segunda-feira, 18 de julho de 2016

Fui evangelizar e fui evangelizada ao testemunhar os valores do Reino no mundo (DAp.212)


Todos somos chamados a colaborar, a se converter (DAp.366), e a anunciar “a boa nova aos pobres e pecadores” no Reino da inclusão e do serviço (DAp.224).
Como leiga xaveriana junto com a Irmã Marlene Pantoja, mediante o COMIDI fizemos visitas missionárias na Diocese de Cornélio Procópio-PR, mais especificamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Panema e Capela Santa Luzia de Quinzópolis, distritos de Santa Mariana-PR.

 “Os leigos são convocados de modo especial a tornar presente e operante a Igreja naqueles lugares e circunstâncias, onde ela só por meio deles pode vir a ser sal da terra” (LG, 33b). 


A região é essencialmente agrícola, com plantação de milho, cana, soja, trigo e algodão. Trata-se de um povo simples, contudo, calorosamente acolhedor assumindo os desafios do mundo moderno numa “verdadeira paixão pelo Reino” (DAp.152)” Como povo eleito, somos todos convocados, consagrados, sem distinção de cargos ou papéis,” tarefa atualizadora advinda do Concílio Ecumênico Vaticano II, de uma  Igreja povo de Deus, nós fomos recepcionadas pelos amigos das xaverianas da cidade de Santa Mariana, Sirley e família e, mais tarde, pelo casal Maria Lúcia e José Roberto, que nos hospedaram em Panema, que,” nas situações ordinárias da vida familiar teceram a sua existência” (LG, 31) nestes lugares.
Depois ouvimos o relato de como Nossa Senhora protegeu a cidade de uma tempestade de granizo, no mês de março deste ano, que causou estragos por toda cidade. Mesmo com tanta destruição, “só dilataram os campos do apostolado dos leigos...que requereram a sua inteligente solicitude e o seu esforço” (AA,1). Assim, percebemos que se trata de um povo de muita fé que a Igreja conclama a elaborar planos pastorais que possam “favorecer”...em missão...” a formação de um laicato capaz de atuar como verdadeiro sujeito eclesial e competente interlocutor entre a Igreja e a Sociedade, e entre a Sociedade e a Igreja (CNBB 105).
No dia seguinte, enfim, chegamos ao nosso destino, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Panema. Lá recebemos uma formação específica para realizarmos ações conjuntas nas visitas missionárias organizadas. 
O tema da missão era “missionários misericordiosos do Pai”. Participavam conosco mais ou menos 80 missionários oriundos de outras paróquias da Diocese “dotados de um arraigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração, da fé e da missão” (EG,102).

No sábado, dia 11 de junho, iniciamos as missões, indo de casa em casa. A cada família visitada, pudemos testemunhar a força da fé daqueles moradores que festejavam a nossa presença, “com um empenhamento real pela aplicação do Evangelho”(EG).
Chegamos lá com um imenso desejo de se doar, levando todos a viver a alegria do Evangelho. A cada acolhida, abraço ou sorriso recebido sentimos o quanto estávamos sendo guiadas pelo Espírito Santo como construtores do Reino, de igualdade, justiça, partilha, solidariedade, irmandade, de partícipes povo de Deus.

Como desafio Pastoral, agradecemos de todo coração esta oportunidade de assumir nossa responsabilidade laical que nasce do Batismo e da Confirmação. E às pessoas que cruzaram o nosso caminho, deram espaço nas suas Igrejas particulares para exprimir, agir e decidir vivenciar o Amor de Deus ao introduzir valores cristãos no mundo social, político e econômico local.

Obrigada aos meus companheiros de missão, Leonice e Ageu, à Irmã Marlene, pelo convite, ao Pe. José XXX da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e todo COMIDI de Cornélio Procópio, porque essa experiência me fez crescer no seguimento de Jesus NA NOSSA VOCAÇÃO LAICAL XAVERIANA.

Maria Angélica Kroetz Kovalhuk
Leiga Missionária Xaveriano - Curitiba/PR



SIGLAS

AA – Apostolicam Actusitatem, Decreto sobre o apostolado dos leigos, Concílio Vaticano II
CNBB 105 – Documento “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14)”, 54ª Assembleia Geral, Aparecida-SP, de 6 a 15 de abril de 2016
DAp – Documento de Aparecida, V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe
EG – Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho, Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, Papa Francisco
LG – Lumen Gentium, Constituição Dogmática sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...