quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Depoimentos sobre o Encontrão Missionário em Londrina/PR

Sonia Rodrigues
Abaixo o depoimento da Sonia Rodrigues de Londrina:
Como o tema, “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste rebanho, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” JO 10,16 Londrina acolheu com muita alegria as representantes da Coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos e mais dois leigos. Fizeram-se presentes membros das comunidades das paróquias Jesus Cristo Operário e Mãe da Igreja e Paróquia nossa Senhora de Fátima. Foi um belo encontro e nele partilhamos sobre a vida do leigo na comunidade e sua importância para com a missão. Inspirados no exemplo São Guido Maria Conforti, vimos como é possível nós leigos vivenciarmos o Carisma e a Espiritualidade Xaveriana, não somente em nossas comunidades e paróquias, mais em qualquer lugar onde possamos exercer com alegria, nosso compromisso de Cristãos batizados. Podendo assim realizar a missão de levar o evangelho a todos os cantos do mundo, em especial aqueles que ainda não conhecem a Boa Nova de Cristo. A todos aqueles que contribuíram para que este momento se realizasse muito obrigada. Serão todos sempre bem vindos à Londrina.

Gloria Nunes, lmx com Padre Leão Ochio, sx

E o depoimento carinhoso da leiga xaveriana Glória Nunes de São Paulo: 
Eu sou muito feliz por fazer parte desde o começo da organização dos Leigos há mais de seis anos. Tenho muita alegria por fazer parte da família xaveriana. Amei estar presente no Encontro de Londrina, rever meu querido padre Leão e também o padre Augustin, padre Camilo e o padre Felipe. Gostei muito de conhecer os padres Claudio e Aristides e também os seminaristas. 
O Encontro foi ótimo. Foi possível refletir sobre a vocação leiga e alimentar o conhecimento sobre o Carisma Xaveriano, além de uma oportunidade para ouvir e partilhar. Senti que as pessoas presentes se animaram com a missão, e os diversos modos de ser um leigo atuante. Maravilhoso também fazer novas amizades e ver a possibilidade de formar um grupo de Leigos, agora na cidade de Londrina.


Padre Leão Ochio também nos apresentou um forte e valoroso depoimento: 
Para mim o Encontro em Londrina, em especial a experiência, o carinho e o testemunho da Patricia e da Elizete em relação aos xaverianos e a missão foi como um raio de sol. A Elizete que fez experiência como voluntária na Guiné Bissau e ficou com aquelas imagens no coração, como sendo o grito da Africa pedindo socorro!
Leão Ochio, sx
E a Patricia quis até conhecer o berço de Conforti, os lugares e os sinais onde se desenvolveu a sua vocação pessoal e a obra xaveriana na Itália, e que agora já foi até lá no Alto Solimões! É motivador pra mim! 
E agora com esta carga, querem lançar este fogo da missão além-fronteiras nos leigos, onde os xaverianos passaram ou ainda estão presentes. 
Tudo isso  me cutuca: Vocação missionária além-fronteiras é um dom que não nos pertence, é para a Igreja. E a universalidade da missão hoje, mais do que no tempo de Conforti, é um grito que vem de toda a sociedade, vem do próprio planeta! 
E é a vontade de Cristo: Ide ao mundo inteiro! Está no Coração do Pai Misericordioso que “não poupou seu próprio Filho, mas o entregou para que o mundo seja salvo”.
Se no Concílio Vaticano II ficou claro que missão não tem dono, é obra “do Povo de Deus”, o que nós xaverianos estamos esperando? 
Aí a pergunta: Será que temos consciência do nosso papel nesta Igreja? 
São Guido Maria Conforti, no tempo dele tinha consciência disso e andou na Itália toda para despertar esta consciência da dimensão universal da missão. E nós, nesta igreja, depois do Concílio, depois de Medelin, Puebla e Aparecida, com o Papa Francisco que quer “uma Igreja de portas abertas, mesmo que machucada e enlameada - se for preciso - mas na rua, ao encontro, como realizamos isso?
Na minha opinião os leigos devem cutucar e desentocar os padres!
Só com leigos corresponsáveis a missão vai ser do Povo de Deus. Missão não pode ter dono, mas servos, que coordenem, orientem e incentivem. 
E se os xaverianos foram capazes de descobrir tanta coisa bonita e um dia despertar os leigos, agora peço: animem também a nós padres, porque é por causa disso que, quando jovens, deixamos o nosso lar e a nossa Pátria!

