sexta-feira, 25 de novembro de 2016

VI ASSEMBLEIA DOS LEIGOS MISSIONÁRIOS XAVERIANOS

Aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro de 2016 a VI Assembleia dos Leigos Missionários Xaverianos, na Casa de Retiros dos Missionários Xaverianos no Recanto das Mangueiras em Coronel Fabriciano – MG, com o Tema: O Rosto humano dos Xaverianos e o Lema “Viver a misericórdia fazendo do pobre e excluído o altar de Cristo”. 
 
Os grupos participantes do Brasil Sul (PR, SP e MG) foram:  Coronel Fabriciano/MG,  Curitiba/PR, Goioerê/PR, Hortolândia/SP, Laranjeiras do Sul/PR, Ourinhos/SP, Piracicaba/SP, São Paulo/SP e Santo André/SP. Estiveram presentes também os noviços Giomar Henrique, Everson Kloster e Gilberto Santos. 
 
  
Sob a coordenação de Patrícia Nunes Araújo a assembleia teve início no domingo 13 e com a triste notícia do falecimento do Padre Humberto Veja, sx, com o coração triste, porém a certeza de que como cristãos ele está em Deus e com Deus.Em seguida com oração conduzida por Goioerê e Laranjeiras do Sul e a belíssima apresentação do Grupo Canto Coral de Recife que estava hospedado na mesma casa e representando o Estado de Pernambuco em um encontro de Corais, com a capela do Salmo 23 e a Oração do Pai Nosso, ambas emocionantes a assembleia teve início. 
 
Foto: site http://infoxbrasilsul.blogspot.com.br/2016/11/pascoa-do-nosso-querido-pe-humberto.html
Grupo Canto Coral de Recife-PE.
A animação ficou por conta da Juventude Missionária de Coronel Fabriciano e Renato de Hortolândia e os tópicos principais foram: Histórico da Caminhada dos 6 anos do Laicato Brasil Sul, apresentado por Patrícia Nunes; Formação sobre a temática O rosto Humano dos Xaverianos com o Padre Alfiero Ceresoli que lindamente nos apresentou que São Guido já sonhava enviar leigos para a missão e que ainda nos deixou um recado: "Se mexam, se agitem, não fiquem parados"; em seguida houve o Momento de Oração pessoal com Deserto e em seguida a partilha conduzidas pelo Paulo Moroni. Logo em seguida na continuidade com a elaboração sobre a Regra de Vida dos Leigos Missionários Xaverianos que vem sendo construída desde o início da caminhada em 2010 com trabalhos em grupo, esta foi coordenada pelo Celso Machado e Padre João Bortolocci que reuniram as contribuições em texto para apresentar na Assembleia. Os participantes foram divididos em cinco grupos para debater e trabalhar sobre as Regras de Vida que já temos vivido e desejamos documentar.
 
Com a partilha sobre a experiência missionária no Alto Solimões pela leiga xaveriana Patrícia Nunes de Araújo que apresentou todas as necessidades missionárias que existem naquela região e as possibilidades de atuação dos Leigos, realidade que os Leigos conheceram através do convite do Bispo xaveriano, Dom Adolfo Zon. E ao final a leiga xaveriana Elizete da Aparecida Toledo, partilhou a vivência missionária na Guiné Bissau – África, momento onde todos participantes ficaram muito tocados e envolvidos com a dura realidade local principalmente no que diz respeito à saúde e ao mesmo tempo encantados com a alegria da juventude. Os Leigos missionários xaverianos são parte dessa vivência e foi um momento de partilha muito animador. O domingo encerrou com a Santa Missa e em seguida com um belíssimo momento cultural com a apresentação sobre o Congado conduzida pelo jovem Igor da cidade de Coronel Fabriciano.
Na manhã da segunda dia 14/11, ocorreu a socialização do 3º encontro da Conferência dos Religiosos do Brasil , seção Paraná – CRB-PR sobre a vivência dos leigos e os carismas congregacionais bem como o Documento 107, Cristãos Leigos e Leigas “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14) e sua contribuição para os leigos do Brasil, com Maria Angélica K. Kovalhuk. O papel do Assessor dos LMX foi abordado pelo Padre Rafael Villaseñor, que também nos lembrou que devemos ter foco, se colocar no lugar do outro para escuta e nos dispor ao diálogo, assim como ter ações concretas e simples. E seguimos com as deliberações sobre a Regra de Vida, Aprovação do Estatuto da Associação dos Leigos Missionários Xaverianos e Projeto Missionário para o Alto Solimões, Eleição da coordenação 2016-2018 e posse da nova coordenação onde Patrícia Nunes Araújo foi reconduzida ao cargo para o biênio.
 
Reunidos todos participantes de mãos dadas elevaram o pensamento à Deus e com o noviço Everson Kloster realizamos a oração de encerramento agradecendo pela Assembleia e pedindo que Nossa Senhora da Estrada nos acompanhasse no retorno às nossas casas. Com o delicioso almoço e o famoso "Timtim" do padre João e agradecimento às cozinheiras que prepararam todas as refeições e mais o Grupo de Coronel Fabriciano que nos acolheu encerrou-se a VI Assembleia e retorno dos participantes para suas cidades.
 












 Fotos: Patricia Nunes Araújo
Texto: Elizete da Aparecida Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...