quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PEREGRINOS COM MARIA A JESUS!


Por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2015 até dia 20 de novembro de 2016 e com o objetivo de bem celebrar e viver o Jubileu da Misericórdia e ajudar a todos a encontrarem-se pessoalmente com Deus, aconteceu entre os dias 8 e 9 de Outubro de 2016 a 2ª Peregrinação da Misericórdia com o tema: Peregrinos com Maria a Jesus.
Santuário Nossa Senhora Aparecida - Laranjeiras do Sul - PR

O grupo formado por 50 peregrinos, oriundos de Reserva, Porto Barreiro, Guarapuava e Laranjeiras do Sul iniciou a peregrinação no sábado pela manhã no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Laranjeiras do Sul com acolhida dos peregrinos e logo após a recepção da veste batismal e o barro, símbolos que foram usados durante a peregrinação até o momento da Confissão, para nos lembrar de que pelo Batismo somos novas criaturas em Cristo Jesus e o barro na veste branca é o pecado que marca, 'suja’ nossa alma e traz consigo sérias consequências.

Recebimento da Veste Branca, Barro e espelho - Santuário N. Sra. Aparecida - Laranjeiras do Sul - PR

Com a meditação da Salve Rainha, Mãe de Misericórdia foi possível perceber o carinho que ela tem por seus filhos, quando não lhes deixa sozinhos em seu 'vale de lágrimas', pois ela é vida, doçura e esperança!

 

 

Santuário Nossa Senhora Aparecida - Laranjeiras do Sul - PR
 


Oração das Laudes - Santuário N. Sra. Aparecida - Laranjeiras do Sul - PR


A caminho... do abraço misericordioso de Deus Pai!
Oração pelo Dia do Nascituro - Santuário N. Sra. Aparecida - Laranjeiras do Sul - PR
Após a Oração das Laudes e a consagração dos Nascituros à Nossa Senhora, pois dia 08.10, é celebrado o Dia do Nascituro e na ocasião encerrava-se a Semana Nacional da Vida, os peregrinos seguiram para o Santuário do Bom Jesus em Campo Mendes, onde aconteceu o Momento Penitencial, com veneração a Santa Cruz e a reflexão sobre o pecado, indulgência e o Ano Santo da Misericórdia. Com a oração pelos fiéis defuntos no cemitério, em seguida a Adoração ao Santíssimo Sacramento com a contemplação das Sete Dores de Nossa Senhora. Pela segunda vez o almoço foi preparado e servido pela própria comunidade de Campo Mendes, que com isso realizou uma das obras de misericórdia corporal: era peregrino e me acolheste (Mt 25,35).

Momento Penitencial - Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR

Momento Penitencial - Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR

Momento Penitencial - Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR

Momento Penitencial - Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR


Momento Penitencial - Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR


Meditação sobre o Ano Santo - Santuário Campo Mendes - Laranjeiras do Sul/PR


Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR

Oração pelos fiéis defuntos - Cemitério do Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR


Almoço no Santuário Bom Jesus - Campo Mendes - Laranjeiras do Sul - PR
O terceiro momento aconteceu com a parada na Capela São Roque da Paróquia Santa Clara, Candói, onde houve um momento especial de partilha com a comunidade local sobre a terra da Misericórdia: Polônia, que foi realizado pela Adélia Gryzybowski que esteve por 11 meses naquele país e também participou da JMJ. Os peregrinos receberam imagens de Santa Faustina, de Jesus Misericordioso e medalhas estes oriundos do Santuário Mundial da Divina Misericórdia de Cracóvia, Polônia



Capela São Roque - Paróquia Santa Clara - Candói - PR

Adoração e Meditação sobre as obras de Misericórdia - Santuário da Divina e Trina Ternura - Guarapuava - PR

Santuário da Divina e Trina Ternura - Guarapuava - PR

Santuário da Divina e Trina Ternura - Guarapuava - PR

Em Guarapuava, os peregrinos visitaram o único Santuário do mundo dedicado a Divina e Trina Ternura, com reflexões sobre as Obras de Misericórdia, Adoração ao Santíssimo e primeiro momento para as confissões.

