sábado, 30 de março de 2019

Fazer a diferença

30.03.2019: 154 anos de nascimento de SÃO GUIDO MARIA CONFORTI, nasceu para fazer a diferença em sua família, em sua realidade local e deixou um legado de santidade, amor e testemunho à Igreja e ao mundo.
 Nasceu em Parma, na Itália, em 30 de março de 1865.
No breve trajeto rumo à escola, o pequeno Guido sempre entrava em uma igrejinha para olhar o Crucifixo que dominava o altar. Aos pés daquele crucifixo brota a vocação missionária, dizia São Guido:
- Ele parecia que me dizia muitas coisas! Eu olhava para Ele e Ele olhava para mim!
Ali nasce a vocação de Guido Maria. Logo se apaixona pela vida e pela obra de São Francisco Xavier e planeja continuar sua missão: ir para a China. Com saúde muito frágil, porém, não realiza seu sonho. Somente uma graça de Nossa Senhora possibilita a sua ordenação sacerdotal, em 1888.
Em 1895, Conforti, com apenas 30 anos de idade, sob inspiração divina e ação do Espírito Santo funda a Congregação dos Missionários Xaverianos. Com a herança recebida após a morte do pai, compra uma casa onde reúne um grupo de 17 seminaristas. São Guido está disposto a dar o melhor de si mesmo e foi o que fez!
Em 1902, é nomeado arcebispo de Ravenna (1902-1905) e, em seguida, bispo de Parma (1907 – 1931). Ele é um guia exemplar e incansável de sua igreja, mas nunca esquece de ser bispo para o mundo todo. Dedica-se com todas as forças à formação de seus missionários, ao envio deles para a China e ao crescimento da consciência missionária além-fronteiras no clero de toda Itália.
Em 1928, vai à China visitar os seus missionários, peregrina por todos os postos mais avançados onde os seus filhos-sacerdotes trabalham.
Depois de uma vida dedicada inteiramente à missão, Conforti é chamado à Casa do Pai em 5 de novembro de 1931, data em que celebramos a festa do santo.
Sua vida foi um crescente deixar-se alcançar pelo Senhor que ele contemplava na natureza, no Crucificado e na Palavra. Inspirado no grande missionário São Francisco Xavier e em companhia de Nossa Senhora da Estrada ele viveu plenamente a missão evangelizadora da Igreja, nas três condições em que foi chamado a servir: como bispo no pastoreio da Igreja local, o compromisso com a missão “ad gentes” e a evangelização dos que perderam o sentido da fé.
Em 17 de março de 1996, o Papa João Paulo II o proclama bem-aventurado e no dia 23 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI o proclama santo.

Celebramos o Dia de São Guido Maria Conforti dia 05 de novembro, dia em que nasceu para o céu.
Deixou para os leigos missionários xaverianos o testemunho de que é possível fazer a diferença, seja no pequeno, local e ousar lançar-se para águas mais profundas, afinal o desafio é FAZER DO MUNDO UMA SÓ FAMÍLIA NO AMOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...