sábado, 30 de março de 2019

AMOR


O Crucifixo é o grande livro sobre o qual formaram-se os Santos e sobre o qual nós também devemos formar-nos. Todos os ensinamentos contidos no Santo Evangelho encontram no Crucifixo a sua síntese. Ele nos fala com uma eloquência que não tem igual, a eloquência do sangue.
Infunde a humildade, a pureza, a mansidão, o desapego de todas as coisas da terra, a uniformidade à divina vontade e, sobretudo, o amor para com Deus e para com os irmãos. Por sua crucifixão Jesus reconciliou, consigo a humanidade com Deus e uniu entre si num único vínculo de amor todos os dispersos filhos do primeiro pai. Santo Afonso bem podia escrever aos pés de um Crucifixo estas palavras: assim se ama!
No mundo sobrenatural ele é o ponto mais elevado que patenteia ao olhar imensos horizontes. É o livro mais sublime sobre o qual devemos meditar continuamente para encontrar a razão suficiente para todas as questões da ordem moral. Nenhum outro livro pode falar com maior eficácia à nossa mente e ao nosso coração; nenhum outro livro pode fazer-nos conceber propósitos mais generosos e despertar em nós todas as energias necessárias para concretizá-los mesmo à custa das maiores renúncias e dos mais duros sacrifícios.
Por isso ao missionário, que parte para terras longínquas a fim de anunciar a Boa Nova, outra arma não é oferecida a não ser o Crucifixo, porque esta possui a força de Deus e por ela haverá de triunfar sobre tudo e sobre todos após ter triunfado sobre si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...