Santuário Nossa Senhora Aparecida - Guarapuava-PR

Catedral Nossa Senhora de Belém - Guarapuava - PR


Em seguida passaram pela Porta Santa do Ano Santo na Catedral Nossa Senhora de Belém, onde pediram indulgências por eles próprios ou por falecidos bem como rezaram pela Diocese que este ano celebra o Jubileu de Ouro. Logo em seguida ocorreu a visita foi ao Santuário Nossa Senhora Aparecida para participação da Santa Missa e da Dozena. O jantar foi na quermesse realizada pela comunidade em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida a ser celebrado em 12 de outubro.

Igreja Santo Antônio - Imbituva - PR.
Na Igreja Santo Antônio em Imbituva, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, partilha de experiências do dia e repouso.

Na madrugada do domingo, os peregrinos participaram da oração diária das Vigílias com os monges beneditinos do Mosteiro da Ressurreição em Ponta Grossa, este foi um momento especial de encontro com Deus no silêncio e na oração.

Com a oração junto ao grupo Terço dos Homens, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário do Sagrado Coração de Jesus este é um Santuário de Adoração Perpétua do SSMO. Sacramento, localizado no centro da cidade, popularmente chamada de Igreja dos "polacos", sua construção data do ano de 1898. Este Santuário é administrado pelos Padres – Servos da Santíssima Eucaristia, que tem por carisma a adoração permanente, nesta igreja também encontra-se o túmulo de Dom Antonio Mazzarotto 1º Bispo de Ponta Grossa. Pe. Delci Zamboni, Reitor do Santuário acolheu os peregrinos e os conduziu até o Seminário dos Servos da Santíssima Eucaristia para o café da manhã e a segunda etapa das confissões.

 

Acolhida pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Curitiba - PR

Homenagem à Nossa Senhora Aparecida - Curitiba - PR

Em Curitiba aconteceu a acolhida pela comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Profeta Elias com homenagem e Consagração a Nossa Senhora Aparecida e a conclusão das confissões e por fim a comunidade serviu um saboroso almoço.

Santuário da Divina Misericórdia - Curitiba - PR

Santuário da Divina Misericórdia - Curitiba - PR

Santuário da Divina Misericórdia - Curitiba - PR

No Santuário da Divina Misericórdia, os peregrinos passaram pela Porta Santa, participaram da Santa Missa e da Oração do Terço da Misericórdia.

Catedral de Nossa Senhora da Piedade - Campo Largo - PR

Canção: Festa no Céu  com  a Família do Daniel em Campo Largo - PR

Na cidade de Campo Largo os peregrinos puderam homenagear Nossa Senhora da Piedade, com a oração pessoal na sua catedral no centro da cidade e após ouviram uma canção.

Catedral da Imaculada Conceição (Rito Ucraniano) - Prudentopólis - PR

Encerrando este grande encontro com a Misericórdia Divina, a última parada foi na Catedral da Imaculada Conceição em Prudentópolis, esta do rito ucraniano, onde os peregrinos novamente tiveram a graça de passar pela Porta Santa, onde aconteceu a celebração de encerramento ministrada pelo Pároco Pe. Dionísio Mazus, que conferiu uma bênção apostólica especial. A comunidade concluiu este dia com um delicioso lanche.

As partilhas foram muitas e dentre elas o destaque para o encontro com Deus Pai, rico em misericórdia nos diferentes momentos da peregrinação, especialmente na confissão e na Santa Missa.

A próxima peregrinação acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro, será também um momento especial e de encontro pessoal com Deus e terá como tema: Família Peregrina a caminho da Misericórdia.

 

 

Crédito Fotos: Adélia Grzybowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...