domingo, 14 de janeiro de 2018

FORAM E VIRAM...


Sob o convite  "Vinde e Vede!" os dois discípulos de João foram e viram onde Jesus morava, num primeiro momento ficaram com Ele o dia inteiro. A pergunta é O QUE VIRAM? Ou o que lhes interessava ver? Era somente uma mera curiosidade?

Afinal como poderiam seguir um peregrino, sem morada fixa, vivendo e parando aqui e acolá? Como apostar a vida em algo que era incerto...


Quem era Aquele homem que a todos curava e com seu olhar cheio de compaixão? Os discípulos viram a identidade de Jesus, VIRAM quem Jesus era: o Messias!



Tal foi o reconhecimento que FORAM, VIRAM e ANUNCIARAM ter encontrado o Cristo e se EMPENHARAM no anúncio, possibilitando a tantos outros que pudessem realizar a mesma experiência!
Essa é a nossa missão como cristãos: ajudar e levar a todos a experimentar, procurar e encontrar Jesus Cristo!
A pergunta é: como se faz isso? Como posso levar as pessoas a Jesus Cristo? Abaixo segue algumas dicas:

1. Rezar pelas pessoas
Antes de falar com uma pessoa, devemos rezar por ela. Então, Deus estará no meio de nós e, se Deus está conosco pelo seu Espiríto Santo, tenderemos a ser mais amigos dos outros e a julgar, criticar e condenar muito menos. E quem é a pessoa que não goste de ouvir alguém dizer que pensou nela, rezou por ela, lhe desejou o melhor, mesmo que seja uma pessoa por quem nem temos grandes afetos?



2. Ter consciência reta, bondade no agir para dar testemunho do que dizemos
Quando levamos uma vida com retidão, apresentamo-nos sem temor diante dos outros. E livres de frustrações, ressentimentos, amarguras, seremos mais agradáveis com os outros. De fato, é o coração o que nos une. E isso inspira confiança.




3. Sem discussões desnecessárias
E de modo particular se é para impor ideias pessoais. Discutir é diferente de debater, persuadir, esclarecer. Estas atitudes demonstram respeito. Quem dá testemunho da sua fé, torna atraente o que diz se o faz com paixão, com conhecimento de causa, com autenticidade.


4. Partilhar as experiências pessoais de encontro com Jesus
Os discípulos atraíram outros para Jesus Cristo porque falaram da própria experiência – pessoal - que tiveram com Ele. A lógica da mensagem só é percebida se há coerência nos comportamentos: dizer versus fazer. Jesus Cristo quis ter discípulos, que fossem um Evangelho Vivo que outros os vissem como testemunho.  Se acaso quisesse deixar apenas ideias, teria escrito um livro, onde constariam todos os seus ensinamentos... como tantos hoje em dia...



5. Defender e salvaguardar o bom nome e a honra da comunidade (Igreja)
Os escândalos estão entre os piores obstáculos para a vida de fé, seja por parte do clero seja por parte do laicato. Os escândalos afastam, denigrem e acima de tudo dão contra testemunho. Quem entra na Igreja por causa de Jesus Cristo (de Deus) não esquece que o faz em comunidade, onde o lema é comunhão, é: “somos um em Cristo Jesus – somos seu corpo” ou ainda “um por todos e todos por um”.

6. Pedir a Deus o Dom da sabedoria necessária para cada situação
Algumas pessoas parecem ser difíceis de serem abordadas. Têm postura hostil ou fazem valer a sua argumentação. Por isso, devemos aprender a falar. Muitos não se atrevem a abrir a boca para falar de Jesus Cristo, envergonham-se, até, de ler alto a Bíblia. Ora, Deus cria as oportunidades de darmos testemunho e, por causa dos nossos medos, podemos deitar a perder esses momentos. Confiemos em Deus que nos ensina o que devemos dizer (Lc 12, 8-12) para vencer os medos de dar testemunho de Jesus Cristo e da nossa fé N´Ele.



7. Começar por procurar pessoas para testemunhar a fé - ir às periferias
É mais fácil às crianças evangelizar outras crianças, os jovens serem apóstolos de outros jovens, e assim em todos os âmbitos da vida.

8. Falar de Jesus a qualquer tempo e lugar
Anunciar e celebrar a fé – a comunhão com Deus - “a tempo” é cumprir o que está programado. Fazê-lo “fora de tempo” é quando o Espírito Santo nos desafia a falar do amor de Deus numa situação não prevista: dentro de um meio de transporte, no supermercado, na escola, praticando esportes, etc.


9. Dar graças em tudo e por tudo...
O discípulo de Jesus Cristo encara qualquer relacionamento como um dom, como um benefício. Vale mais um segundo que seja com outra pessoa na Terra, ensinando-a, consolando-o, enriquecendo-a, ou recebendo isso dela, do que a eternidade sem fazer experiência de ser família de Deus.

10. Chamar todos pelo nome

Assim como Jesus que conhecia todos pelo nome também para o discípulo de Jesus, não há pessoas anônimas, e em cada nome encerra em si uma vida, uma história, uma vocação, uma missão, uma função na comunidade dos crentes e na sociedade.

SENHOR JESUS, DAI-NOS A GRAÇA DE VER-TE E RECONHECER COMO O CRISTO, A QUEM DEVEMOS CONFESSAR NA FÉ, E PROCLAMAR À HUMANIDADE CARENTE DE TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...