terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Combati o bom combate!





Na madrugada deste dia 27 de dezembro de 2017, a família xaveriana está de luto, pois retornou à casa do Pai o Pe Giannino Calderaro, com 76 anos, nascido em 30 de janeiro de 1941 em Cittadella - Itália com 49 anos de vida sacerdotal, a maior parte dela vivida no Brasil!

Foi pároco em Laranjeiras do Sul-Pr de 1987 à 1993 onde deu apoio para inúmeras iniciativas de evangelização na catequese, focolares e com a juventude, sempre com espírito missionário. Toda nossa gratidão e amor pelo legado que deixou em nossos corações, famílias e comunidade! Obrigado!

Em 04.10.1993 celebrou os 25 anos de sacerdócio em Laranjeiras do Sul - PR em uma linda celebração que foram convidados também todos os casais que naquele ano fariam 25 anos de matrimônio. Aconteceu no ginásio de esportes da cidade que tem capacidade para mais de 5 mil pessoas e estava completamente lotado! Este e tantos outros ficaram marcados não somente nos paroquianos mas no povo laranjeirense!
Em 25.10.2009 realizou 50 anos de Consagração Religiosa (veja no link o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xrwFs25B2jw

Padre Gianni, como todos o chamavam somou-se à Congregação dos Missionários Xaverianos em 1952, fez sua primeira profissão religiosa em 25.10.1959 e a profissão perpétua em 12.09.1965 e ordenado sacerdote em 13.10.1968 na Catedral de Parma.
Trabalhou como missionário nas cidades de Santa Mariana (1980-1981), Londrina (1981-1987, Laranjeiras do Sul-PR (1987-1996), Piraju (1996-2008) e desde outubro/2008 até hoje foi pároco em Londrina-PR na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.


O funeral irá acontecer na própria paróquia e o sepultamento será dia 27.12 às 10h30min no Cemitério Pe. Anchieta em Londrina-PR.
Dai-lhe o descanso eterno, Senhor!

sábado, 16 de dezembro de 2017

Benção por intercessão de São Guido Maria Conforti

No Santuário de São Guido em Parma

Olá, boa noite!

Gostaria de partilhar com todos vocês uma experiência pessoal e muito significativa em minha vida.

Com doze anos iniciei minha vida participativa em comunidade. Em uma comunidade com padres  missionários xaverianos. Em pouco tempo conheci a biografia de São Francisco Xavier e tão seguidamente de São Guido Maria Conforti. O exemplo de desprendimento e amor à Deus dos padres e o testemunho de vida, disposição e serviço desses dois grandes santos me despertaram para a missão e hoje faço parte da coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos do Brasil Sul.
No Santuário de São Guido em Parma
Hoje com 34 anos estou na véspera de dar a luz a minha primeira filha.
Em fevereiro de 2015, eu e meu esposo tivemos a oportunidade de estar na Itália. Fomos em Ravadese, onde São Guido foi batizado e também em Parma onde foi Bispo e local em que fica a Casa Mãe dos Xaverianos, além de conhecermos também o Vaticano.
Foi em Parma, no Santuário de São Guido que eu e meu esposo Ricardo dobramos nosso joelho em adoração à Deus e que diante das relíquias de São Guido pedimos a sua intercessão, para que quando fosse o momento preparado por Deus ele intercedesse por nossa maternidade e paternidade.
No Batistério da Catedral de Parma

Eu fui diagnosticada com endometriose em 2006, fiz cirurgia e tomava remédio constantemente pois meu ciclo menstrual não poderia retornar ou voltaria a agravar meu caso. 
Os médicos sugeriam que quando desejasse tentar engravidar que fizesse uma bateria de exames, que realizei em dezembro de 2016, e estando tudo em ordem parasse de tomar a medicação. Em fevereiro desse ano, onze anos após a cirurgia e todo esse período sem fluxo menstrual algum, parei então de tomar remédios e com a poderosa intercessão de São Guido e a graça de Jesus Cristo no mês seguinte, março, eu estava grávida e agora me alegro imensamente de partilhar esta grande benção com todos vocês queridos leigos.


Patricia e Ricardo
felizes com a gestação
Com minha mãe Gloria na
Paróquia Xaveriana
Sagrado Coração de Jesus
Em Ravadese, Itália - padres Ivanildo Quaresma e Rafaelle Zocheta

A adversidade, a doença, os problemas são oportunidades que Deus nos dá de ficarmos mais próximos a Ele, de sermos menos egoístas e até mais misericordiosos... os olhos da fé nos permite isso: o também vivermos alegrias antes impensáveis.  

Agradeço à Deus nosso milagre que neste momento está aqui mexendo em minha barriga e se chama Maria Beatriz. Maria exatamente por causa de Nossa Senhora e Beatriz pelo significado, aquela que trás felicidade, a personificação do bem.

Um feliz e Santo domingo de Advento, de espera a todos!!
E desde já obrigada pelo carinho e orações.

