terça-feira, 1 de novembro de 2016

Encontrão Missionário em Londrina/PR

São Guido Maria Conforti
E no último dia 22 de outubro aconteceu o primeiro Encontrão Missionário na cidade de Londrina/PR no Seminário Xaveriano.
O Encontro foi promovido pelos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul com o apoio do padre Augustin Mukamba, sacerdote xaveriano.

Foi um Encontro belíssimo e muito participativo que teve como tema o versículo 16 do Evangelho de João, capítulo 10: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.”  

Fomos recebidos com grande alegria e satisfação pelos padres, seminaristas e pelo povo que participou do Encontro.

Iniciamos com um café da manhã para acolher os participantes e já iniciar um momento de integração.

Gilmar Piemontez - Laranjeiras do Sul/PR
Tivemos um momento de oração intenso com leituras bíblicas preparado pelo Leigo Gilmar Piemontez de Laranjeiras do Sul/PR, que foi ótimo para o entendimento e motivação do tema.

A  Juventude foi nossa Equipe de Animação que lindamente cantou, animou e alegrou o Encontro com grande e contagiante entusiasmo.
Jéssica Marcela, conduzindo a dinâmica em grupo
Além da animação prepararam com zelo dinâmicas de entronização ao tema, que moveram e envolveram os participantes e nos transmitiu uma mensagem central da importância de ir ao encontro do outro que está distante, afastado, com problemas, que não são propriamente participantes da igreja e da necessidade do cuidado com a nossa casa comum. 

Realizamos uma exposição da Programação do Encontro e cada participante brevemente se apresentou. 

Padre Alfiero Ceresoli, sx
Padre Alfiero Ceresolli trouxe ao Encontro o Carisma e a Espiritualidade Xaveriana e chamou atenção com sua fala simples e repleta de conteúdo.
Relatou que não é fácil abrir nossa cortina para ver o mundo real, mas que isso é necessário, e que devemos mudar de direção, sair da igreja e do nosso comodismo e ir ao encontro do outro. Que também é preciso ter coragem para alcançar as "periferias" que precisam da luz do Evangelho.
Nos lembrou que São Guido Maria Conforti permitiu que os Leigos entrassem mais diretamente na vida da Igreja quando foi Bispo de Parma na Itália e que em 1905 já desejava enviar leigos em sua expedição missionária. Encontrou resistência e isso não foi possível. Mas ele sonhou com isso e hoje isto é uma possibilidade real.

Tivemos um intervalo e em seguida eu apresentei as Dimensões do Laicato Xaveriano, onde acreditamos que a Missão se faz:
- com os joelhos dos que rezam;
- com as mãos dos que ajudam;
- e com os pés que partem.
Explanei sobre cada uma dessas dimensões e possibilidade de atuação. Destacando que antes do Leigo xaveriano fazer qualquer coisa, a nossa essência está em "ser" leigo com o carisma de São Guido Maria Conforti, o carisma xaveriano em qualquer ambiente em que estejamos.

Acolhida e oração que antecederam o almoço
Acolhida e oração antecederam o maravilhoso almoço e após tivemos um tempinho para conversar, tirar dúvidas, mostrar materiais, fotos, fortalecer os laços de amizade e conhecer o bonito e aconchegante espaço do Seminário Xaveriano.

No retorno na parte da tarde a Equipe de Animação fez o seu papel e envolveu todos participantes em grande sintonia para cantar e dançar, louvando ao Deus da vida.

Equipe de Animação com apoio do padre Augustin

"Irá chegar um novo dia.
Um novo céu, uma nova terra,
Um novo mar.
E nesse dia, os oprimidos,
A uma só voz,a liberdade, irão cantar.


Na nova terra o negro não vai ter corrente,
E nosso índio vai ser visto como gente.
Na nova terra o negro, o índio e o mulato,
branco e todos vão comer no mesmo prato."



A Elizete Toledo de Laranjeiras apresentou o subsídio produzido pelos Leigos com o apoio do padre Rafael Lopez sx e os três subsídios de apoio elaborados pelo padre João Bortoloci sx, que são utilizados pelos grupos de leigos existentes. Além claro, apresentou os documentos da igreja, livros, biografias e todos materiais que nos servem de suporte, formação e nos inspiram nessa caminhada.

