sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Ano Nacional do Laicato: Sal da Terra e Luz do Mundo!



Teve início na Solenidade de Cristo Rei em 26 de novembro de 2017 e seu encerramento como ano de celebração acontecerá também na Solenidade de Cristo Rei de 2018: 25 de novembro de 2018. A temática será: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino e o Lema:” Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13 – 14).


Como objetivo geral está o ser Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar  a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu  Reino  na sociedade. Comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988) no dinamismo, estudo e a prática do documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato. No estímulo da presença e atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais”(Dap, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade se constituem objetivos específicos.




Como estratégia se levantam as ações: Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os Organismos de comunhão do Povo de Deus, na realização do Ano do Laicato; Desenvolver atividades que culminem na realização de um encontro  nacional com o Laicato no encerramento do ano (Cristo Rei de 2018); Despertar e motivar iniciativas e participação dos ministros ordenados, da vida consagrada e do laicato na realização desse Ano; Dialogar com os diferentes sujeitos da sociedade, promovendo a cultura do encontro e o cuidado com a vida e o bem comum, na esperança de que outro mundo é possível; Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano do Laicato.

As atividades serão desenvolvidas em âmbito local, estadual e nacional, dentre elas destacam-se Abertura do Ano em cada Diocese e Paróquia (Solenidade de Cristo Rei – 26 de novembro de 2017); Abertura pela Presidência da CNBB em rede Nacional (28 de novembro de 2017, durante o CONSEP); 14º Intereclesial das CEBs em Londrina – PR (23 a 27 de janeiro de 2018); Abertura da Campanha da Fraternidade de 2018, destacando o papel dos cristãos leigos e leigas na superação da violência; Semana Missionária “Igreja em Saída” nas Igrejas locais. (sugestão mês de julho de 2018): Um Círculo Bíblico em cada rua; Seminários Temáticos nos Regionais; Congresso Latino Americano/Caribenho promovido pelo CELAM sobre os Ministérios , em parceria com as Universidades Católicas. (No Brasil, em data a ser confirmada); Encontros de reflexão no mês de novembro; Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 18 de novembro de 2018; Encerramento com a Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2018 e a Romaria do Laicato em Aparecida/SP no dia 25 de novembro de 2018.
Cristãos leigos estão avançados na vida da Igreja e como tal devem ter uma consciência clara, não somente como pertencente à Igreja, mas devem "sentirem-se Igreja", como comunidade unida. Com a proteção da Sagrada Família de Nazaré, vamos juntos celebrar este ano, que pretende dar novo impulso para a vivência laical e novo impulso para  Ser Igreja! Contamos com você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...