quarta-feira, 2 de maio de 2012

MISSÃO XAVERIANA NAS FILIPINAS

Por Pe. Everaldo dos Santos, sx

Com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km² formando um belo arquipélago de 7.107 ilhas divididas em três grupos: Luzon, ao norte, Visayas, no centro e Mindanao, no Sul. Sua capital é a grande Manila que deve contar com uma população de aproximadamente 15 millhões.


O clima é quente, húmido e tropical. A temperatura média anual é em torno de 27 °C. Os filipinos costumam falar de três estações: o Tag-init (a estação quente, ou verão, que dura de Março a Maio), o Tag-ulan (a estação chuvosa entre Junho e Novembro) e o Tag-lamig (a estação fria, de Dezembro a Fevereiro).


A maior parte das acidentadas ilhas estava originalmente coberta por florestas húmidas. A origem das ilhas é vulcânica. O ponto mais elevado é o monte Apo em Mindanao, com 2954 m. Muitos dos vulcões do país, como o Pinatubo e também o Mayon, estão ativos. O país está também integrado na região de tufões do Pacífico ocidental e é atingido por uma média de 19 tufões por ano.

Grande parte das ilhas encontra-se numa placa tectónica encravada entre as placas Euroasiática e do Pacífico - a Placa das Filipinas.

Religião - As Filipinas são um dos dois países da Ásia de predominância cristã, sendo o outro Timor-Leste (ambos de maioria católica): mais de 90% da população é cristã. Cerca de 80% são fiéis da Igreja Católica Romana, enquanto os 10% restantes aderem a outras denominações cristãs, como a Igreja Filipina Independente, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Unida de Cristo e da Igreja Ortodoxa. A divisão eclesiástica do país compreende 89 dioceses e arquidioceses.

Aproximadamente 10% da população são muçulmanos, a maioria dos quais vive em Mindanao, Palawan e do arquipélago de Sulu, uma área conhecida como Bangsamoro ou da região Moro. Alguns migraram para zonas urbanas e rurais em diferentes partes do país. A maioria dos muçulmanos filipinos pratica uma forma de islamismo sunita, enquanto outros grupos tribais, como o Bajau, pratica uma forma mista de islamismo com animismo.

Economia - Filipinas faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

É considerado um país em desenvolvimento. Seu PIB ocupa o 118º lugar entre 178 países. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. A indústria pesqueira é bastante forte. Sua produção agrícola consiste principalmente de arroz, milho, coco, cana-de-açúcar e tabaco. Possuí também quantidades razoáveis de minérios de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.

A economia do país sofreu com a crise asiática de 1998. O crescimento anual caiu de 5% em 1997 para 0,6% no ano seguinte, porém recuperou-se em 1999 com 3%, passando para 4% em 2000 e mais de 6% em 2004. O governo prometeu prosseguir com reformas que auxiliassem na continuidade do ritmo de crescimento em relação aos demais países da Ásia. A elevada dívida pública (equivalente a 77% do PIB) mina os esforços de diversificação da economia. Já no campo da política, o governo atual tem embarcado numa luta acirrada contra a corrupção, mas como esta está impregnada em todas as extratas da sociedade, dá-se a impressão que quanto mais se limpa, mais sujeira aparece.

Xaverianos - A presença xaveriana nas Filipinas é limitada à região da Grande-Manila, com quatro comunidades, uma localizadas na diocese de Cubao (comunidade do pré-noviciado e filosofia) duas na diocese de Novaliches (comunidade da Paróquia São Francisco Xavier e a comunidade internacional de teologia) e uma na diocese de Antipolo (paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.) Antipolo existe como diocese desde 1983 e as outras duas dioceses foram recentemente desmembradas da diocese de Manila: a diocese de Novaliches em dezembro de 2002 e a diocese de Cubao em junho de 2003.

Membros da Comunidade de Teologia atravessando o mar

Duas de nossas comunidades são especificamente comunidades de formação, o teologado e o pré-noviciado; as outras são comunidades pastorais; mas na realidade todas as comunidades estão vinculadas à formação. 

Reunião comunitária

De fato, a formação tem sido a razão principal da abertura da delegação das Filipinas, que é a viabilização da existência da teologia internacional da Ásia. Ao mesmo tempo em que nós começamos nossa presença nas Filipinas, o então bispo de Manila, Cardeal Sin, confiou-nos a Paróquia de São Francisco Xavier, que agora pertence a diocese de Novaliches.

Uma segunda etapa da Delegação foi a abertura às vocações locais: em junho de 1996, nós acolhemos o primeiro grupo de quatro aspirantes filipinos! A partir de então a caminhada com om os vacacionados locais tem sido cheia de altos e baixos. No momento temos já um padre filipino que trabalha na Serra Leoa, um estudante que já concluíu o curso de teologia e está fazendo o estágio em missão também na Serra Leoa e temos um grupinho de 6 estudando filosofia.

Juntamente ao trabalho de formação com os candidatos locais há também o trabalho de animação missionária e vocacional.

Jovens da nossa Paróquia São Francisco Xavier

Estes são os objetivos principais da Delegação: formação no teologado internacional e formação de candidatos filipinos à vida religiosa missionária xaveriana, nos estágios de pré-noviciado e noviciado; e animação missionária e vocacional. A atividade pastoral encontra seu espaço neste contexto de formação, mesmo que as paróquias exijam tempo integral dos confrades que lá trabalham.

Na comunida de teologia, além de preparar nossos jovens confrades para o trabalho ministerial na igreja, atenção especial tem sido dada à formação para o diálogo inter-religioso, especialmente com o Budismo e Islamismo, religiões que predominam na maioria dos países em que estamos presente como Xaverianos.

Plantação de arroz com Vulcão Mayon no fundo

Esperamos que num futuro breve o nosso carisma possa ser abraçado e vivido trambém pelos leigos.

3 comentários:

  1. Belo relato do Pe. Everaldo, missionário das terras paranaenses nas Filipinas, um panorama importante sócio-econômico-cultural e teológico de um país alegre e vibrante!
    - Luiz Carlos Frederick, leigo xaveriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz, vai ficar fera na internet.
      Esta ferramenta irá nos ajudar muito, vc vai ver...

      Excluir
  2. É admirável e esperançoso ver que ainda existe pessoas que amam e se dedicam de verdade sem esperar retorno para si. Ser missionário é se dispor, é ser um adorador de Jesus, servindo ao próximo.
    Parabéns aos missionários atuantes nas Filipinas!!!!!

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...