domingo, 31 de julho de 2016

Encontro Superior Geral dos Xaverianos com a Coordenação dos Leigos Brasil Sul

E o mês de julho para os Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul foi agitado, com muitos compromissos, encontros e encaminhamentos.


Depoimento

Quero compartilhar com todos vocês a imensa alegria em receber um convite do padre Luigi Menegazzo, italiano, Superior Geral da Congregação Xaveriana que está no Brasil para um Encontro.

O encontro aconteceu no início do mês de julho no Centro de Animação Missionária na Vila Mariana - São Paulo/SP.
Padre Domenico Borotti, Padre Luigi Menegazzo e Patricia Nunes

Padre Domenico Borotti, Superior Regional, me recebeu com muito carinho e acompanhou o Encontro com padre Luigi.

Fiquei muito contente com o interesse e disposição do padre Luigi em conhecer e apoiar o trabalho dos Leigos no Brasil e no mundo.
Tive a oportunidade de apresentar um histórico dos Leigos, relembrando a caminhada percorrida e quantas mãos contribuíram para chegarmos até aqui.
Como estamos organizados, quantos somos, onde atuamos, o que fazemos, o que sonhamos e quais são nossos projetos... Tudo ouvido atentamente e com grande interesse.

Destaquei a assessoria direta do padre João Bortolocci e do padre Rafael Lopez Villasenor que tanto tem nos ajudado e motivado na caminhada. E a proximidade do próprio padre Domenico Borotti conosco. E claro, como é importante o apoio dos padres xaverianos para o fortalecimento e amadurecimentos dos diversos núcleos, inclusive para formação de novos grupos.

Apresentei os três subsídios preparados pelo padre João Bortoloci e o quarto e último subsídio feito pelos Leigos e estruturado por padre Rafael Lopez Villasenor.

Também reapresentei o documento relativo a Promessa - Compromisso Missionário e comentei sobre o Estatuto, necessidade Civil, exigida pela Lei Brasileira relativa a Associação.

Ficou muito contente em saber que com o apoio dos Leigos, foi enviada para missão na África, a Elizete da Aparecida Toledo, leiga de Laranjeiras do Sul/PR e membro da Coordenação Geral.

Falei do nosso sonho de enviarmos e mantermos enquanto Leigos, membros para Missão ad gentes em outros estados e até outros países.

Evidenciei que dos nove grupos que temos atualmente, três se encontram em Paróquias sem a presença xaveriana, pois são grupos idealizados por ex seminaristas que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os xaverianos, o que é muito significativo.

Padre Domenico Borotti, Padre Luigi Menegazzo e Patricia Nunes

Quero dizer para vocês quão emocionada fiquei não apenas pelo belíssimo gesto de acolhida do padre Luigi neste encontro para com os Leigos, como por ao descrever a nossa caminhada me dar conta de quanto já se foi feito e o quanto já crescemos e quantos laços criamos no decorrer destes últimos 5 anos em que estamos organizados.

Que possamos continuar unidos, sonhando, rezando e se dispondo por Amor à Deus, com o exemplo de São Guido Maria Conforti a fazer do mundo uma só família, onde possamos oferecer solidariedade, misericórdia e amor ao próximo com testemunho de vida.

Padre Luigi se mostrou muito aberto e muito grato pelo trabalho dos Leigos e se dispôs a possibilitar e mediar a comunicação entre os Leigos Missionários Xaverianos de outros países para que haja uma troca, uma partilha e apoio entre os leigos.
Bem como enfatizar a colaboração dos padres xaverianos no intuito de fortalecer os Leigos no Brasil.

Ainda irá ocorrer um novo encontro com padre Luigi antes do seu retorno à Itália para entrega de todo material impresso e também os arquivos eletrônicos.

Em breve os grupos receberão comunicados com mais detalhes e na 5ª Assembleia dos Leigos em Coronel Fabriciano/MG novembro próximo iremos relatar a riqueza deste feliz encontro.

Um abraço,
Patricia Nunes 
Coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil
"A missão se faz com as mãos dos que ajudam, com os joelhos dos que rezam e com os pés dos que partem."

2 comentários:

  1. Excelente essa comunicação com o supervisor geral! Parabéns Patricia e Pe. Domenico.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito contente com esse contato. Será ótimo para todos nós Beg. Abraço,Paty

    ResponderExcluir

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...