sábado, 3 de fevereiro de 2018

ENCONTRANDO O POVO



No final de semana de 19 à 22 de janeiro saímos para caminhar (ou andar avião, ônibus, carro, de trem e metrô) na região de São Paulo. Esteve nessa caminhada a Maria Angélica Kroetz Kovalhuk, secretária dos Leigos Missionários Brasil Sul e Elizete da Aparecida Toledo, vice coordenadora.



Participamos no sábado pela manhã de um encontro com o Provincial da Congregação dos Missionários Xaverianos, Padre Rafael, grande alegria encontrar também o sacerdote Pe Giovanni Mezzadri.



Na tarde de sábado fomos conhecer a bela, adorada e fofíssima, recém nascida Maria Beatriz filha da amiga Patrícia que está vivendo o momento mais belo e único da vida de uma mulher: a maternidade! Que alegria ver o dom da vida se multiplicando.



ENCONTRO COM O GRUPO DE LEIGOS EM GUAIANAZES - SP

No sábado a noite, dia 20.01.2018, fomos visitar e conhecer o grupo de Leigos(as) Missionários(as) Xaverianos(as) de Guaianazes - SP. Encontramos um grupo de mulheres que estão se reunindo periodicamente nas famílias com assessoria do Padre Santo, que na ocasião não estava pois foi para o México em férias. Estiveram presentes a Luzia, Maria, Maria Luiza, Vanilde, Fátima, Patricia Alexandre, Lilian, Cristina (que nos acolheu em sua casa com muito carinho e atenção!), Fátima, Bernadete e a Carla.
Tema do Encontro: Cristãos leigos e leigas "Sal da Terra e Luz do Mundo."
Mulheres de luta! que fazem de suas vidas um dom no serviço às comunidades, na participação do mistério pascal. Quanta emoção escutar as partilhas de mulheres que têm na vida em comunidade, partilhando e vivendo suas lutas, agruras também alegrias e acima de tudo presença de Deus! O encontro foi rico pela acolhida que tivemos e pudemos refletir sobre o Ano Nacional do Laicato na realização de um encontro do subsídio disponibilizado pela CNBB. Pudemos repassar também sobre a caminhada do laicato Brasil Sul. Obtivemos o compromisso dos participantes em estar junto com os demais estados e grupos.
Após a partilha saboreamos um delicioso jantar preparado com muito carinho. Encerramos com um sentimento de alegria e ao mesmo tempo de solidariedade com o povo da periferia de São Paulo que por muitas vezes é esquecido pelo poder público na assistência de questões básicas. Pudemos também observar o grande desafio para a evangelização que se tem na região.

Veja algumas fotos abaixo:









PIRACICABA

No domingo dia 21.01, seguimos para Piracicaba-SP com a Cristina para nos encontrarmos com o Artidônio e o Padre João, para o início da preparação e organização da 7ª Assembleia do Laicato Brasil Sul, que este ano será em Piracicaba - SP. Fomos recebidos pela Lázara sua esposa com um delicioso almoço e após o almoço com o Padre João, foi inserida na agenda paroquial a data da assembleia e iniciadas as conversas e convites para as famílias acolherem os participantes da mesma.


Artidônio está tirando a foto e Pe João tinha uma visita pastoral. 

Encerramos a noite de domingo com um jantar com os Padres Rafael, Giovanni Mezzadri e Alessandro que entre conversas e partilhas relembraram as agruras do processo de evangelização na periferia de São Paulo.

A agenda de visitas para 2018 continua! Em breve estaremos em Londrina-PR e Ourinhos-SP, conforme cronograma estabelecido.

Nos acompanhe em oração e reze conosco! Tudo com Missão e nada sem Missão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...