Segue o depoimento animado do leigo xaveriano Gilmar Piemontez de Laranjeiras do Sul:

Gilmar Piemontez, lmx
É com muito orgulho e alegria que sou membro dos Leigos Missionários Xaverianos. Desde a minha infância eu já gostava muito das atividades missionárias, talvez pelo fato de ter três irmãos ex seminaristas xaverianos.
Participei por muitos anos na Pastoral Vocacional e após isso me tornei catequista para os adolescentes e hoje com prazer dou catequese para adultos. Então estar participando hoje do grupo de Leigos é uma emoção, e  o melhor de tudo é que não se resume somente em reuniões, mas vamos para a prática, vamos ao encontro do povo de Deus. Quão maravilhosa foram as Missões que realizamos no ano passado, visitando quarenta e poucas capelas levando a Palavra de Deus e a imagem de São Guido. Como foi gratificante ver a alegria, a religiosidade e a fé do povo. Não tem mais como voltar a trás, a missão deve continuar.  Sou um Leigo Missionário Xaveriano feliz.
A experiência que tive em Londrina para o início do grupo de leigos, me deu mais motivação por ver a alegria e a vontade daquelas pessoas pela missão. É gratificante saber que apesar de tudo, ainda as pessoas tem Deus no coração e a vontade e a coragem de levar esse Deus a outras pessoas. Tenho certeza que este primeiro passo já é um grande salto para a formação do grupo de leigos xaverianos em Londrina. Tenho a certeza que esta semente irá germinar.
E o que mais me chamou atenção no Encontro de Londrina foi a motivação e o interesse dos participantes e o compromisso e comprometimento assumido pelos padres.

Também o depoimento sonhador da senhora Maria Donizete de Londrina:
Foi uma  grande alegria e uma experiência nova pra mim. Valeu muito participar. Se as pessoas soubessem como é importante se doar na missão. Já fiquei me imaginando lá em uma missão... Mas tudo no tempo de Deus.
Parabéns pelo trabalho dos Leigos! Muito lindo! Quero agradecer ao padre Augustin e todos os sacerdotes que participaram. O testemunho de cada um deles foi motivador. Espero continuar  na missão. 
Minha alegria é muito grande e quero fazer parte dos Leigos Missionários Xaverianos.
Um grande abraço e até breve se Deus quiser.

E o depoimento emocionante do seminarista Lucas Oliveira: 
Lucas Oliveira
Sinto que as pessoas que participaram do Encontro Missionário sentiram o forte desejo de dar continuidade nesse chamado de Deus, porque um grupo de leigos xaverianos é um verdadeiro “SIM“ para Deus.
O encontro dos leigos xaverianos que aconteceu em Londrina foi um momento de graça para todos os participantes. Onde o espírito missionário foi reacendido nos participantes, que de uma maneira ou outra querem assumir esse compromisso com Deus. E comigo não foi diferente!! 
O que mais me chamou a atenção no encontro foram as experiências missionárias apresentadas, através da equipe de coordenação (Patrícia e Elizete), que de uma forma belíssima representaram cada um dos leigos da nossa região sul.
Com o Encontro, eu por ter dado meu sim, como resposta de seguimento a Deus, através do seminário senti fortalecido o meu compromisso missionário com Cristo.  Como o próprio lema dos leigos xaverianos fala: “a missão se faz com os joelhos dos que rezam, com as mãos dos que ajudam e com os pés dos que partem". Ah, como estamos precisando de pessoas comprometidas com isso,  que levem a sério a missão. Seja ela como consagrado,  religioso ou leigo, desde que comprometido com a fé em Jesus Cristo.
São Guido tinha um sonho, que era fazer do mundo uma só família, e no Encontro, eu de modo particular senti essa experiência de família em cada um, ou seja, nas atitudes demonstradas por cada participante. Como falei no início, foi um momento de graça, pois é somente um começo, começo de um sonho que ainda está prestes a se concretizar. O missionário, é aquele que busca sempre levar a boa nova. A missão se começa primeiro no coração humano. Fica em nome do Seminário Xaveriano por cada participante que se dedicou o dia todo no encontro, nossos sinceros agradecimentos.  Que Deus nos abençoe sempre mais e que busquemos esse ideal de formar mais um grupo de leigos Xaverianos, agora em Londrina.

lmx: leigo missionário xaveriano
sx: sacerdote xaveriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...