terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dom Adolfo Zon - xaveriano - Bispo do Alto Solimões preside Missa de abertura do Mês Missionário em Brasília

A abertura oficial do Mês Missionário na Arquidiocese de Brasília foi celebrada na manhã deste domingo, 02/10, com Santa Missa na Catedral Metropolitana de Brasília, presidida pelo bispo da diocese de Alto Solimões, AM, dom Adolfo Zon Pereira, sx.

Para juntos celebrarem e vivenciarem o Jubileu, no contexto do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Santo Padre, cerca de 600 pessoas atravessaram a Porta Santa da Igreja Mãe, em peregrinação.
Entre os presentes estavam representações missionárias da Arquidiocese de Brasília, como: A Infância, Adolescência e Juventude Missionária-que levaram 50 crianças e adolescentes; a Escola de Evangelização Santo André; a Pontifícias Obras Missionárias, POM; as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), leigas Consagradas, o Centro Cultural Missionário (CCM), o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) e a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB. Também participaram da celebração, 17 missionárias e missionários estrangeiros que estão no curso do Cenfi e que vêm de 14 países: Timor Leste, China, Gana, Haiti, México, Filipinas, Honduras, Porto Rico, Tanzânia, Peru, República Centro Africana, Vietnã, Indonésia e Japão. O Curso é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).
Durante a homilia, dom Adolfo destacou a importância da missão de cada batizado, de levar a Palavra de Deus a todos, principalmente aos mais sedentos. “Neste mês de outubro, todos somos chamados a partilhar com os irmãos, o dom da Palavra que acolhemos. Que o rosto missionário da Igreja possa resplandecer em todas as nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos”, disse o bispo que completou em seguida: “Sejamos Igreja em estado permanente de missão, ‘Igreja em saída’, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho!”.

Além de marcar o início das atividades Missionárias na Arquidiocese de Brasília, a celebração quer contribuir com o despertar da comunidade para a responsabilidade cristã de evangelização e missão, como enfatizou abaixo, Irene Masae Okada, membro do Conselho Missionário Diocesano, COMDI.
“Essa celebração tem o fim de enfatizar que o mês de outubro é o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo por meio da Campanha Missionária, organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM); sensibilizando, despertando vocações missionárias, bem como conscientizando que devemos realizar a Coleta do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro, este ano nos dias 22 e 23, tornando possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal. Além das ofertas, somo convidados a rezar e refletir sobre a nossa missão no mundo e nos ofertarmos para servirmos como missionários”, disse Irene.
Após a Santa Missa, foi realizada uma breve formação e reflexão dos elementos fundamentais sobre a missão, no auditório da Cúria, com o tema ”Igreja em Estado Permanente De Missão" e o lema “Vão e Façam Discípulos a Todos os Povos" (Mt 28,19), ministrado pelo Pe. Sidnei Marco Dornelas.
Fonte: Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...