Patricia Nunes Araujo

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Solenidade de São Francisco Xavier

No Centro de Animação Missionária da Vila Mariana em São Paulo, foi celebrada nessa semana a Solenidade de São Francisco Xavier.

Celebrou a santa missa o padre Rafael Lopez Villasenor e co-celebraram os padres Jorge Villagomes, Giovanni Mezadri e Jair Julião. Na homilia foi lembrado que a Congregação Xaveriana celebrou 122 anos de fundação, bem como o chamado de Xavier ao serviço missionário e o despertar do ímpeto de São Guido Maria Conforti ao conhecer a biografia de Xavier em querer realizar o sonho de ir à China levar o Evangelho, anunciando Jesus a todos os povos, trazendo a meditação de que cada porta que se fecha é uma oportunidade que pode nos abrir um mundo de possibilidades.


Meditando sobre isso e recordando que São Guido tinha uma saúde debilitada que o limitou de partir em missão, mas possibilitou que fundasse um Instituto Missionário que enviasse jovens missionários à China. E foi também quando a China comunista, para onde eram enviados inicialmente todos os missionários, se fechou a receber os xaverianos que a Congregação expandiu e enviou missionários a outras localidades, estando presente hoje em quatro continentes da Terra. 


Que todos nós, nos reconhecendo pecadores, mas enviados de Cristo, possamos levar o seu Amor a todos os cantos onde formos!

Houve a participação de amigos dos xaverianos, das irmãs xaverianas Ester e Beth que atuam na periferia da zona oeste, no Morro Doce e também da jovem Ingrid Matos que é da Juventude Xaveriana e Patricia Nunes Araujo que pertence aos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul.
São Francisco Xavier escreveu que ao final do dia tinha os braços cansados de tanto batizar. Mas que no outro dia iniciava a jornada novamente.

Que nós mesmo cansados em nossa jornada, não esqueçamos do Amor de Deus por nós e de agradecer por isso buscando tornar seu Amor conhecido ao maior número de irmãos.

Um ótimo dia!!


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Agradecimento aos Xaverianos - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Hortolândia

Por ocasião da entrega da Paróquia Xaveriana Nossa Senhora Aparecida de Hortolânda à Diocese no final de novembro, a leiga missionária xaveriana, paroquiana Rita Leite escreveu um agradecimento emocionado aos padres xaverianos pela atuação de quase 35 anos no bairro.

Agradecidos a Deus pelos Missionários Xaverianos

Atendendo o mandato de Jesus "Ide ao mundo e anunciai o Evangelho", em 1983 os Missionários Xaverianos chegaram ao Jardim Rosolem, na cidade de Hortolândia/SP. Nesta época o bairro não tinha nenhuma infra-estrutura, nos faltava tudo, menos a fé e a vontade de colaborar na evangelização. 
Nosso primeiro Pároco Padre Arnaldo De Vidi com muita coragem, fé e amor cuidou desse rebanho povo pobre e sofrido. O carisma dos xaverianos logo encantou o povo de Deus e juntamente com nosso Pároco fomos formando pequenas comunidades e assim nasceu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Muito aprendemos com nosso querido Padre Arnaldo e depois dele vieram tantos outros missionários xaverianos que nos ajudaram a crescer na fé em Jesus Cristo no amor ao próximo e na vivência da fraternidade universal. 

Queremos dizer muito obrigado a todos os missionários que deixando sua terra, sua família e impulsionados pelo amor de Cristo vieram até nós e nos ajudaram nesta caminhada de fé. Depois de 34 anos de sua presença missionária, estando nossa Paróquia suficientemente autônoma, partem para outras periferias, pois este é o mandato de Jesus: Ide a todos os povos. Nosso muito obrigado a todos os Missionários Xaverianos que por aqui passaram que doaram seu tempo, sua vida, e seu amor ao povo de Deus. Nosso eterno agradecimento também aos que já estão na casa do Pai e que ficarão para sempre em nosso coração, de maneira especial Pe Gino Nassini nosso último Pároco xaveriano. 

Não temos palavras para agradecer por tudo que fizeram por nós nestes 34 anos somente Deus poderá recompensá-los. Também agradecemos de maneira especial nosso querido amigo Pe Luiz Roberto (Beto) nosso administrador Paroquial. Deus os abençoe por tanto amor e dedicação. A Paróquia Nossa senhora Aparecida, Jardim Rosolem Hortolândia SP, sente a partida de vocês, mas fomos privilegiados por todos estes anos de caminhada de fé, lutas e aprendizado da vivencia do amor fraterno.

Obrigado queridos missionários xaverianos pela generosidade,carinho e amizade, enfim por tudo que fizeram por nós. São Guido Maria Conforti os proteja e os ajude no testemunho vivo e fiel de Jesus Cristo a todos os povos onde forem enviados.

Unidos em Cristo!
Rita Leite

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...