segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

UM DESAFIO MISSIONÁRIO E PROFÉTICO: PARTICIPAÇÃO NO MUNDO DA POLÍTICA



Luiz e Marlene Frederick

Leigos Missionários Xaverianos

Grupo de Cascavel - PR.


O grupo dos leigos xaverianos de Cascavel está em constante “gestação”, não tem sido fácil, pois como em outros lugares, os Missionários Xaverianos nunca atuaram na Arquidiocese e as pessoas pouco conhecem, mas temos nos aproximado de pessoas que convivem com outros carismas missionários e que se sentem desejosas de conhecer e experimentar a espiritualidade Confortiana, o ideal missionário e a disposição de vivenciar a vocação laical neste caminho dos leigos xaverianos.

O ano de 2015 oferece para o nosso grupo um desafio interessante: um dos participantes assumirá no início de fevereiro a vaga de vereador pelo Partido dos Trabalhadores, o Professor Paulino Pereira da Luz. Ele foi eleito pela periferia da zona norte, teve apoio do professorado e das comunidades escolares, dos movimentos sociais, do MST e dos sindicatos.




Paulino (de camisa vermelha) e o Vereador Paulo Porto do PC do B, indigenista, ligado ao CIMI e as causas populares.

O Paulino é um militante histórico do partido, atualmente é o presidente da APP Sindicato, engajado nos Movimentos Sociais, ativista dos Direitos Humanos; e cristão comprometido nas pastorais populares, sobretudo na Pastoral Operária e nas CEBs, tem uma longa caminhada de engajamento, ligado a Teologia da Libertação, atuou por muito tempo ao lado dos padres jesuítas na Paróquia Santo Inácio de Loyola.




O Paulino é o segundo sentado à direita que está com sua esposa Licelda que participou do Laicato Saletino, na década de 80, em Santa Catarina e hoje participa conosco. Esta foto foi cedida pelo Paulo Moroni na ocasião em que juntamente com a Modhú abrilhantaram o nosso encontro de leigos em julho de 2014.
Enquanto grupo de leigos xaverianos teremos a tarefa de acompanhar a atuação parlamentar do Paulino e contribuir para que as comunidades, os movimentos organizados e a comunidade como um todo, tenham nele um canal de participação e que o mandato seja uma ferramenta para a construção de uma cidadania mais plena, plural e justa. O Documento 107 da CNBB (2014) p. 124, já nos alerta que no mundo da política, três elementos são fundamentais: formação, espiritualidade e acompanhamento: estimular a participação dos leigos e leigas na política, construir mecanismo de participação popular; mostrar que há outras maneiras de tomar parte na política; e “acompanhar  os cristãos que estão com mandatos políticos a fim de que estes vivam também aí a missão profética, contribuindo deste modo para a transformação social."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...