Padre Leão Ochio, sx
E o padre Leão Ochio sx, que com o tema Despertar Missionário  e o seu próprio testemunho nos aproximou da missionariedade tão necessária para que o Amor de Deus chegue as mais longas distâncias. Afirmou que não é possível evangelizar olhando apenas para nossas paróquias, que os padres têm que olhar para fora da igreja e deve haver uma conscientização do povo da dimensão universal da missão. Destacou que uma Igreja de portas abertas não é necessariamente para que todos entrem, mas sim para que possamos sair dos nossos muros e verdadeiramente ir ao encontro do outro. Nos lembrou do cuidado com a casa comum da maneira mais simples e pessoal, com pequenos gestos que acabam sendo exemplos aos que no cercam.

Em seguida pude apresentar a minha experiência vivida no Alto Solimões-AM a convite do Bispo Dom Adolfo Zon, sx, enquanto representante do Laicato Brasil Sul. Experiência essa que nos motiva enquanto Leigos pensarmos em um Projeto Missionário concreto de envio por um período de atuação no mínimo seis meses. Pude mostrar em imagens um "outro" Brasil que tão pouco conhecemos, um pouco da realidade indígena e da região periférica da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Elizete Toledo - Laranjeiras do Sul/PR
Com a apresentação de vídeos, fotos e o testemunho da Elizete sobre sua experiência na Guiné Bissau - África completamos o conteúdo do Encontro Missionário. Foi um momento comovente, tocante mesmo de despertar da consciência, de partilha, de nos sentirmos parte desse envio, afinal quem vai leva consigo todos os que contribuem com suas orações e ajudas materiais. Também foi possível sentir o agradecimento pessoal pelo que cada um tem diante de tanta pobreza e dificuldades ao olharmos para nossos irmãos da África, em especial da Guiné Bissau e mais mesmo diante de tanta miséria ver em seus rostos sorrisos nos faz repensar nossa atuação, nossa vida. 
Esta terceira possibilidade da dimensão laical, missão ad gentes, anima e desperta as pessoas a oferecerem de si um pouco mais do que estão acostumadas.

Fizemos a proposta para que as pessoas participantes do Encontro se reunissem posteriormente para fazer uma avaliação do Encontro e do que é possível fazerem diante do exposto.
Estamos muito animados com a possibilidade de criação de um grupo de Leigos em Londrina.
Foto oficial do Encontro de Londrina
Encerramos com uma missa tipicamente missionária celebrada pelo querido padre Alfiero e após a missa ainda tivemos oportunidade de conversar um pouquinho com as pessoas e animar para que este grupo realmente aconteça. Na entrada da bíblia tivemos a representação dos cinco continentes preparada pela IAM - Infância Missionária. 

Missa de Encerramento do Encontro na Capela do Seminário

IAM - Procissão da Bíblia
Agradecendo ao padre Alfiero sua disposição em estar conosco.
No domingo, os Leigos de São Paulo, a Glória Nunes e eu e de Laranjeiras, Elizete e Gilmar, cada um em uma comunidade diferente tiveram a oportunidade de participar com os padres de missa nas comunidades onde nos foi dado espaço para falar do trabalho do Laicato e convidar mais pessoas a participar deste sonho de "fazer do mundo uma só família".

Ainda no domingo, nós os leigos visitantes, almoçamos na Paróquia Jesus Cristo Operário nos Cinco Conjuntos, onde fomos acolhidos com grande carinho pelo padre Camilo Didoné e toda a comunidade.

E fica o nosso agradecimento a Deus pela realização do Encontro em Londrina. O nosso muito obrigada ao povo que nos acolheu e as mulheres que ornamentaram o espaço e preparam as lembrancinhas e as refeições. Também os seminaristas Lucas Oliveira, Luis Carlos Ferreira, Wagner Mendes Boava e Lucas Rafael Vieira. 

Nosso grande obrigada aos padres de Londrina pela participação no Encontro e pelo coração aberto a nos ouvir e apoiar; padre Augustin Mukamba que ajudou na organização do Encontro e os padres Camilo Didoné, Claudio Bicego, Felipe Garcia e Leão Ochio. E mais nossos agradecimentos ao padre Alfiero Teresoli que veio de Hortolândia/SP.

Patricia Nunes, LMX
Coordenadora do Laicato Xaveriano - Brasil Sul

Formando amigos
Elizete, Patricia, padre Claudio e Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...