, Brasil Sul, Colômbia e México. O tema que guiou a reflexão e orientou os trabalhos foi: A presença Xaveriana na América Latina na Animação Missionária, desenvolvido através da analise de vários artigos elaborados anteriormente: Animação Missionária e Vocacional no Ciberespaço, Animação Missionária e o diálogo com o mundo pentecostal, a pastoral vocacional, o desafio da pastoral urbana, a missão continental, a animação missionária e pastoral indigenista na Amazônia e o futuro da missão.


Participantes do 1º Encontro do CEMLA, ocorrido em São Paulo - SP - Brasil, de 04 à 08.03.2013.

Participantes do 2º Encontro do CEMLA, ocorrido no México, de 20 à 24.01.2014.
Participantes do 3º Encontro do CEMLA, Belém do Para, 19 à 23.01.2015: Padres Estevão Raschietti, Mauro Loda, Rafael Lopez Villasenor, Xavier Martinez, Pascal Bekububo, Araldo De Vide e Gerardo Custódio Lopez,

UM DESAFIO MISSIONÁRIO E PROFÉTICO: PARTICIPAÇÃO NO MUNDO DA POLÍTICA



Luiz e Marlene Frederick

Leigos Missionários Xaverianos

Grupo de Cascavel - PR.


O grupo dos leigos xaverianos de Cascavel está em constante “gestação”, não tem sido fácil, pois como em outros lugares, os Missionários Xaverianos nunca atuaram na Arquidiocese e as pessoas pouco conhecem, mas temos nos aproximado de pessoas que convivem com outros carismas missionários e que se sentem desejosas de conhecer e experimentar a espiritualidade Confortiana, o ideal missionário e a disposição de vivenciar a vocação laical neste caminho dos leigos xaverianos.

O ano de 2015 oferece para o nosso grupo um desafio interessante: um dos participantes assumirá no início de fevereiro a vaga de vereador pelo Partido dos Trabalhadores, o Professor Paulino Pereira da Luz. Ele foi eleito pela periferia da zona norte, teve apoio do professorado e das comunidades escolares, dos movimentos sociais, do MST e dos sindicatos.




Paulino (de camisa vermelha) e o Vereador Paulo Porto do PC do B, indigenista, ligado ao CIMI e as causas populares.

O Paulino é um militante histórico do partido, atualmente é o presidente da APP Sindicato, engajado nos Movimentos Sociais, ativista dos Direitos Humanos; e cristão comprometido nas pastorais populares, sobretudo na Pastoral Operária e nas CEBs, tem uma longa caminhada de engajamento, ligado a Teologia da Libertação, atuou por muito tempo ao lado dos padres jesuítas na Paróquia Santo Inácio de Loyola.




O Paulino é o segundo sentado à direita que está com sua esposa Licelda que participou do Laicato Saletino, na década de 80, em Santa Catarina e hoje participa conosco. Esta foto foi cedida pelo Paulo Moroni na ocasião em que juntamente com a Modhú abrilhantaram o nosso encontro de leigos em julho de 2014.
Enquanto grupo de leigos xaverianos teremos a tarefa de acompanhar a atuação parlamentar do Paulino e contribuir para que as comunidades, os movimentos organizados e a comunidade como um todo, tenham nele um canal de participação e que o mandato seja uma ferramenta para a construção de uma cidadania mais plena, plural e justa. O Documento 107 da CNBB (2014) p. 124, já nos alerta que no mundo da política, três elementos são fundamentais: formação, espiritualidade e acompanhamento: estimular a participação dos leigos e leigas na política, construir mecanismo de participação popular; mostrar que há outras maneiras de tomar parte na política; e “acompanhar  os cristãos que estão com mandatos políticos a fim de que estes vivam também aí a missão profética, contribuindo deste modo para a transformação social."

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

4º SUBSÍDIO

Neste ano, foi elaborado o 4º Subsídio de Espiritualidade e Formação dos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul, este material tem como objetivo a formação e a espiritualidade a partir do Documento 107 da CNBB, escritos de São Guido Maria Conforti e a Palavra de Deus, seu maior objetivo é oportunizar aos grupos já estruturados possam aprofundar a vocação e missão a partir do fundador.



Tema: Cristãos Leigos e Leigas  na Igreja e na Sociedade e 
Lema: “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 23-24)

Contamos até o 3º Subsídio com a inestimável colaboração do Padre João Bortolocci, ao qual somos imensamente gratos e dizemos nosso muito obrigado!

Abaixo estão os subsídios e materiais de aprofundamento, que podem ser baixados e impressos.

Clique e baixe: SUBSÍDIO 4º 2015


 
Material de Apoio:

Clique e baixe:
Documento 107: Cristãos Leigos - sal da terra e luz do mundo. 

Doc Aparecida 209 à 215 

DOCUMENTO DE APARECIDA NA ÍNTEGRA 



Documento 62: Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas  


Caso queira adquirir os materiais (Documentos 107 e Documento de Aparecida), acesse:

http://www.edicoescnbb.com.br/loja 







5 ANOS... PRIMEIROS PASSOS...

Neste ano de 2015, o Laicato Xaveriano Brasil Sul, completa 5 anos de caminhada. Ainda são os primeiros passos, meio claudicantes, porém cientes de onde querem chegar: FAZER DO MUNDO UMA SÓ FAMÍLIA, NO AMOR!
Assim como acontece com o desenvolvimento da criança, até os cinco anos, nos diferentes grupos de leigos também há quem encontra-se feliz consigo mesmo(a) e com o ambiente: encontrou o equilíbrio; há aqueles(as) que procuram fazer tudo aquilo que está dentro das suas possibilidades e há outros(as) que se desafiam nos seus limites.

Nos encontros, celebrações, atividades de confraternização e formação se constituem como aspectos importantes para os leigos e assim podem ajudar a realizar o Projeto do Reino de Deus: como discípulos-missionários.
Em alguns momentos, desânimo, tristeza, porém em comunidade, tudo fica mais fácil! Assim é a caminhada dos leigos: passo a passo...

O laicato nasce do impulso do Espírito Santo com São Guido Maria Conforti que ao fundar a  Congregação dos Missionários Xaverianos,  inicia o projeto de Deus para os Leigos Missionários Xaverianos, estes procuram servir a Jesus Cristo de acordo com seu estado de vida, na Igreja Local. Assim é o Laicato Brasil Sul.

FICA CONOSCO, SENHOR...


Neste ano de 2015...




“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29)



Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua  a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição. 
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. 
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural.

Fica conosco, Senhor e com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. 
Fica conosco, Senhor e com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!

FELIZ E ABENÇOADO 2015!


Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...